quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Cordas e voz em show no Teatro do Paiol



A Orquestra À Base de Corda (OABC) convida Lívia Nestrovski para um espetáculo que se destaca na agenda cultural do fim de semana. No Teatro do Paiol, às 20h de sábado (23) e às 19 de domingo (24), a cantora – que vive no Rio de Janeiro – e o grupo curitibano homenageiam Dorival Caymmi, cantor, compositor, violonista, pintor e ator baiano, que em 2014 completaria 100 anos. O público ainda pode assistir ao ensaio geral, às 19h de sexta-feira (22), com entrada franca.
Na abertura do show, a OABC executa “Caymmiana”, composição de Radamés Gnattali. Na sequência, o repertório reúne obras de Caymmi, sendo algumas somente instrumentais, como “Maracangalha” e “Samba da Minha Terra”, ao lado de canções interpretadas por Lívia, entre elas “Eu não tenho onde morar”, “O Mar”, “Tia Nastácia”, “João Valentão”, “Sábado em Copacabana”, “O bem do mar”, “Das Rosas”, “Só Louco” e “Vatapá”.   
O encontro musical permite apreciar a performance da cantora Lívia Nestrovski, consagrada nacionalmente. Nascida nos Estados Unidos, mas vivendo há anos no Brasil, Lívia é formada em Canto Popular pela Unicamp, com mestrado em Musicologia pela Uni-Rio. Desde 2008 atua como solista de Arrigo Barnabé que, em entrevista recente, destacou-a como sendo "tranquilamente uma das maiores vozes de sua geração".
Este ano, Lívia lançou o disco “De Nada Mais a Algo Além”, ao lado de Arrigo e Luiz Tatit, com obras inéditas dos dois compositores. Ao lado do guitarrista Fred Ferreira, gravou o disco “Duo” (2012) e com esse trabalho percorreu diversos estados brasileiros, além de realizar turnês na Colômbia e na França. Cantou também no Uruguai e em Portugal. A artista integra o sexteto vocal carioca BeBossa, que realiza apresentações nessa formação e também ao lado de Roberto Menescal e Wanda Sá. Desde 2013, é professora de Canto e História da Música Popular na Faculdade Santa Marcelina (São Paulo). 

A orquestra – Criada por Roberto Gnattali, em 1998, a Orquestra À Base de Corda dedica-se à pesquisa e à divulgação da música brasileira. A formação instrumental ímpar – com violino, bandolim, cavaquinho, viola caipira, violão, violão 7 cordas, piano e percussão – confere ao grupo sonoridade bastante particular. O repertório da orquestra procura abranger diversos períodos da história da música brasileira e inclui composições de seus integrantes.
Os arranjos musicais também são destaques do grupo, especialmente elaborados por músicos da orquestra e por nomes como Paulo Bellinati, Maurício Carrilho, Leandro Braga, Dante Ozzetti, Jayme Vignoli, Mario Manga, André Abujamra, Paulo Aragão, Josimar Carneiro. A orquestra já teve como convidados Mônica Salmaso, Roberto Corrêa, Ceumar, Pedro Amorim, Dominguinhos, Joel Nascimento, Andrea Ernest Dias, Caíto Marcondes, Maurício Carrilho, Zé Renato e Ná Ozzetti.
Desde 2001, a Orquestra À Base de Corda conta com a direção musical do violonista e bandolinista João Egashira, instrumentista que coleciona apresentações ao lado de importantes cantores, em shows e gravações. Egashira é compositor de música instrumental com ênfase no choro, trabalho iniciado e desenvolvido no Clube do Choro de Curitiba, além de ser integrante do Conservatório de MPB de Curitiba.
Em 2008, a OABC lançou seu primeiro CD, intitulado “Antiqüera”, ao lado do violeiro Roberto Corrêa, tendo sido indicado para o Prêmio Rival. Em 2009, igualmente ao lado de Roberto Corrêa, participou da gravação do programa “Instrumental SESC Brasil”, em São Paulo.

Serviço:
Orquestra À Base de Corda (OABC) convida Lívia Nestrovski.
Datas e horários: dia 22 (sexta-feira), às 19h, ensaio geral com entrada franca; dia 23 (sábado), às 20h, e dia 24 (domingo), às 19h. Nessas sessões, os ingressos custam R$ 30 e R$ 15 (meia-entrada).
Local: Teatro do Paiol (Praça Guido Viaro, s/n – Prado Velho).
Informações de bilheteria: (41) 3213-1340

Nenhum comentário: