domingo, 8 de junho de 2014

VERSÃO DE SARGENTO GETÚLIO PARA OS PALCOS ESTREIA NA CAIXA CULTURAL CURITIBA


 
Romance mais premiado de João Ubaldo Riberto é transformado em monólogo pela companhia Teatro NU, de Salvador

A CAIXA Cultural Curitiba apresenta, de 13 a 15 de junho, o monólogo Sargento Getúlio, adaptação feita pela companhia baiana Teatro NU do romance homônimo de João Ubaldo Ribeiro. O ator Carlos Betão é Getúlio, um rude militar que tem a missão de transportar um prisioneiro e inimigo político de seu chefe. No meio da jornada, em virtude da mudança no panorama político, o sargento recebe a ordem para soltá-lo, mas decide terminar a missão que lhe foi confiada.

A estreia da peça em 2011, dirigida por Gil Vicente Tavares, marcou os 70 anos de João Ubaldo Ribeiro, os 40 de publicação da obra e o primeiro monólogo de Carlos Betão, ator mais antigo do grupo Teatro NU – ele recebeu o Prêmio Braskem de Teatro 2011 na categoria de melhor ator. A companhia também venceu o prêmio nas categorias melhor espetáculo e foi indicada como melhor direção e melhor iluminação (Eduardo Tudella). Após a estreia, o monólogo rodou por diversas cidades brasileiras e integrou um conjunto de peças baianas apresentadas na mostra paralela Fringe do Festival de Curitiba de 2013.

Sargento Getúlio é, acima de tudo, uma história de “aretê”, como explica João Ubaldo Ribeiro na epígrafe do livro. O termo de origem grega está associado à noção de virtude que, para Sócrates, significa fazer aquilo a que se está destinado. A narrativa discorre sobre o grande embate entre o indivíduo e a sociedade, a luta da honra pessoal contra volatilidade das políticas, a ética pessoal contra o poder.

O autor:
A peça traz à baila a obra mais premiada do escritor baiano João Ubaldo Ribeiro, considerada por muitos sua obra-prima. Nascido em Itaparica, em 1941, o escritor passou a infância entre Aracaju e Salvador. Em 1957, começou a trabalhar como jornalista, tendo exercido os cargos de repórter, redator e editorialista. Além de Sargento Getúlio, escreveu os romances O Sorriso do Lagarto e Viva o Povo Brasileiro. Colabora para o jornal O Estado de S. Paulo com crônica semanal sobre temas do cotidiano.

A companhia:
Concentrando-se no trabalho do ator e na sua relação com o texto, o Teatro NU, criado em 2006 por Gil Vicente Tavares e Jussilene Santana, privilegia a nova dramaturgia baiana e mundial, sem deixar de dialogar com os clássicos. Recentemente, a companhia estreou a produção Quarteto, dirigida por Gil Vicente Tavares, uma das peças mais montadas do alemão Heiner Müller, que se inspirou no romance As Ligações Perigosas, de Chordelos de Laclos.



Serviço:
Teatro: Sargento Getúlio
Local: CAIXA Cultural Curitiba – Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Curitiba (PR)
Data: 13 a 15 de junho de 2014 (sexta-feira a domingo)
Hora: sexta-feira e sábado às 20h e domingo às 19h
Ingressos: Vendas a partir de 7 de junho. R$ 10 e R$ 5 (meia – conforme legislação e correntistas que pagarem com cartão de débito CAIXA)
Bilheteria: (41) 2118-5111 (De terça a sábado, das 12h às 20h, e domingo, das 16h às 19h)
Classificação etária: Não recomendado para menores de 14 anos
Lotação máxima: 125 lugares (2 para cadeirantes)


Nenhum comentário: