quarta-feira, 7 de maio de 2014

Projeto baseado na Ilíada de Homero une Curitiba à Grécia




Uma parceria entre a Cia. Ilíadahomero de Teatro, a Fundação Cultural de Curitiba e o Centro Cultural Teatro Guaíra levará ao palco do Teatro Londrina o projeto Ilíadahomero – Grécia/2016. O projeto durará dois anos e trará leituras dos cantos da Ilíada, de Homero, culminando em uma apresentação na Grécia, simultaneamente com a abertura das Olimpíadas do Rio de Janeiro, em 2016. As primeiras apresentações acontecem neste fim de semana, de 8 a 11 de maio, no Teatro Londrina – Memorial de Curitiba.
“A cultura grega influenciou todo o ocidente. Apesar disso, as Olimpíadas modernas fazem pouca referência à Grécia. Este projeto é um reconhecimento dos artistas paranaenses deste legado e uma aproximação com a tradição do helenismo”, explica o diretor da produção, Octávio Camargo. O projeto é baseado na obra traduzida para o português por Manoel Odorico Mendes e tem iluminação de Beto Gruel e cenografia de Enéas Lour.
Em maio, o público curitibano terá a oportunidade de acompanhar a leitura do Canto I, interpretado por Claudete Pereira Jorge, que narra o desentendimento de Aquiles e Agamémnom durante a guerra de Troia. A atriz já realizou esta leitura na Biblioteca Pública do Paraná, na Biblioteca Mário de Andrade, em São Paulo, e na Fundação Biblioteca Nacional, no Rio de Janeiro. Na Europa, a performance foi apresentada nas cidades de Berlim, Skopje, Amsterdam e Atenas. Em 2006, ela participou da I Bienal de Arte Contemporânea de Thessaloniki, na Grécia. Teve duas indicações e um prêmio no troféu Gralha Azul.
Também em maio, durante a Semana Literária, apenas para docentes municipais, haverá a leitura do Canto XVI, por Richard Rebelo, narrando as aventuras do herói grego Patroclo. Esta apresentação, que também já percorreu diversas cidades brasileiras, será reagendada posteriormente para o público em geral.
“A Ilíada é o texto mais antigo do ocidente, é o grande dicionário da literatura ocidental. A possibilidade de apresentarmos todos os cantos para o curitibano é um grande incentivo à leitura de uma obra clássica e um poderoso veículo cultural extracurricular continuado para professores e escolas”, avalia Camargo.
As apresentações do Canto I acontecem nos dias 8, 9 e 10, às 20h, e no dia 11, às 17h, no Teatro Londrina, no Memorial de Curitiba. Para julho e agosto já estão programadas apresentações do Canto III, interpretado por Lori Santos, e o Canto XXII, interpretado por Patrícia Reis Braga.
A Ilíada - A Ilíada é constituída por 15.693 versos em hexâmetro datílico, que é a forma tradicional da poesia épica grega. Foi composta por uma mistura de dialetos, resultando numa língua literária artificial, que nunca foi de fato falada na Grécia.


Serviço:
Canto I – IlíadaHomero – Grécia/2016
Local: Teatro Londrina – Memorial de Curitiba (R. Claudino dos Santos, 79)
Datas e horários: de 8 a 11 de maio de 2014. De quinta-feira a sábado, às 20h, e domingo, às 17h
Ingressos: R$ 15
Mais informações em iliadahomero.wordpress.com

Nenhum comentário: