terça-feira, 19 de agosto de 2014

Plenária final da Conferência Extraordinária de Cultura acontece neste fim de semana



            A última etapa da 1ª Conferência Extraordinária de Cultura acontece neste fim de semana, na sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), em Curitiba. Os 235 delegados, representantes dos segmentos artísticos, da comunidade e do poder público, se reúnem na plenária final para definir o texto-base da lei de implantação do Sistema Municipal de Cultura de Curitiba. Durante dois dias (sábado, 23, e domingo, 24), a plenária discutirá e votará cada artigo da lei, a partir de uma minuta proposta pela Fundação Cultural de Curitiba.
            Os trabalhos têm início às 9h da manhã de sábado, com previsão de encerramento no domingo, às 19h. De acordo com a proposta de metodologia apresentada pela Fundação Cultural, os trabalhos serão realizados em plenária geral, não havendo a separação em grupos. De acordo com Elton Barz, assessor de Políticas Culturais da FCC, o regimento aprovado na primeira etapa, com suas devidas alterações aprovadas em plenário, está valendo para esta segunda fase.
            Após a abertura da plenária, será lido artigo por artigo da minuta da Lei do Sistema Municipal de Cultura. Qualquer delegado poderá se manifestar apresentando destaques, ou seja, colocando sua proposta de alteração do texto. Depois da apresentação dos destaques, será iniciada a votação artigo por artigo. Os artigos que não tiverem destaque serão considerados aprovados.  Serão consideradas aprovadas as propostas pela maioria simples dos votos dos delegados presentes. A programação completa e a metodologia integral da votação estão disponíveis no site http://cmccuritiba.wordpress.com/
           
Duas etapas - A 1ª Conferência Extraordinária de Cultura teve sua primeira etapa entre os dias 28 de maio e 1º de junho, com grande participação. Os 235 delegados foram eleitos por aproximadamente 2,4 mil participantes em 28 pré-conferências que organizaram 22 fóruns setoriais realizados ao longo das semanas anteriores. Na ocasião ficou decidido que a conferência seria desdobrada em quatro seminários sobre temas essenciais, antes de uma votação final. Os seminários foram realizados nos mês de julho e agosto, cada um com um tema específico: gestão pública (19 de julho), financiamento da cultura (26 de julho), participação social (2 de agosto) e mapeamento da cultura de Curitiba (9 de agosto).
“A gestão atual tem a meta deixar como legado a construção de um grande pacto pela cultura, e esta Conferência mostra que esse pacto já está acontecendo”, diz o presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Marcos Cordiolli. Para o presidente da FCC, esse extenso processo de discussões, que começou em abril, com as pré-conferências realizadas nos bairros, passou por uma primeira plenária e depois pelos seminários, permitiu um amadurecimento das propostas, fazendo com que seja possível chegar a um consenso e à criação de uma lei que atenda as expectativas da classe artística e da sociedade.

Programação:
Etapa final da Conferência Extraordinária Municipal de Cultura
Local: OAB Paraná – Rua Brasilino Moura, 253 – Ahú – Curitiba
Informações: 3213-7522 e 3213-7566

Dia 23 (sábado)
Credenciamento: delegados – das 9h às 12h; suplentes – das 14h às 16h
* Não será permitido o credenciamento de suplentes antes do fim do prazo do credenciamento dos delegados titulares em hipótese alguma.
9h às 12h – Plenária
12h às 14h – intervalo para almoço
14h às 21h – Plenária

Dia 24 (domingo)
9h às 12h – Plenária
12h às 14h – intervalo para almoço
14h às 19h – Plenária

A programação completa e a metodologia integral da votação estão disponíveis no site http://cmccuritiba.wordpress.com/

Nenhum comentário: