quinta-feira, 21 de agosto de 2014

PROGRAMAÇÃO CINEMATECA



PROGRAMAÇÃO CINEMATECA

21 a 27 de agosto de 2014





Data: 21 a 24 e 26 de agosto de 2014
Nome da atração: Estreia e exibição do filme CORTINAS FECHADAS
Descrição: Vivendo em prisão domiciliar após ter sido condenado pela justiça iraniana, sob a acusação de denegrir a imagem do governo do presidente Mahmoud Ahmadinejad com seus filmes, o cineasta Jafar Panahi tem seu cotidiano apresentado neste filme. Filmado em segredo, o filme conta a história de dois fugitivos: um homem com seu cachorro que a lei islâmica proíbe por considerá-lo sujo e uma moça que participou de uma festa clandestina às margens do Mar Cáspio.
Gênero: Irã - drama  -  106’  -  2013 
Direção:  Jafar Panahi, Kambuzia Partov

Elenco: Kambuzia Partovi, Maryam Moqadam, Jafar Panahi

Classificação: 14 anos
Horário: 20h

Local: Cinemateca

Ingresso: R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia entrada)



Data: 22 de agosto de 2014
Nome da atração: SESSÃO VITRINE
Descrição: Exibição de três filmes da distribuidora Vitrine: Pelo Malo, Os Dias com Ele e Cortinas Fechadas.
Programação:
16h: PELO MALO de Mariana Rondón
Venezuela, Peru, Argentina, Alemanha , 2013, drama, 93’, blu-ray

Premiado em diversos países, o drama venezuelano "Pelo Malo", da diretora Mariana Rondón, retrata menino às voltas com preconceitos. O protagonista é um garoto de 9 anos que quer alisar os cabelos. O filme discute racismo e padrões de beleza. Em cartaz no Cine Guarani há duas semanas.

Elenco: Beto Benites, Samantha Castillo, Samuel Lange Zambrano


18h: Os Dias Com Ele de Maria Clara Escobar

Documentário  -  107’  -  2013    RJ    Brasil

Maria Clara mergulha no passado quase desconhecido de seu pai, Carlos Henrique Escobar. As descobertas e frustrações de acessar a memória de um homem e de um período da história brasileira cheio de lacunas. Ele, um intelectual preso e torturado durante a ditadura militar, não fala sobre isso desde aquele tempo.

Elenco: Carlos Henrique Escobar, Ana Sachetti Escobar, Emilio Sachetti


Data: 23 de agosto de 2014
Nome da atração: Lançamento do filme CORAÇÃO DA CIDADE
Descrição: Através dos casarões, das ruas, dos monumentos e de todo patrimônio histórico contido no Centro Histórico de Curitiba, pode-se perceber um pouco da origem da cidade. O documentário “Coração da Cidade” entra nesta região histórica para contar sua  importância e abordar temas comuns ao cotidiano dos curitibanos e de seus visitantes. Em um panorama atual, os entrevistados compartilham seus saberes, opinam sobre questões sociais e contam como se relacionam e percebem as relações das demais pessoas com este espaço.
Gênero: PR - documentário  - 34’  -  2014
Direção:  Rhaissa Domingues

Classificação: Livre
Horário: 18h

Local: Cinemateca

Ingresso: gratuito



Data: 24 de agosto de 2014
Nome da atração: Exibição do filme ROMANCE
Descrição: Romance é um filme brasileiro de 2008, do gênero romance, dirigido por Guel Arraes. Filmado parcialmente em Cabaceiras (Paraíba), estreou no Festival do Rio de 2008 após diversos adiamentos no cinema comercial. Produzido por Paula Lavigne, tem roteiro de Guel Arraes e Jorge Furtado, com direção musical de Caetano Veloso.
Durante a montagem da peça Tristão e Isolda, os atores Pedro e Ana se apaixonam. Enquanto os personagens vivem um amor idealizado, seus intérpretes vivem uma história real, que tentam temperar com a intensidade da ficção.
Gênero: Brasil - romance  -  105’  -  2008 
Direção: Guel Arraes

Elenco: Letícia Sabatella, Wagner Moura, Andréa Beltrão, Vladimir Brichta, Marco Nanini, José Wilker

Classificação: 12 anos
Horário: 16h e 18h

Local: Cinemateca

Ingresso: gratuito



Data: 25 a 29 de agosto de 2014

Nome da atração: SEMANA CULTURAL SME 2014
* Sessões fechadas – exclusivas para professores da rede municipal de ensino – programa da Secretaria Municipal da Educação


PROGRAMAÇÃO:

25 de agosto às 9h30 e 14h30 - O PAGADOR DE PROMESSAS
Vencedor da Palma de Ouro em Cannes em 1962, este é um dos grandes clássicos do cinema brasileiro. Zé é um cidadão simples que vê seu burro - bicho de grande estima para ele - ficar muito doente. Sendo assim, ele faz uma promessa: se ele ficar curado, ele carregará uma cruz até a cidade como sacrifício pelo "milagre". O burro então fica bom e Zé tenta cumprir sua promessa... até a chegada na igreja, quando o padre recusa-se a deixá-lo entrar ao saber o motivo do sacrifício.
Gênero: Drama - 91’  -  1962    Brasil
Direção: Anselmo Duarte

Elenco: Leonardo Villar, Antonio Pitanga, Norma Bengell, Gloria Menezes

Classificação: Livre


26 de agosto às 9h30 - TAPETE VERMELHO
Quinzinho (Matheus Nachtergaele) tem uma promessa a cumprir: levar seu filho, Neco (Vinícius Miranda), à cidade para assistir a um filme do Mazzaropi. Eles moram num pequeno sítio no interior de São Paulo. Nessa verdadeira odisséia por cidades do interior paulista, ele também leva sua esposa Zulmira (Gorete Milagres), que parte a contragosto, e o burro Policarpo. Na jornada, eles encontram peculiaridades regionais e passam por situações mágicas, relacionadas à crendice popular.
Gênero: Comédia  -  102’  -  2006    Brasil
Direção:  Luiz Alberto Pereira

Elenco: Matheus Nachtergaele, Gorete Milagres, Vinícius Miranda, Cássia Kiss, Paulo Betti, Jackson Antunes, Rosi Campos, Débora Duboc, Paulo Goulart


Classificação: 10 anos



27 de agosto às 9h30 e 14h30 - CINEMA, ASPIRINAS E URUBUS
A história se passa no sertão nordestino de 1942 e conta a história de Johann (Peter Ketnath), um alemão que para fugir da Segunda Guerra Mundial veio trabalhar como vendedor de aspirinas nas cidades do interior do Nordeste. Dirigindo seu caminhão, ele conhece Ranulpho (João Miguel), um nordestino que está tentando chegar ao Rio de Janeiro, à procura de trabalho. Um encontro que muda as vidas de dois homens.
Johann viaja pelos povoados do Nordeste do Brasil vendendo Aspirinas, tendo com estratégia de vendas a exibição de filmes promocionais para pessoas nos vilarejos. Num certo momento os planos e sonhos dos dois camaradas de estrada terão um novo rumo.
Gênero: Drama -  101’  -  2005    Brasil
Direção: Marcelo Gomes

Elenco: João Miguel, Peter Ketnath, Irandir Santos

Classificação: 14 anos




28 de agosto de 2014 às 9h30 e 14h30 -  ESTÔMAGO
O filme Estômago é um suspense com pitadas de humor que conta, paralelamente, a história de dois assassinatos. O protagonista narra a própria história. Raimundo Nonato é um homem na casa dos 30, nordestino, sem qualificação, proveniente do meio rural, que desembarca em São Paulo sem um único centavo. Sem dinheiro para a própria alimentação, de ínicio acaba trabalhando num bar em troca de comida e um quartinho para dormir. No geral, Estômago mostra o cotidiano como um estado de desconfiança e animosidade generalizado no qual está presente o dilema: ou você come ou você é comido. Num mundo como esse, o nosso, as pessoas acabam brutalizadas para sobreviverem ao dia-a-dia. Um ponto de reflexão que o filme desperta está na transformação pela qual passa Raimundo Nonato, ou melhor, a transformação que o meio hostil opera nele. Estômago nos leva a refletir sobre a forma trágica com que hostilidades podem levar à revolta e como a revolta acaba por transformar psicológica e moralmente as pessoas.

Gênero: Drama/comédia  -  113’  -  2007    Brasil, Itália

Direção: Marcos Jorge

Elenco: João Miguel, Fabiula Nascimento, Babu Santana, Paulo Micklos

Classificação: 16 anos



29 de agosto de 2014 às 9h30 e 14h30 - OS CAFAJESTES
O clássico Os Cafajestes, feito em 1962 sob a direção de Ruy Guerra, a única produção de sucesso popular do movimento Cinema Novo, é uma das maiores criações da história do cinema brasileiro. Ao estrear nos cinemas no dia 23 de março de 1962 virou uma loucura com as salas lotadas, tendo sido visto por mais de 2 milhões de pessoas em uma semana e meia – quando então o filme teve suas cópias retiradas de circuito pela censura da época, para nunca mais retornar. A Igreja não tinha gostado das cenas de nudez e da histórias transgressora, de dois malandros, Jandir e Vavá, vividos por e Jece Valadão e Daniel Filho, que se aproveitam sexualmente das mulheres.
Gênero: Drama  -  90’  -  1962    Brasil
Direção: Ruy Guerra

Elenco: Norma Bengell, Daniel Filho, Jece Valadão

Classificação: 14 anos




Área artística: Cinema

Data: 25 a 30 de agosto de 2014
Nome da atração: Exibição do documentário XICO STOCKLINGER
Descrição: O artista plástico austríaco naturalizado brasileiro Xico Stockinger (1919-2009) se destacou por suas esculturas em bronze e também em ferro e madeira seus guerreiros quixotescos como forma de protesto em plena ditadura ou seus gabirus mulheres e animais. O documentário conta com depoimentos do próprio artista além de entrevistas com José Francisco Alves curador do Museu de Arte do Rio Grande do Sul - MARGS e o crítico Paulo Herkenhoff.
Gênero: documentário  -  86’  -  2012    blu-ray
Direção:  Frederico Mendina
Elenco: José Francisco Alves;  Paulo Herkenhoff e Xico Stockinger
Classificação Indicativa: Livre
Horário: 16 horas

Local: Cinemateca

Ingresso: gratuito



Data: 25 a 30 de agosto de 2014

Nome da atração: Mostra de Cinema Haitiano – Raoul Peck

Descrição: Movimentos de independência africanos, a história política do Haiti, relações de dominação e desigualdade social são alguns dos temas abordados nos filmes do cineasta. Ativista político e ex-ministro da Cultura do Haiti, Raoul Peck imprime em seus filmes as marcas de sua própria experiência política.

Os filmes desta mostra pertencem ao acervo do CineFrance – Cinemateca da Embaixada da França.

Programação:

Dia 25/08 - Canto do Haiti - Haitian Corner (Haiti 1987). De Raoul Peck. Com Patrick Rameau, Toto Bissainthe. Em cores/98’.

Joseph Bossuet visita com frequência a Haitian Corner, pequena livraria haitiana localizada em Nova York. Joseph esteve preso no Haiti, onde conheceu as práticas dos membros da milícia paramilitar haitiana: os Tontons Macoutes. Um dia, ele reconhece um de seus torturadores. A vida de Joseph é então tomada por seu forte desejo de vingança.

Dia 26/08 - Lumumba -(Alemanha, Bélgica, França 2000). De Raoul Peck. Com Alex Descas, Eriq Ebouaney. Em cores/116’.

Janeiro de 1961. A noite da savana africana é tumultuada por uma cena macabra: dois homens brancos, bêbados de apreensão e álcool, tentam desaparecer com três corpos embrulhados em sacos sujos de sangue: Patrice Lumumba, primeiro-ministro do Congo, acaba de ser assassinado, assim como Maurice Mpolo e Joseph Okito. Ao mesmo tempo ficção e documento histórico, “Lumumba” compõe um belo retrato de um dos heróis da independência do Congo.
* Indicado ao Independent Film Awards para Melhor Filme Estrangeiro.


Dia 27/08 - Lumumba, a Morte do Profeta - Lumumba, la mort du prophete (Alemanha, França, Suíça 1992). De Raoul Peck. Em cores/69’.

Documentário sobre o líder político africano Patrice Lumumba, primeiro-ministro do Congo, assassinado em 1961.

Dia 28/08 - Moloch Tropical - (França 2009). De Raoul Peck. Com Sonia Rolland, Zinedine Soualem. Em cores/106’.

Jean de Dieu Théogène, presidente do Haiti, vive cercado por sua mulher e seus colaboradores. Recluso em um palácio, o presidente observa uma rebelião popular tomando forma. O aniversário de 200 anos da independência se aproxima e o caos se instaura. Mas Jean não se rende facilmente e tenta acabar com a revolta...


Dia 29/08 - O Homem nas Docas - L'Homme sur les Quais (Canadá, França 1992). De Raoul Peck. Com Jean-Michel Martial, Jennifer Zubar. Em cores/105’.

Através da história de uma jovem menina haitiana, Raoul Peck evoca a ditadura de François Duvalier.

Bate-papo com o historiador Clóvis Gruner após a exibição do filme.

Dia 30/08 - O Lucro e Nada Mais - Le Profit et Rien D?Autre ou: réflexions abusives sur la lutte des classes (Bélgica, França 2000). De Raoul Peck. Em cores/57’.

Como o mundo vê Port-à-Porter, pequena cidade do Haiti reduzida a ruína e a decomposição social? Como as potências do Ocidente se colocam frente à situação da cidade? Raoul Peck explora questões como essas, evidenciando a forma que problemas como esses penetram nas relações humanas. Peck compõe sua obra através do cruzamento de linguagens e suportes de captação, utilizando filmagens de cenas cotidianas, entrevistas, imagens de arquivo e outros meios. Corrosivo, o documentário denuncia as perversidades e absurdos de um sistema arcaico e excludente.

Classificação Indicativa: 14 anos
Direção: Raoul Peck
Horário: 18h
Local: Cinemateca

Ingresso: gratuito




Data: 27 de agosto de 2014
Nome da atração: Lançamento do filme CORAÇÃO DE CONGELADOR

Descrição:  Lançamento do curta-metragem "Coração de Congelador", da WTF?! filmes. Inspirado no espetáculo da Súbita Companhia de Teatro, tem direção de Carol Winter e direção de fotografia de Eli Firmeza.

Ficha técnica

Coração de Congelador 
Curta metragem - 16'
Direção e Montagem - Carol Winter
Direção de Fotografia e Co-Direção - Eli Firmeza
Elenco - Janaina Matter, Otavio Linhares, Maíra Lour, Alexandre Zampier, Helena Portela, Pablito Kucarz
1o Assistente de Direção e Roteiro - Juliana Sanson
2o Assistente de Direção e Preparação de Ator - Maíra Lour
Produção - Daniel Valenzuela
Produção Executiva - Luiz Roberto Meira
Colorização, Pós-Edição e Efeitos Especiais - Lilian Döring
Direção de Arte - Alex Rocca
Produção de Objeto - Suzana Pedrozenco
Figurino - Eliza Matta
Maquiagem - Kelly Eshima e CamilaTkatch
1o Assistente de Produção - Victor Hugo
1o Assistente de Fotografia - Fellipe Machiavelli
Assistente de Arte - Lise Camargo
Sound Design - Demian Garcia
Som Direto - Roseli Ribeiro
Elétrica - Edu K
Maquinária - Magnus Pereira Lobo
Assistência de Maquinária e Elétrica - Luciano Soda Pereira
Direção de Movimento e Coreografia - Juliana Adur
Still e Makinf Of - Nicole Sourient
Trilha Valsa do Novo Casal - Alexandre França
TV Offs - Rafaela Moron
Incentivo - Fundação Cultural de Curitiba, Lei de Incentivo à Cultura, Bellinati Perez Advocacia
Realização - WTF?! filmes

Gênero: ficção  -  16’  -  2014    blu-ray
Direção:  Carol Winter

Elenco: Janaina Matter, Otavio Linhares, Maíra Lour, Alexandre Zampier, Helena Portela, Pablito Kucarz

Classificação Indicativa: Livre
Horário: 20 h

Local: Cinemateca

Ingresso: gratuito





Nenhum comentário: