domingo, 8 de junho de 2014

Exposição coletiva gratuita mostra pesquisas realizadas pelo Laboratório de Arte Contemporânea do CCBNB-Fortaleza



Fortaleza (CE), 06 de junho de 2014 - Apresentar um elenco de obras selecionadas a partir das pesquisas realizadas pelo Laboratório de Arte Contemporânea, do Centro Cultural Banco do Nordeste-Fortaleza. É este o objetivo da exposição coletiva gratuita que o CCBNB-Fortaleza [rua Conde D’Eu, 560 – Centro – fone: (85) 3464.3108] abrirá na próxima terça-feira, 10, às 18 horas. A mostra ficará em cartaz até 31 de julho deste ano (de 10h às 20h).
Participam da mostra os artistas visuais Adriele Freitas, Caio Dias, Filipe Acácio, Flávia Memória, Juliana Capibaribe e Júnior Pimenta. A realização da Mostra contou com o acompanhamento dos curadores Marisa Morkarzel (Pará), Cecília Bedê (Ceará) e Ligia Afonso (Portugal).
Conheça agora quatro dos seis trabalhos que serão apresentados na exposição:

Adriele FreitasDesvios na superfície
Vídeo / 01’34” 01’45” / 2014
Os vídeos foram realizados a partir do projeto de pesquisa proposto durante o Laboratório do CCBNB-Fortaleza. São processos/situações que insistem no constituir e desorganizar do corpo sobre a superfície, seja ela a roupa, a paisagem, o movimento, o lugar.
Filipe AcácioA torre – 2013
A pedra – 2014
O muro – 2014
Vídeo
Produção: Luciana Vieira
Fotografia: Adriele Freitas, Juliane Peixoto e Samuel Tomé
Som: Henrique Gomes
Os três vídeos são resultado de uma pesquisa, em açudes no estados do Ceará e da Bahia, que busca uma aproximação entre as palavras experiência e perigo, através da ideia de travessia, sempre pensando nas implicações do corpo na imagem.
Flávia Memória
Chroma Key
Instalação composta por caixas de madeira, impressão sobre vidro, iluminação interna, papéis carbono e heliográfico.
Considerando a sugestionabilidade semântica criada pela tradução do termo Chroma Key (“chave cromática”) e também a multiplicação de camadas permitida por essa técnica, e a partir da escolha de um elo efêmero entre os diferentes objetos, qual seja a cor roxa, propor uma instalação que, de certo modo, monta uma “cena de leitura” a partir de uma ideia de percurso, memória, representação, narrativa-em-decomposição etc.
Júnior Pimenta De casa para o trabalho, do trabalho para casa / Formas de contagem
Vídeo, fotografia e objeto
A partir de um desejo de medir distâncias entre lugares sem utilizar medidas oficiais (km, m, cm), parto para uma medida de corpo e muito pessoal, a contagem de passos. E em formas de contagem, demonstro as formas utilizadas por mim para contar os passos do meu deslocamento diário entre casa/trabalho e trabalho/casa.
Formação de artistas, críticos e pesquisadoresO Laboratório de Artes Visuais do Centro Cultural Banco do Nordeste-Fortaleza tem como objetivo geral intervir no circuito de formação de artistas, críticos e pesquisadores de artes visuais que estejam interessados na produção contemporânea em Fortaleza.
O Laboratório iniciou suas atividades em maio de 2011 com a formação do Centro de Artes Visuais de Fortaleza, por meio da Vila das Artes. Constituiu-se como um programa integrado de ações de formação, com intenções de promover o fortalecimento e amadurecimento da produção local em Artes.
Neste sentido, foram realizados: o Laboratório de Linguagens Visuais, coordenado pelo artista Solon Ribeiro, destinado a iniciantes nas Artes Visuais e composto por 12 cursos livres modulares de caráter teórico-prático; e o Programa de Pesquisa em Artes Visuais, coordenado pelo artista Enrico Rocha, para artistas, jovens críticos e curadores que já possuíam uma trajetória já inscrita no circuito de arte contemporânea, mas buscavam aprofundar suas pesquisas, composto por 10 cursos livres modulares de caráter teórico para oito artistas e quatro pesquisas de crítica ou curadoria. A seleção dos participantes foi através de edital público.
Todos os módulos dos cursos foram realizados na Vila das Artes, tendo uma aula aberta para o público em geral. Ao final, os participantes do Laboratório Pesquisa em Artes Visuais realizaram uma exposição no CCBNB-Fortaleza, em setembro de 2012.
A segunda edição do Laboratório de Arte Contemporânea do CCBNB-Fortaleza 2013/2014 foi realizada, de setembro de 2013 a maio de 2014, desta vez em parceria com o espaço “Dança no andar de cima”. O foco dos trabalhos concentrou-se na jovem produção das Artes Visuais de Fortaleza e com três avanços: o acompanhamento sistemático de todo o processo dos participantes pelos artistas-professores Solon Ribeiro e Waléria Américo, práticas no ateliê coletivo à disposição no espaço “Dança no andar de cima” e conversas com artistas locais.
Em duas fases distintas, porém contínuas, esta edição do Laboratório contou com módulos teóricos sobre questões que erguem as discussões sobre a Cor, o Espaço e o Corpo. Esta primeira fase contou com 15 participantes selecionados por edital público, teve a duração de três meses e foi composta por seis cursos livres e três Conversas de Artistas, que totalizaram 240 horas-aula.
Já a segunda fase aconteceu com seis participantes, selecionados a partir do desenvolvimento dos seus trabalhos na primeira fase e premiados com Bolsas de Estímulo à Produção, a fim de prosseguirem suas pesquisas com orientação dos críticos/curadores Marisa Morkarzel (Pará), Cecília Bedê (Ceará) e Ligia Afonso (Portugal).
O desenvolvimento dos projetos do Laboratório de Arte Contemporânea do CCBNB-Fortaleza 2013/2014 ocupa agora o Centro Cultural Banco do Nordeste-Fortaleza para uma apresentação pública de suas experiências.

Nenhum comentário: