quinta-feira, 22 de maio de 2014

Os desorientados de Amin Maalouf




   

Os desorientados

de   Amin Maalouf

Título Original:     Les désorientés
Tradutor:     Clóvis Marques
  
Páginas:     490
Formato:     16 x 23 cm


Durante 25 anos, Adam não voltou mais à sua terra natal. Depois de fugir da guerra que assolou seu país, ele foi viver na França e se tornou um historiador renomado. Nesse meio-tempo, perdeu contato com seu círculo de amizade, que se dispersou por diversos lugares do mundo em busca de exílio. Quando decide voltar, o protagonista sente-se um estrangeiro em seu próprio país.   Os desorientados é um romance que expõe o que representaram os conflitos para aqueles que hoje estão na meia-idade. Até agora poucas obras haviam sido escritas a respeito dos anos de guerra e da carnificina ocorrida no Líbano. Maalouf faz isso
sem comiseração, mas com sabedoria, adquirida após anos de estudo e vivência. Ao trazer à tona a questão cultural e exclusão dos cidadãos em sua própria pátria, o autor aborda, sem citá-la diretamente, a guerra no Líbano e aspectos negativos da sociedade libanesa.   


 

A CRITICA 

“Amin Maalouf exibe sentimentos e ideias que agitam o coração e a mente de libaneses exilados, perfeitamente incorporados em personagens retirados de sua memória e intensificados por sua imaginação.” (Journal du Dimanche)

 “A grande virtude deste belo romance é dar à guerra uma força humana.” (L’Express)

“EXISTEM ROMANCES QUE CONTINUAM A RESSOAR DENTRO DE NÓS POR MUITO TEMPO DEPOIS DE SEREM LIDOS. OS DESORIENTADOS É UM DELES”. - LE FIGARO

O AUTOR

Amin Maalouf nasceu em 1949, no Líbano. Em 1976, quando trabalhava como jornalista, precisou se refugiar em Paris por causa da guerra civil que eclodiu em seu país. Como escritor, já publicou diversos livros, entre romances e ensaios, tendo sido traduzido para dezenas de línguas. Membro da Academia Francesa desde 2011, quando assumiu a cadeira de Claude Lévi-Strauss, Maalouf foi vencedor de vários prêmios, entre eles o Goncourt, uma das mais importantes premiações da literatura francesa, além do Príncipe das Astúrias, pelo conjunto de sua obra. No Brasil, além de Os desorientados, lançou também o livro O mundo em desajuste pela Difel.


Amin Maalouf - Los desorientados

Nos trasladamos a París para conversar con Amin Maalouf sobre su esperada vuelta a la novela y hablar sobre su nuevo libro "Los Desorientados".









Lançamento




Nenhum comentário: