quinta-feira, 29 de maio de 2014

1ª Conferência Extraordinária de Cultura acontece neste fim de semana



            Com a participação de 239 delegados, representantes da comunidade, do poder público e dos diversos segmentos artísticos e culturais de Curitiba, será realizada neste fim de semana a 1ª Conferência Municipal Extraordinária de Cultura. Os trabalhos, sob a coordenação da Fundação Cultural de Curitiba, têm início na quinta-feira (29), às 19h, no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Paraná, e encerram no domingo (1º), a partir das 9h, com a sessão plenária final. 
            A conferência extraordinária vai debater os marcos regulatórios do Sistema Municipal de Cultura. O encontro foi precedido por 27 pré-conferências setoriais e regionais, realizadas entre 17 de abril e 26 de maio, quando foram eleitos os delegados com direito a voz e voto, representantes de todo os bairros de Curitiba e das diferentes linguagens culturais – música, teatro, circo, literatura, artes visuais, patrimônio cultural, dança, audiovisual, arquitetura, design, moda, etnias, cultura afro-brasileira e cultura indígena. As pré-conferências tiveram um total de 2.200 participantes.
De acordo com Elton Barz, coordenador da Conferência Extraordinária, o Sistema Municipal de Cultura, que será debatido neste encontro, deve ser implementado como condição para Curitiba aderir ao Sistema Nacional de Cultura. “Temos um calendário definido até 2015, quando concluiremos nosso Plano Municipal de Cultura, que se constitui num documento de metas e diretrizes para as políticas públicas de cultura para um período de 10 anos”, adianta Barz. Com a realização da Conferência Municipal Extraordinária, a intenção da Fundação Cultural de Curitiba é encaminhar, no segundo semestre, para a Câmara Municipal, a Lei do Sistema Municipal de Cultura.


1ª Conferência Extraordinária de Cultura – Programação:


29 de maio (quinta-feira) – 19h
Sessão plenária inicial
Abertura
Painel expositivo “Por uma política pública de Estado de cultura para Curitiba”

30 de maio (sexta-feira) – 19h
Aprovação do regimento
Grupos de discussão para eleger coordenadores e escolher a metodologia de trabalho

31 de maio (sábado)
9h às 12h e das 14h às 15h - Debates nos grupos
15h às 19h – Consolidação do texto final
19h às 21h – Redação das resoluções

1º de junho (domingo) – 9h
Plenária final e ratificação das decisões de cada grupo por eixo


Local: Auditório da OAB Paraná – R. Brasilino Moura, 253 - Ahú

Nenhum comentário: