terça-feira, 9 de setembro de 2014

EXPOSIÇÃO - ESPORTE MOVIMENTO NA CAIXA CULTURAL CURITIBA

Vista por mais de 8 mil pessoas em SP, exposição apresenta cerca de dois mil itens da maior coleção esportiva privada do mundo
 
A Caixa Cultural Curitiba apresenta, de 16 de setembro a 30 de novembro de 2014, a etapa curitibana da exposição inédita no Brasil Esporte Movimento, uma seleção de aproximadamente dois mil itens da coleção de mais de 70 mil artefatos esportivos pertencentes ao colecionador Roberto Gesta de Melo.
 
Um recorte da maior coleção privada de artefatos esportivos do mundo, a exposição reúne selos, moedas, troféus, tochas, fotografias, vídeos, medalhas originais e demais objetos relacionados ao esporte. Além disso, em uma área específica da exposição, uma tocha estará disponível ao toque do público, em uma ação que visa à inclusão de deficientes visuais na mostra.  
 
O projeto procura apresentar um panorama das mais diferentes dimensões que cercam a prática esportiva. Composta por oito núcleos, a exposição fará um passeio pela história do esporte, começando pelas pinturas rupestres e chegando até os dias atuais. Durante a exposição, haverá, ainda, homenagem a diversos esportistas que tiveram grande importância para o cenário histórico do esporte mundial.
 
Além dos itens expostos no espaço da CAIXA Cultural Curitiba, complementam a exposição 30 tochas que serão expostas em 15 agências da CAIXA em Curitiba e região metropolitana, aproximando ainda mais o público da proposta do projeto.
 
Sobre o curador:
Roberto Gesta de Melo, representante da América do Sul no Conselho da Associação Internacional das Federações de Atletismo (IAAF), é presidente da Confederação Sul-Americana de Atletismo (CONSUDATLE) e da Associação Ibero-Americana de Atletismo (AIA). Dono de uma das maiores coleções particulares de itens esportivos do mundo, foi presidente da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), vice-presidente da Confederação Brasileira de Vôlei (CBV) e secretário de Esportes do Governo do Estado do Amazonas. Nascido em 22 de março de 1945, em Manaus (AM), é graduado em direito pela Universidade Federal do Amazonas.
 
 
Serviço:
Exposição Esporte Movimento
Local: CAIXA Cultural Curitiba – Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Curitiba (PR)
Visitação: 16 de setembro a 30 de novembro
Horário: de terça a sábado das 9h às 20h e domingo das 10h às 19h
Informações: (41) 2118-5114
Classificação etária: Livre para todos os públicos
Ingressos: Entrada franca
Acesso para pessoas com deficiência
Facebook: https://www.facebook.com/ExposicaoEsporteMovimento

Nenhum comentário: