quarta-feira, 7 de maio de 2014

Edições Sesc lançam "As Imagens da Imagem do Sesc", um importante documento histórico-fotográfico da instituição



Lançamento das Edições Sesc São Paulo resgata parte de um rico acervo e discute a natureza da imagem fotográfica

Quais as funções da fotografia ao longo da trajetória do SESC? Essa é a questão norteadora da pesquisa desenvolvida pela historiadora Solange Ferraz de Lima com base em um conjunto de quase duas mil imagens que integra, hoje, o acervo do Sesc Memórias. Fundado na década de 1940, o Sesc tornou-se referência ao acompanhar a evolução das relações entre empresários, trabalhadores, governos e a sociedade em geral no Brasil, sobretudo no que diz respeito à promoção de educação, cultura e saúde. A análise empreendida coloca em perspectiva a construção da imagem institucional do SESC São Pauloque acontece em consonância com o processo de formação de uma identidade para o comerciário no contextocultural da capital paulista a partir da década de 1950.
As imagens da imagem do Sesc: contextos de uso e funções sociais da fotografia na trajetória institucional, lançado pelas Edições Sesc São Paulo,está organizado em quatro capítulos. O primeiro deles – “Imagem, imagens” – apresenta o referencial teórico e metodológico adotado para a pesquisa e as fontes fotográficas selecionadas. As noções de imagem, imaginário e representações sociais que serviram de referência teórica à pesquisa são aquelas discutidas na historiografia contemporânea, especialmente por historiadores do campo da história da cultura e da cultura visual.
O segundo capítulo, intitulado “Contextos de uso da fotografia”, aborda os espaços de usos das fotografias por parte do Sesc, tendo como referência o quadro mais amplo de produção fotográfica em São Paulo, e focaliza particularmente os diálogos estéticos estabelecidos entre profissionais e amadores. Aqui, são reproduzidas inúmeras capas das publicações periódicas Sesc em marchae Revista do comerciário, que ajudaram a instituição a solidificar seu trabalho de comunicação institucional.
O terceiro capítulo – “Da pedagogia da imagem na formação cultural do cidadão” – e o quarto capítulo, intitulado “O corpo em movimento”, tratam das funções que a fotografia cumpriu ao longo da trajetória do Sesc, focalizando a constituição de modelos que garantissem a formação de uma identidade do comerciário no contexto da cultura urbana dos anos 1950 e a representação do corpo do trabalhador do comércio tanto na esfera do trabalho como no âmbito do tempo livre.
Destinado não somente a historiadores e pesquisadores da culturafotográfica, mas também ao público em geral, As imagens da imagem do Sescrevela o potencial de um acervo de imagens que não para de crescer para pesquisas no campo da cultura visual e chama a atenção para a necessidade de preservação desse patrimônio. A estimativa de documentos fotográficos disponíveis para serem recolhidos para o acervo históricopelo Sesc até o ano 2000 era de aproximadamente 70 mil itens. E esse número deve ser pensado apenas como material preservado, pois é provável que a produção real tenha alcançado patamares bem mais elevados, demonstrando o papel ativo que a visualidade desempenha na sociedade contemporânea.

Sobre a autora

Solange Ferraz de Lima é mestre e doutora em História Social pela Universidade de São Paulo e docente, da mesma instituição, no Museu Paulista (Museu do Ipiranga). Tem experiência na área de História, com ênfase em Cultura Material e Cultura Visual. Sua produção acadêmica resulta da pesquisa e curadoria de acervos, principalmente nos seguintes temas: fotografia, ornamentação, cidades, coleções, curadoria e museus. 







Serviço:
As imagens da imagem do Sesc: contextos de uso e funções sociais da fotografia na trajetória institucional
Autora:Solange Ferraz de Lima
Editora: Edições Sesc São Paulo
Preço:R$49,00
Número de páginas:264 p.
ISBN: 978-85-7995-070-4
Lançamento:8 de maio de 2014, quinta-feira
Horário:19h30
Local:CPF – Centro de Pesquisa e Formação
Rua Pelotas, 141, 5º andar, Torre A

Nenhum comentário: