terça-feira, 3 de junho de 2014

MÚSICA - EUDÓXIA DE BARROS EM RECITAL SOLO NA CAIXA CULTURAL CURITIBA

EUDÓXIA DE BARROS EM RECITAL SOLO NA CAIXA CULTURAL CURITIBA



Como parte da Série Solo Música, a musicista apresenta programa com obras de Osvaldo Lacerda e Ernesto Nazareth

A CAIXA Cultural Curitiba apresenta, no próximo dia 10 de junho, como parte da Série Solo Música, recital da pianista paulistana Eudóxia de Barros. A musicista, conhecida por ser uma das principais divulgadoras da música clássica brasileira, apresenta um programa especial com obras de Osvaldo Lacerda, de quem é viúva, e Ernesto Nazareth. No dia 11 de junho, às 20 horas, Eudóxia ministra palestra aberta ao público em geral, com entrada franca, mediante retirada de ingressos com 1h de antecedência, na bilheteria do teatro.

“Eudóxia tem uma contribuição significativa para a música brasileira, seja na divulgação e entendimento da obra de Nazareth, como executando músicas de compositores como Heitor Villa-Lobos, Almeida Prado, Camargo Guarnieri, Zequinha de Abreu, Chiquinha Gonzaga, Francisco Mignone, e, claro, Osvaldo Lacerda”, destaca Alvaro Collaço, curador e produtor da Série Solo Música.

Repertório:
A musicista preparou para o recital obras dos dois compositores de maior significância em sua vida: Osvaldo Lacerda, de quem foi esposa e conviveu até a sua morte, em 2011, e Ernesto Nazareth, cuja obra compôs o LP Ouro sobre Azul, de 1963, o primeiro disco dedicado exclusivamente à música do compositor. De Lacerda, Eudóxia interpreta duas valsas homenageando amigos: o Estudo nº 7 e Cromos, do 4º caderno, a Sonata para Cravo ou Piano e o Estudo nº 12, esta última dedicada à própria Eudóxia. De Nazareth, interpreta os clássicos Odeon, Brejeiro, Apanhei-te Cavaquinho, Espalhafatoso, Ouro Sobre Azul, Confidências, Escorregando e Coração que Sente. “Será um recital em homenagem a música clássica brasileira, a partir das maiores referências de Eudóxia de Barros”, enfatiza Alvaro Collaço.

A pianista:
A paulistana Eudóxia de Barros estudou com músicos renomados como Mathilde Frediani, Karl Heim, Magda Tagliaferro, Nellie Braga, Lina Pires de Campos, Daisy de Lucca, Olivier Berrnard, Guilherme Fontainha, Mozart Camargo Guarnieri, Sebastian Benda e Roberto Sabbag. Em 1953, com 16 anos, fez a estreia brasileira de o Concerto nº 1, de Heitor Villa Lobos, como uma das vencedoras para solista da Orquestra Sinfônica Brasileira, sob a regência de Eleazar de Carvalho.

A pianista gravou 31 LPs e 14 CDs, além do DVD Convite à Música (2007). Para divulgar a obra de Nazareth, em 1976 participou do programa 8 ou 800, da TV Globo, conduzido por Paulo Gracindo. Em 1977 publicou o livro Técnica Pianística – Apontamentos Sugeridos pela Prática do Magistério e Concertos, obra reeditada em 2006. Em 3 de setembro de 1982, casou-se com Osvaldo Lacerda (1927-2011), que lhe dedicou uma enorme quantidade de obras. Integra a Academia Brasileira de Música, ocupando a cadeira nº 14, cujo patrono é Elias Álvares Lobo. Eudóxia apresentou-se na França, Suíça, Inglaterra, México e em países da América Central e do Sul. Nos Estados Unidos, além de tocar nos teatros The Town Hall e The Carnegie Hall, de Nova Iorque, apresentou-se como solista da “Cleveland Philharmonic” e da “North Carolina Symphony”.

Série Solo Música:
Em 2014, a Série Solo Música ampliou seus territórios, além de Curitiba e Brasília, para Fortaleza. O público das três cidades tem a oportunidade de presenciar concertos solo de artistas de estilos bem variados – desde a Música Popular Brasileira e a música clássica até o punk-blues e a música experimental. “A expectativa é que o sucesso dos anos anteriores se repita, seja porque são recitais raros de se ver, seja pela qualidade de todos eles”, enfatiza Collaço.



Serviço:
Música: Série Solo Música – Eudóxia de Barros (piano)
Local: CAIXA Cultural Curitiba – Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Centro – Curitiba (PR)
Data: 10 de junho de 2014 (terça-feira)
Horário: terça-feira às 20h
Ingressos: Vendas a partir de 7 de junho (sábado). R$ 10 e R$ 5 (meia - conforme legislação e correntistas que pagarem com cartão de débito CAIXA)
Bilheteria: (41) 2118-5111. De terça a sábado, das 12h às 20h, e domingo, das 16h às 19h
Classificação etária: Não recomendado para menores de 10 anos
Lotação máxima do teatro: 125 lugares (2 para cadeirantes)

Palestra com Eudóxia de Barros
Local: CAIXA Cultural Curitiba – Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Centro – Curitiba (PR)
Data: dia 11 de junho (quarta-feira)
Hora: quarta-feira, às 20h
Aberta ao público em geral, com entrada franca, mediante retirada de ingressos com 1h de antecedência

Nenhum comentário: