quinta-feira, 4 de setembro de 2014

CENA HQ - CINCO HISTÓRIAS DE SOLIDÃO NA CAIXA CULTURAL CURITIBA

CINCO HISTÓRIAS DE SOLIDÃO NA CAIXA CULTURAL CURITIBA
Cena HQ de setembro recebe leitura cênica de quadrinho com histórias vividas por personagens homossexuais


A CAIXA Cultural Curitiba apresenta, no dia 10 de setembro, mais uma edição do projeto Cena HQ, realizado pela Vigor Mortis em parceria com a Quadrinhofilia, que desta vez terá leitura cênica do quadrinho Ciranda da Solidão, de Mário César. A direção é do figurinista e diretor teatral Paulo Vinícius, que bate um papo com o autor após a apresentação.

Ciranda da Solidão é formada por cinco histórias sobre homossexuais lidando com dramas como ciúmes, nostalgia, descoberta da sexualidade na adolescência e encontros e desencontros amorosos. O livro, publicado pela Balão Editorial em 2013, é o quarto volume de uma série sobre a vida cotidiana, intitulada EntreQuadros.

Primeiro trabalho do autor abordando o universo LGBT, o quadrinho compõe um mosaico que revela, com extrema sensibilidade, que os dilemas e angústias vividos pelos personagens são os mesmos de qualquer pessoa, independentemente da opção sexual. Há um adolescente que se descobre atraído por um colega ao mesmo tempo em que enfrenta as transformações de seu corpo, um idoso com Alzheimer que relembra os anos vividos ao lado de seu companheiro e um casal de lésbicas em um momento tumultuado do relacionamento.

Uma das histórias, À Primeira Vista, autobiográfica, narra o começo da paixão entre dois rapazes que se notam na rua. O livro conseguiu apoio dos leitores e foi bancado por meio da plataforma Catarse, de financiamento coletivo do tipo crowdfunding.

Sobre o autor:
Mário César é autor e editor de histórias em quadrinhos, além de atuar como ilustrador, chargista e designer gráfico freelancer. Foi indicado ao Troféu HQ Mix 2011 nas categorias Novo Talento - Roteirista e Novo Talento - Desenhista. Também é coeditor do álbumPequenos Heróis, vencedor do Troféu HQ Mix 2010 de publicação infanto-juvenil.

Já foi diretor de arte e editor de quadrinhos da Editora Via Lettera, na qual editou diversos títulos como Front, Bone (Jeff Smith), Como Coelhos (Ralf König), NoiteLuz (Marcelo D’Salete), A História dos Judeus (Stan Mack) e Castelo Adormecido (Linda Medley).

Sobre o Cena HQ:
O projeto estreou na CAIXA Cultural Curitiba em 2012 e desde então, já foram apresentadas mais de 20 leituras. Em 2013, o Cena HQ trouxe, pela primeira vez, autores estrangeiros à cena e, este ano, chega à sua terceira edição colecionando duas indicações consecutivas ao Troféu HQMix.

Com curadoria de autores de José Aguiar e curadoria de encenadores de Paulo Biscaia Filho, o Cena HQ promove discussões sobre a produção de quadrinhos no Brasil por meio de suas leituras, sempre seguidas de um debate entre o encenador e o autor da obra. Mais informações podem ser encontradas no facebook do projeto/cenahqbrasil.


Serviço:
Literatura: Cena HQ – Ciranda da Solidão, de Mário César
Local: CAIXA Cultural Curitiba – Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Curitiba (PR)
Data: 10 de setembro de 2014 (quarta-feira)
Horário: quarta-feira às 20h
Ingressos: Entrada franca. Retirada de ingressos a partir das 19h
Bilheteria: (41) 2118-5111 (de terça a sábado, das 12h às 20h, edomingo, das 16h às 19h)
Classificação etária: Não recomendado para menores de 14 anos
Lotação: 125 lugares (2 para cadeirantes)

Nenhum comentário: