terça-feira, 22 de julho de 2014

BRINQUEDOS INSPIRAM NOSTALGIA NA CAIXA CULTURAL CURITIBA


Exposição reúne mais de 900 objetos infantis feitos à mão em comunidades do Nordeste brasileiro

A CAIXA Cultural Curitiba apresenta, de 30 de julho a 7 de setembro, a exposição Brinquedos à Mão, com mais de 900 objetos utilizados pela infância de antigamente e ainda presentes nas comunidades interioranas do Nordeste brasileiro. O acervo pertence à Sálua Chequer, colecionadora e pesquisadora de cultura popular desde 1980, que assina a curadoria da mostra com o artista plástico Zé de Rocha. As crianças que forem à mostra poderão saciar a vontade de brincar em um Cantinho do Brincar, com objetos lúdicos como cinco marias, pula corda, gudes, piões, dentre outros. Também haverá atividades como contação de histórias e oficinas de brincadeiras tradicionais.

Pouco conhecidos das crianças dos grandes centros urbanos de hoje, os brinquedos da mostra foram feitos à mão por artesãos que transformam barro, pedaços de pau e de pano, latas de óleo e caixas de papelão em objetos capazes de despertar emoções e fantasias, estimulando a criatividade e a afetividade.  

A paixão de Sálua Chequer pelos brinquedos remonta à sua própria infância na região cacaueira da Bahia. As boas lembranças levaram-na a adquirir peças feitas artesanalmente em suas pesquisas de campo pelo interior nordestino. A colecionadora atribui sua admiração pelo universo dos brinquedos populares à dedicação, o cuidado e o longo tempo dispendido pelos artesãos para criar objetos simples e, ao mesmo tempo sofisticados, que para serem utilizados exigem o contato físico e o manuseio das crianças.

A coleção:
As peças, expostas em suportes diversos, representam cenas do cotidiano e utensílios de trabalho como, por exemplo, pequenos moedores de cana-de-açúcar, carro de boi e moinhos de água. Há ainda mobília de madeira para brincar de casinha como mesinhas, cadeiras, sofás, geladeiras, camas e guarda-roupas, e miniaturas de utensílios domésticos como peneiras, baldes e panelinhas feitos em barro, madeira e metal.

Brinquedos mais conhecidos também foram incluídos na mostra como um pula corda de sisal, peteca, piões, além de brinquedos indígenas, entre eles, barquinhos à vela e um boneco feito de pena e argila. Algumas peças podem ser manuseadas por adultos e crianças que visitarem a exposição.


Serviço:
Exposição: “Brinquedos à Mão – Coleção Sálua Chequer”
Local: CAIXA Cultural Curitiba – Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Curitiba (PR)
Abertura: 29 de julho de 2014, às 19h
Visitação: de 30 de julho a 07 de setembro
Horário: de terça a sábado das 09h às 20h e domingo das 10h às 19h
Informações: (41) 2118-5114
Ingressos: Entrada franca
Classificação etária: Livre para todos os públicos


Nenhum comentário: