quarta-feira, 7 de maio de 2014

Orquestra À Base de Corda leva o futebol para o palco



O esporte também conquista o campo musical com o espetáculo “Vai começar o futebol”, que a Orquestra À Base de Corda (OABC) apresenta neste fim de semana, no Teatro Sesi-Portão. No embalo da Copa do Mundo, o grupo mantido pela Fundação Cultural de Curitiba – FCC e administrado pelo Instituto Curitiba de Arte e Cultura – ICAC elaborou um repertório relacionado a uma das grandes paixões do brasileiro, o futebol.
Com sessões às 20h de sábado (10) e às 19h de domingo (11), a OABC convida o público a torcer pela música brasileira, interpretando composições de Pixinguinha, Chico Buarque, Jorge Benjor, Gilberto Gil, Milton Nascimento, entre outros autores que enalteceram o futebol em suas canções. “Neste jogo todos ganham!", garante João Egashira, diretor musical da orquestra que já conquistou presença no cenário artístico nacional.  
Criada por Roberto Gnattali, em 1998, a Orquestra À Base de Corda dedica-se à pesquisa e à divulgação da música brasileira. A formação instrumental ímpar – com violino, bandolim, cavaquinho, viola caipira, violão, violão 7 cordas, piano e percussão – confere ao grupo sonoridade bastante particular. O repertório da orquestra procura abranger diversos períodos da história da música brasileira e inclui composições de seus integrantes.
Os arranjos musicais também são destaques do grupo, especialmente elaborados por músicos da orquestra e por nomes como Paulo Bellinati, Maurício Carrilho, Leandro Braga, Dante Ozzetti, Jayme Vignoli, Mario Manga, André Abujamra, Paulo Aragão, Josimar Carneiro. A orquestra já teve como convidados Mônica Salmaso, Roberto Corrêa, Ceumar, Pedro Amorim, Dominguinhos, Joel Nascimento, Andrea Ernest Dias, Caíto Marcondes, Maurício Carrilho, Zé Renato e Ná Ozzetti.
Desde 2001, a Orquestra À Base de Corda conta com a direção musical do violonista e bandolinista João Egashira, instrumentista que coleciona apresentações ao lado de importantes cantores, em shows e gravações. Egashira é compositor de música instrumental com ênfase no choro, trabalho iniciado e desenvolvido no Clube do Choro de Curitiba, além de ser integrante do Conservatório de MPB de Curitiba.
Em 2008, a OABC lançou seu primeiro CD, intitulado Antiqüera, ao lado do violeiro Roberto Corrêa, tendo sido indicado para o Prêmio Rival. Em 2009, igualmente ao lado de Roberto Corrêa, participou da gravação do programa “Instrumental SESC Brasil”, em São Paulo.

Serviço:
Orquestra À Base de Corda (OABC) com o show “Vai começar o futebol”.
Datas e horários: dias 10 de maio (sábado), às 20h, e 11 de maio de 2014 (domingo), às 19h.
Local: Teatro Sesi-Portão (Rua Padre Leonardo Nunes, 180 – Portão).
Ingressos: R$ 30 e R$ 15 (meia-entrada).

Nenhum comentário: