sexta-feira, 23 de maio de 2014

A GUERRA PELO OLHAR INFANTIL NA CAIXA CULTURAL CURITIBA


A GUERRA PELO OLHAR INFANTIL NA CAIXA CULTURAL CURITIBA
 
Histórias de Família, última parte da “trilogia da guerra” encenada pelo Amok Teatro, traz à cena a guerra da Iugoslávia nos anos 90

 
A CAIXA Cultural Curitiba apresenta, de 29 de maio a 01 de junho, Histórias de Família, da prestigiada companhia carioca Amok Teatro. Montagem inédita no Brasil do texto da dramaturga sérvia Biljana Srbljanovic, a peça é dirigida por Ana Teixeira e Stephane Brodt, e traz à cena a guerra de desintegração da Iugoslávia nos anos 90 pelo olhar de quatro personagens infantis. No elenco, Rosana Barros, Stephane Brodt, Vanessa Dias e Wanderson Rosceno. A companhia também oferece oficina de interpretação de 30 de maio a 01 de junho.



Histórias de Família encerra a trilogia de guerras empreendida pela Amok Teatro, iniciada comO Dragão, de 2009, sobre o conflito no Oriente Médio, e Kabul, de 2010, um mergulho no Afeganistão. Maior projeto do grupo desde a sua fundação, a trilogia traz para o teatro questões do mundo contemporâneo, abordadas a partir do olhar do “outro”, em espetáculos independentes.



Na peça que estreia na CAIXA Cultural, a lógica da guerra, criada e mantida pelo poder político é revelada na brincadeira de quatro crianças, que reproduzem o comportamento delirante de adultos desorientados. Em seu texto, censurado na Sérvia, a autora Biljana Srbljanovic descreve a confusão na qual seu país mergulhou, sob a liderança de dirigentes cuja ideologia levou toda a região dos Balcãs à barbárie e à destruição. O que se vê no palco é, ao mesmo tempo, a imagem da situação da ex-Iugoslávia e a de qualquer sociedade.



A montagem estreou em junho de 2012 no Festival Cena Brasil Internacional e foi um dos espetáculos selecionados para participar da Mostra do Teatro Brasileiro nos Festivais de Avinhão (França) e Edimburgo (Escócia).



Sobre a autora:

Biljana Srbljanovic, nascida em 1970, em Belgrado, tem peças traduzidas em 20 idiomas. Se opôs firmemente ao regime de Milosevic, não só em seus escritos, mas em sua recusa em deixar Belgrado durante os bombardeios da Otan. Escreve sua primeira peça, A Trilogia de Belgrado, em 1996. Em seguida, vieram Histórias de Família, premiada como melhor peça original no Festival de Novi Sad, em 1998; A Queda, em 2000; Supermercado, em 2001, eAmerika, Suíte, em 2003.



Sobre a companhia:

Dirigida por Ana Teixeira e Stephane Brodt, a companhia Amok Teatro se dedica à pesquisa contínua do trabalho do ator e das possibilidades de encenação. Além dos espetáculos, a companhia desenvolve uma intensa atividade pedagógica, com ênfase na formação de atores. Desde sua fundação, em 1998, o grupo tem recebido os mais importantes prêmios de teatro brasileiro e um grande reconhecimento de público e crítica. Com Cartas de Rodez (1998) recebeu o Prêmio Shell de direção, de melhor ator e o prêmio Mambembe de melhor espetáculo. O grupo também inclui em seu repertório outras peças premiadas como O Carrasco (2001), Macbeth (2004), Savina (2006), O dragão (2008) e Kabul (2010).





Serviço:

Local: CAIXA Cultural Curitiba – Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Centro – Curitiba (PR)

Data: 29 de maio a 01 de junho de 2014 (quinta-feira a domingo)

Horário: de quinta-feira a sábado às 20h e domingo às 19h

Ingressos: Vendas a partir de 24 de maio. R$10 e R$5 (meia - conforme legislação e correntistas que pagarem com cartão de débito CAIXA)

Bilheteria: (41) 2118-5111 (De terça a sábado, das 12h às 20h, e domingo das 16h às 19h).

Lotação: 125 lugares (2 para cadeirantes)

Classificação etária: Não recomendado para menores de 12 anos



Oficina de interpretação

Local: CAIXA Cultural Curitiba – Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Centro – Curitiba (PR)

Data: de 30 de maio a 01 de junho de 2014 (sexta-feira a domingo)

Hora: sexta-feira a domingo, das 13h30 às 17h30

Inscrições: de 14 a 20 de maio pelo e-mail caixacultural08.pr@caixa.gov.br . As vagas são limitadas

Nenhum comentário: