quinta-feira, 24 de julho de 2014

Show no Paiol leva ao palco a versatilidade de Carlos Navas



Obras de Custódio Mesquita e Tom Jobim dialogam na interpretação do paulistano Carlos Navas, no espetáculo que acontece no Teatro do Paiol, neste fim de semana. As apresentações, às 21h de sábado (26) e às 19h de domingo (27), confirmam a versatilidade do cantor que percorre diversos segmentos musicais, e contam com as participações dos paranaenses Davi Sartori, ao piano, e da atriz e cantora Iria Braga.
Neste show, Carlos Navas partilha com a plateia algumas passagens da vida de Custódio Mesquita (1910 – 1945), um dos mais importantes autores brasileiros, e fala da grande admiração e influência que Tom Jobim (1927 – 1994) declarava ter recebido dele. Reverenciando as afinidades melódicas e harmônicas desses compositores, o intérprete coloca lado a lado obras de Custódio Mesquita e trabalhos de Tom Jobim, promovendo um diálogo intenso e emocionado.   
De Jobim, o artista selecionou “Luiza”, “Caminhos Cruzados” (com Newton Mendonça), “Olha Maria” (com Chico Buarque e Vinicius de Moraes), “Eu te Amo” (com Chico Buarque), “Estrada do Sol” (com Dolores Duran), “Só Danço Samba” (com Vinicius de Moraes) e uma curiosidade, “Você é Amor”, única parceria de Tom com a grande dama da canção brasileira, Alaíde Costa, que também é exímia compositora.
De Custódio constam “Velho Realejo”, “Doutor em Samba”, “Enquanto houver Saudade”, “Nossa Comédia”, “Como os Rios que Correm pro Mar” e “Saia do Caminho”, de cuja letra foi extraído o título do álbum “Junte tudo o que é seu... Canções de Custódio Mesquita em Voz e Piano”, recentemente lançado por Carlos Navas.
Com 18 anos de carreira, o cantor possui nove discos gravados, entre eles os voltados ao público infantil "Algumas Canções da Arca...", no qual faz releituras das canções que Vinicius de Moraes dedicou às crianças, e “Canções de Faz de Conta”, sobre a obra de Chico Buarque. Em seu repertório estão autores contemporâneos expressivos e também o resgate da memória musical brasileira. Em 2013, chegou ao mercado seu primeiro DVD, registro da participação no histórico programa “ENSAIO”, dirigido por Fernando Faro, na TV Cultura.

Os convidados – Dividem o palco com Carlos Navas artistas paranaenses com carreiras consolidadas. Cantora e atriz, Iria Braga é reconhecida especialmente pela mistura de elementos da música e do teatro em suas produções, além da interpretação que empresta às canções. Formada em Música pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná (Embap), em sua trajetória artística dedica-se essencialmente à busca de uma linguagem particular, na qual possa imprimir personalidade.
Davi Sartori é pianista, arranjador e compositor. Iniciou os estudos musicais aos sete anos de idade e frequentou o Curso Superior de Instrumento da Escola de Música de Belas Artes do Paraná (Embap), além de ter estudado Harmonia e Análise Musical com o maestro Osvaldo Colarusso. Um músico versátil, que edifica a carreira transitando por diversos gêneros, com experiências que vão do popular ao erudito. 

Serviço:
Show “Carlos Navas canta Tom Jobim e Custódio Mesquita”, com as participações dos paranaenses Davi Sartori, ao piano, e da atriz e cantora Iria Braga.
Datas e horários: dia 26 de julho (sábado), às 21h, e dia 27 de julho de 2014 (domingo), às 19h.
Local: Teatro do Paiol (Praça Guido Viaro, s/n – Prado Velho).
Ingressos: R$ 30 e R$ 15 (meia-entrada). 
Para saber mais: www.carlosnavas.com.br

Nenhum comentário: