sexta-feira, 29 de agosto de 2014

SHAKESPEARE À MODA BRASILEIRA NA CAIXA CULTURAL CURITIBA



Reestreia do espetáculo é parte das comemorações de 20 anos do grupo Clowns de Shakespeare



A CAIXA Cultural Curitiba apresenta, de 4 a 7 de setembro, o espetáculo Muito Barulho Por Quase Nada, do Clowns de Shakespeare, que reestreia como parte das comemorações de 20 anos do prestigiado grupo potiguar. A montagem de 2003 é dirigida por Fernando Yamamoto, integrante dos Clowns, e Eduardo Moreira, um dos fundadores do Grupo Galpão, de Belo Horizonte. Esta combinação do sotaque potiguar com o mineiro resultou em uma comédia leve e pitoresca, com música composta e executada ao vivo pelos atores.



Adaptação da obra “quase” homônima de William Shakespeare, a montagem conta a história de dois amores: a paixão romântica e idealizada de Hero e Claudio e a feroz e espirituosa troca de farpas entre Benedicto e Beatriz. Enquanto o Sr. Leonato, o Príncipe Dom Pedro e outros personagens tentam unir os amantes em pé de guerra, Don John, o irmão bastardo do Príncipe, faz de tudo para estragar o clima festivo e divertido. O elenco é formado por Camille Carvalho, Dudu Galvão, Joel Monteiro, João Ricardo Aguiar, Marco França, Paula Queiroz e Renata Kaiser.



Viabilizado em condições precárias e com baixíssimo orçamento, o espetáculo atravessou fronteiras até aquele momento inimagináveis para o grupo nordestino, que ainda vivenciava sua profissionalização: passou por mais de 60 cidades, em 16 estados do país, participando de importantes festivais como o Palco Giratório (Sesc Nacional), o Festival Internacional de São José do Rio Preto – FIT, o Festival Latino-americano de Teatro da Bahia, dentre outros. Foi o grande vencedor do Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga (CE), um dos mais importantes da região Nordeste, e cumpriu duas temporadas na cidade de São Paulo, no teatro Sesc Anchieta (2005) e TUSP (2007).



O grupo

Fundado em 1993, em Natal, Rio Grande do Norte, o Grupo de Teatro Clowns de Shakespeare desenvolve um trabalho de investigação teatral com foco na construção da presença cênica do ator, na musicalidade e no teatro popular, em uma perspectiva colaborativa. As comédias shakespearianas são parte inerente desta pesquisa. Sem adotar uma atitude "museológica" sobre o bardo, o desafio tem sido encontrar na universalidade de sua obra o que faz sentido para o grupo.



Fazem parte do repertório do Clowns de Shakespeare as peças Sua Incelença, Ricardo III (2010), fruto do encontro do grupo com Gabriel Villela; Farsa da Boa Preguiça (2010), adaptação da obra de Ariano Suassuna originada de um processo compartilhado com os paraibanos do grupo Ser Tão Teatro (PB); e Fábulas (2006), montagem infantil que rendeu à companhia os mais importantes prêmios do gênero como melhor direção (Fernando Yamamoto) e ator (Rogério Ferraz) pela APCA (Associação Paulista dos Críticos de Artes) e FEMSA/Coca-Cola em 2007.



Serviço:

Muito Barulho Por Quase Nada – Clowns de Shakespeare

Local: CAIXA Cultural Curitiba – Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Curitiba (PR)

Data: 04 a 07 de setembro (quinta-feira a domingo)

Horários: de quinta-feira a sábado às 20h e domingo às 19h

Ingressos: Vendas a partir de 30 de agosto (sábado). R$ 10 e R$ 5 (meia - conforme legislação e correntistas que pagarem com cartão de débito CAIXA)

Bilheteria: (41) 2118-5111 (de terça a sábado das 12h às 20h, e domingo, das 16h às 19h)

Classificação etária: Livre para todos os públicos

Lotação máxima: 125 lugares (2 para cadeirantes)

Nenhum comentário: