terça-feira, 26 de agosto de 2014

O samba moderno de LuÍsa Maita na CAIXA Cultural Curitiba



 
Cantora e compositora paulista traz músicas de seu primeiro disco, Lero-Lero, em que alia influências do pop e do eletrônico às raízes do samba e da MPB



A CAIXA Cultural Curitiba apresenta, no dia 2 de setembro, às 20 horas, show da cantora e compositora paulista Luísa Maita, no projeto Samba de Bamba. A artista canta músicas de seu primeiro disco, Lero-Lero, formado por composições próprias em que as influências da música pop e eletrônica estão associadas a uma base acústica enraizada no samba, na bossa nova e na música popular brasileira. A cantora vem acompanhada pelos músicos Érico Teobaldo (bateria, MPC, programação), Magno Vito (baixo) e Rafa Barreto (guitarra).



Luísa Maita alimenta-se, na mesma intensidade, da tradição musical brasileira e do pop americano. Para Luísa, não há diferença sensível entre João Gilberto e Michael Jackson, Nana Caymmi e Beyoncé, funk carioca e R&B. Como compositora, teve os sambas Madrugada e Amado Samba gravados pela cantora Virgínia Rosa. Beleza, gravado por Mariana Aydar em seu segundo álbum, foi eleita uma das melhores músicas de 2009 pela revista Rolling Stone Brasil. Como cantora, busca, em suas próprias palavras, “atingir o máximo de expressão com o mínimo de afetação”.



Em Lero-Lero, a artista une referências musicais e pessoais com preciosismo e despojamento. Suas composições apresentam uma galeria de ritmos tradicionais brasileiros desconstruídos, do samba ao maculelê, da bossa nova ao baião. Eles surgem reduzidos a células rítmicas básicas transformadas pelos timbres eletrônicos dos beats e a instrumentação acústica.



O álbum figurou em primeiro lugar no iTunes na categoria álbuns latinos e na lista dos CDs mais vendidos de Latin Music na Amazon. Em boa medida, a atenção do público foi reflexo da aparição de Luísa no programa All Things Considered, da NPR (National Public Radio), nos Estados Unidos, que retransmite sua programação para mais de 700 rádios norte-americanas. A boa repercussão levou a cantora a realizar sua primeira turnê nos EUA e Canadá, com shows que renderam críticas positivas no The New York Times, The Washington Post e Boston Globe. No Brasil, o álbum figurou nas principais listas de melhores discos de 2010, entre elas, as da revista Veja e Rolling Stone.



Em 2011, Luísa recebeu o prêmio de Artista Revelação do Ano na 22.ª edição do conceituado Prêmio da Música Brasileira. No mesmo período, estreou na Europa passando por importantes festivais e, em seguida, retornou à América do Norte para realizar 30 shows em 26 cidades durante 45 dias.



A cantora participou da gravação da música de encerramento das Olimpíadas em Londres e foi convidada para integrar o disco Tribute to Caetano Veloso, em homenagem aos 70 anos do cantor. Atualmente, prepara o lançamento do projeto eletrônico “Tamoios”, com o produtor inglês Daniel Hunt (Ladytron) e o brasileiro Fernando Rischbieter, e trabalha no repertório do próximo trabalho solo.



Samba de Bamba:

Mensalmente, o projeto Samba de Bamba recebe músicos que têm o compromisso de apresentar composições que, ao mesmo tempo, respeitem o passado cultural e mostrem ser possível renovar o samba brasileiro com qualidade. “Estamos apresentando as várias vertentes do samba produzido no Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, dentre outras regiões do país”, conta Rodrigo Browne, idealizador do projeto Samba de Bamba.



A próxima atração do projeto Samba de Bamba é o mineiro Alexandre Resende, no dia 7 de outubro.







Serviço:

Samba de Bamba – Luísa Maita

Local: CAIXA Cultural Curitiba – Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Curitiba (PR)

Data: 02 de setembro de 2014 (terça-feira)

Hora: 20h

Ingressos: À venda a partir de 30 de agosto. R$ 10 e R$ 5 (meia - conforme legislação e correntistas que pagarem com cartão de débito CAIXA)

Bilheteria: (41) 2118-5111 (de terça a sábado das 12h às 20h, e domingo, das 16h às 19h)

Classificação etária: Livre para todos os públicos

Lotação máxima: 125 lugares (2 para cadeirantes)

Nenhum comentário: