quarta-feira, 30 de julho de 2014

CENA HQ - OS BASTIDORES DE UMA TELENOVELA NA CAIXA CULTURAL CURITIBA

os bastidores de uma telenovela na CAIXA Cultural Curitiba

No Cena HQ de agosto, Nadja Naira dirige a leitura do quadrinho Sabor Brasilis, que aborda relação do brasileiro com a telenovela

A CAIXA Cultural Curitiba apresenta, no dia 6 de agosto, dentro do projeto Cena HQ, a leitura cênica de Sabor Brasilis, um quadrinho sobre um produto cultural tipicamente brasileiro: a telenovela e sua relação com o seu público. A direção é de Nadja Naira, atriz, diretora e iluminadora que integra a premiada Companhia Brasileira, dirigida por Marcio Abreu. O elenco conta com os atores Cassia Damasceno, Edson Rocha, Giovana Soar, Ranieri Gonzalez, Rodrigo Bolzan, Rodrigo Ferrarini e Pablito Kucarz. Os autores da HQ, Hector Lima, Pablo Cassado, Felipe Cunha e George Schall, estarão presentes para um bate-papo após a apresentação.

A Cena HQ insere o leitor em uma reunião criativa dos roteiristas da novela das oito Sabor Brasilis, que tem como objetivo planejar a morte da “mocinha” Olívia Ribeiro, depois que ela engravida de seu chefe, Luís Paulo, que preside a empresa do sogro. A decisão da personagem de dar o “golpe da barriga” faz com que os roteiristas Helena, Matheus, Zulu e Lauro, sob supervisão do autor da novela, Antonio Callado, comecem a planejar seu assassinato.

“Quem matou Olívia?” será a pergunta que farão os telespectadores de Sabor Brasilis, responsável por resgatar os bons níveis de audiência do gênero na maior emissora de tevê do país e alavancar a carreira de seu criador, que desde o final dos anos 1990 não emplacava nenhuma produção do tipo. O problema é que Callado não faz ideia de como matar sua coadjuvante e, por isso, sua equipe terá que correr contra o tempo para evitar que o final da telenovela seja um desastre completo.

Sobre os autores:
Hector Lima nasceu em 1976, em Santos, e hoje vive em São Paulo, onde escreve quadrinhos e roteiros para agências de publicidade, é DJ e tradutor. Suas HQs apareceram em coletâneas britânicas e brasileiras como Manticore e MSP Novos 50, a antologia que homenageia o trabalho de Mauricio de Sousa. É autor de Escritório Noturno, O Major (indicado ao HQ Mix de Melhor Webquadrinho em 2008) e Rainha do Grito, um dos roteiros para o segundo álbum do Necronauta. Sua novela favorita foi Vale Tudo.

Pablo Casado tem 29 anos e vive em Maceió, Alagoas, onde atua como roteirista. Foi indicado ao HQ Mix de 2010 com a miniantologia DUO, ao lado de Felipe Cunha, na categoria Melhor Publicação de Autor. Participou da terceira edição da antologia britânica de caridade Just One Page.  Escreveu o curta-metragem Do Amor e Outros Crimes, selecionado, dentre outros, para o Cinesul — Festival Ibero-americano de Cinema e Vídeo. Além de Sabor Brasilis, sua última HQ é Pas de Deux. Sua novela favorita é A Favorita.

Felipe Cunha nasceu em 1984, em São Bernardo do Campo. É desenhista das séries Chuva Contra o Vento e Eterno, indicadas ao HQ Mix, roteirizadas por Rodrigo Alonso. Participou de diversas antologias, como as brasileiras Garagem Hermética, Front e Mosh! e as americanas Jesus Hates Zombies e Fubar. Editou a coletânea independente Sonhos e Olhares e a miniantologia DUO, com Pablo Casado (ambas indicadas
ao HQ Mix), com quem trabalhou no webcomic Rock’n Roll All Nite para a Mojo Books.  No FIQ de 2011, retomou a parceria com Casado em Pas de Deux. Sua novela favorita foi O Fim do Mundo.

O paulistano George Schall, 26 anos, é quadrinista há pouco mais de dois anos. Ilustrou o roteiro de Hector Lima para a antologia-homenagem MSP Novos 50 e publicou a série de histórias Micro, com o pernambucano Matheus Alves. Atualmente trabalha em projetos para a editora americana Dark Horse Comics, entre eles, histórias para a antologia Dark Horse Presents. Sua novela favorita foi A Próxima Vítima.

Sobre o Cena HQ:
O projeto estreou na CAIXA Cultural Curitiba em 2012 e desde então, já foram apresentadas mais de 20 leituras. Em 2013, o Cena HQ trouxe, pela primeira vez, autores estrangeiros à cena e, este ano, chega à sua terceira edição colecionando duas indicações consecutivas ao Troféu HQMix, o maior prêmio de quadrinhos do país.

Com curadoria de autores de José Aguiar e curadoria de encenadores de Paulo Biscaia Filho, o Cena HQ promove discussões sobre a produção de quadrinhos no Brasil por meio de suas leituras, sempre seguidas de um debate entre o encenador e o autor da obra. Mais informações podem ser encontradas no facebook do projeto/cenahqbrasil.
   


Serviço:
Literatura: Cena HQ – Sabor Brasilis
Local: CAIXA Cultural Curitiba – Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Curitiba (PR)
Data: 06 de agosto de 2014 (quarta-feira)
Horário: quarta-feira às 20h
Ingressos: Entrada franca. Retirada de ingressos a partir das 19h
Bilheteria: (41) 2118-5111 (de terça a sábado, das 12h às 20h, e domingo, das 16h às 19h)
Classificação etária: Não recomendado para menores de 14 anos
Lotação: 125 lugares (2 para cadeirantes)
 

Nenhum comentário: