terça-feira, 20 de maio de 2014

Oficinas e workshops sobre performance


Programação faz parte do INDEPENDÊNCIA: QUEM TROCA?, evento que ocorre em Curitiba e Vitória.

Independência: quem troca?, projeto da Medusa Editora e Produtora, contemplado com o Prêmio Programa Rede Nacional Funarte Artes Visuais - 10ª edição - 2013, tem como proposta a ocupação e o compartilhamento de performance entre artistas e instituições de Curitiba (PR) e Vitória (ES). O evento levará às duas cidades mostras de performances, exposições, palestras, mesas de conversas, lançamento de publicações/múltiplos de artistas, oficinas de criação e pesquisa e atividades pedagógicas com worshops direcionados ao público em geral. Com curadoria de Eliana Borges, Ricardo Corona e Yiftah Peled, o projeto acontece em Curitiba nos dias 20, 21, 22, 23 e 24 de maio e em Vitória (ES) em 2, 3 e 4 de junho.
As inscrições para workshops e oficinas em Curitiba podem ser feitas até o dia 19 de maio, através do telefone (41) 3013-5188. Em Vitória, as inscrições são pelo DAV, UFES - (27) 4009-7726
Mais informações no site www.independenciaquemtroca.com

CURITIBA

Oficina “Fotoperformance”, com Fernanda Magalhães
Local: Casa Selvática
9h às 12h
Dias 21, 22 e 23 de maio

O projeto “Fotoperformance: ação, criação, arte, ativismo, trânsitos coletivos contemporâneos” prevê a produção e ações artísticas coletivas.


Oficina “Textando”, com Fabio Morais
Local: Deartes – UFPR
14h às 17h
Dias 21, 22 e 23 de maio

Em “Textando”, serão apresentadas obras que experimentam o texto fora dos paradigmas literários, produzindo uma textualidade escrita e lida a partir do pensamento das artes visuais.


Workshop “Laboratório Práticas de Tempo”, com Michelle Moura
Local: Casa Hoffmann
14h às 18h
Dia 21 de maio

Através de movimentos simples como piscar, caminhar, abrir a mão, nossas sensações serão alteradas e a percepção atualizada – num processo contínuo. Onde o corpo termina?

Workshop “DA RECEPÇÃO/deformance, com Ricardo Corona
Local: auditório da FAP
14h às 18h
Dia 22 de maio

A partir da leitura de trabalhos em que há atravessamentos de loucura e ação performativa, desconstruir o sentido comum de “desempenho” com outro lugar e espaço que pode ser compreendido como “deformance”.


VITÓRIA

Oficina “Grupo Reticências de Fortaleza”, com Júnior Pimenta
Local: galpão de Escultura, DAV (Depto. de Artes Visuais) da UFES (Universidade Federal do Espírito Santo).
13h
Dia 02 de junho

A performance consiste em comportamentos duplamente exercidos, codificados e transmissíveis. A partir de rituais cotidianos, como andar, comer e falar, iremos pensar a relação corpo, arte e mundo. A vida como ato performativo.

Workshop “Caderno de tradução”, com Eliana Borges
Local: galpão de Escultura, DAV – UFES (Universidade Federal do Espírito Santo)
9h
Dia 03 de junho

A partir da poética da artista, serão desenvolvidas leituras que envolvem tradução e performance: a escrita corpórea em sua multiplicidade de corpos, onde o imaginário se faz por outra escritura e sentido.

Workshop “DA RECEPÇÃO”/deformance, com Ricardo Corona
Local: galpão de Escultura, DAV – UFES (Universidade Federal do Espírito Santo)
9h
Dia 04 de junho
A partir da leitura de trabalhos em que há atravessamentos de loucura e ação performativa, desconstruir o sentido comum de “desempenho” com outro lugar e espaço que pode ser compreendido como “deformance”.

Oficina “Turismo definitivo Delicatessen+00, com Yiftah Peled
Local: Local: galpão de Escultura, DAV – UFES (Universidade Federal do Espírito Santo)
14h
Dia 04 de junho
A articipação acontecerá através de uma agência de Turismo Definitivo e a partir de embalagens de produtos de doces e seus recibos de comprar.

Nenhum comentário: