terça-feira, 22 de julho de 2014

Flip anuncia a programação FlipMais


Encontros acontecem na Casa da Cultura em mesas sobre políticas públicas, literatura, cinema e Millôr Fernandes, homenageado da Flip 2014

A cada ano, o burburinho literário da Flip extravasa a moldura da tenda e corre em diversos afluentes pelas ruas de pedra da cidade que a acolhe. Em mais uma edição, é nas atividades da já tradicional FlipMais que a festa deságua.
Homenageado desta 12ª edição da Flip, o escritor e cartunista Millôr Fernandes é tema da mesa O estilo Millôr, com o cartunista Chico Caruso e o humorista Reinaldo, que também integra a programação principal.
Uma das muitas formas de expressão de Millôr, o hai-kai é um dos temas da mesa Versos de riscodo hai-kai à poesia marginal, com o poeta Charles Peixoto e a cantora e compositora Adriana Calcanhotto, que lança o livro Haicai do Brasil.
A poesia está presente também nas mesas A poesia e seus caminhos de fazer ler e Spoken word, a poesia em performance, com o poeta e DJ londrino Charlie Dark e o músico Siba.
A literatura latino-americana, também presente na programação principal da Flip, está representada nas mesas Mano a mano, com os escritores Damián Tabarovsky e Leopoldo Brizuela, e Centenário de um Nobel, uma homenagem ao escritor mexicano Octavio Paz, assunto da mesa com os escritores Alberto Ruy-Sánchez e Horácio Costa.
Celebrado pela comemoração dos 450 anos de seu nascimento, o dramaturgo inglês William Shakespeare é homenageado na reencenação da peça Noite de reis, feita pelo ator britânico Tim Crouch.
Os 50 anos do Golpe Militar são lembrados na mesa Em nome do pai, que reúne o engenheiro Ivo Herzog, filho do jornalista assassinado pela ditadura, Vladimir Herzog, e o escritor Marcelo Rubens Paiva, cujo pai, o deputado Rubens Paiva, também foi vítima do regime que durou até 1985. A mesa tem mediação do escritor Zuenir Ventura.
Mercado literário e promoção da leitura
As agentes Lucia Riff, Mariana Teixeira Soares e Nicote Witt debatem o papel do agente literário na mesa Meio de campo: o papel do agente literário.
A promoção da leitura e literatura no país, eixo tradicional da programação da FlipMais, estão presentes nas mesas Construindo políticas públicas para a leitura e Biblioteca na escola: leitura e letramento.
Noites de cinema
A programação contará ainda com as exibições dos filmes Jards, premiada produção que enfoca processo de criação do músico Jards Macalé e tem direção de Eryk Rocha; Mr. Sganzerla – os signos da luz, de Joel Pizzini, um documentário-colagem sobre o diretor Rogério Sganzerla e crônicasNÃOditas, uma série de cinco crônicas audiovisuais baseadas em acontecimentos do período da ditadura militar no Brasil, dirigida pelo Manifesto Impromptu.
As exibições são gratuitas e acontecem às 22h.
Flip 2014
Neste ano, a Flip será realizada entre os dias 30 de julho e 3 de agosto e homenageará o escritor e cartunista Millôr Fernandes. A programação completa você encontra aqui (http://www.flip.org.br/flip2014.php).
Quem faz a Flip
A Casa Azul é uma organização da sociedade civil de interesse público, que desenvolve projetos nas áreas de arquitetura, urbanismo, educação e cultura. Desde as primeiras ações, mantém uma intensa relação com a cidade de Paraty, criando estratégias para a revitalização urbana sustentável da cidade. A Flip, a Flipinha, a FlipZona, a Biblioteca Casa Azul e o Museu do Território são algumas de suas experiências que potencializam importantes transformações no território e ajudam a melhorar a qualidade de vida dos paratienses.
Patrocínio
A Flip conta com o patrocínio oficial do Itaú e do BNDES, patrocínio da Petrobrás e apoio da CPFL, da Fundação Roberto Marinho, da Prefeitura Municipal de Paraty e do Instituto C&A. A Flip conta ainda com o apoio do Ministério da Cultura e do Governo do Estado do Rio de Janeiro por meio das leis de incentivo.
Serviço Flipmais
Local
Casa da Cultura - R Dona Geralda 177
Ingressos
Eventos pagos: R$ 12 (inteira); R$ 6 (meia)
À venda na Casa da Cultura e na bilheteria da Flip, para eventos do mesmo dia ou do dia seguinte.

Grade de programação
31 quinta
14h
A poesia e seus
caminhos de fazer ler*
Flávio Araújo
Luís Dill
Ninfa Parreiras
Simone Monteiro
de Araújo
16h
Meio de campo: o papel
do agente literário
Lucia Riff
Mariana Teixeira Soares
Nicole Witt
mediação
Henrique Rodrigues
18h
Centenário de
um Nobel**
Alberto Ruy-Sánchez
Horácio Costa
20h
Em nome do pai
Ivo Herzog
Marcelo Rubens Paiva
mediação
Zuenir Ventura
22h
Noites de cinema:
Mr. Sganzerla - os
signos da luz*
1 sexta
14h
Construindo políticas
públicas para a leitura*
José Castilho
Marques Neto
Fabiano dos Santos Piúba
Antônio Carlos de
Morais Sartini
Paulo Daniel Elias Farah
Cláudia Santa Rosa
mediação
Volnei Canônica
16h
Mano a mano**
Damián Tabarovsky
Leopoldo Brizuela
mediação
Leandro Sarmatz
18h
Versos de risco
– do hai-kai à
poesia marginal
Adriana Calcanhotto
Charles Peixoto
mediação
Guilherme Freitas
20h
Tradução in translation
José Luiz Passos
Sam Byers
Paulo Henriques Britto
Daniel Hahn
22h
Noites de cinema: Jards*
2 sábado
10h30
O estilo Millôr
Reinaldo
Chico Caruso
mediação
Guilherme Freitas
14h
Biblioteca na escola:
leitura e letramento*
Pilar Lacerda
Cristina Maseda
Eliane Tomé
Graça Castro
mediação
Patrícia Lacerda
18h
Spoken word - a poesia
em performance
Charlie Dark
Siba
mediação
Alice Sant’anna
20h
Eu, Malvolio
Tim Crouch
22h
Noites de cinema:
crônicasNÃOditas*
*gratuito. Retirar ingressos uma hora antes na Casa da Cultura com uma hora de antecedência;

**mesas em espanhol. Sem tradução simultânea.

Nenhum comentário: