terça-feira, 30 de setembro de 2014

MUSEU DO BONECO ANIMADO (MBA) REALIZA EXPOSIÇÃO “CONSTRUINDO FANTASIAS”

Alunos da APAE (SJP) criam bonecos para exposição. Crédito: Ary Portugal
Cartaz da exposição 

No mês em que se comemora o Dia das Crianças alunos da APAE criam bonecos
A Prefeitura de São José dos Pinhais, por meio de sua Secretaria de Cultura/Museu do Boneco Animado com a participação da  APAE, realizam a exposição de bonecos “Construindo Fantasias” que acontece de 1º. a 31 de outubro  no Museu do Boneco Animado em São José dos Pinhais. A museóloga e responsável pelo MBA, Zelinda Fialla,  atuou no Museu Atílio Rocco (SJP) durante 15 anos e atualmente está à frente do MBA, comenta que trabalhar no MBA trouxe-lhe novas perspectivas e experiências. “A cada dia surgem ideias e desafios, trabalhar com o lúdico é enriquecedor. O encanto que o MBA desperta é motivador”.
Imbuída deste espírito renovador surgiu a ideia de realizar durante o mês de outubro, quando é comemorado o Dia da Criança, uma exposição especial dentro do Programa Meu Boneco no Museu cuja proposta busca trazer  novos olhares sob o boneco por meio de diferentes profissionais: artistas plásticos, bonequeiros, artesãos, colecionadores,  comunidade, enfim todas as pessoas que têm uma relação com a magia do boneco.

Zelinda Fialla queria fazer algo que além de despertar o interesse do visitante, pudesse chamar a atenção pela criatividade. E, em uma das visitas da APAE ao MBA a ideia tomou forma quando conversou com Izabel Cristina Zarpelon Trevisan, diretora da APAE. “Assim como todos os indivíduos, a pessoa com deficiência intelectual possui potencialidades e dificuldades. Esta  interação do Museu do Boneco Animado, Oficina de Bonecos e a APAE possibilita mostrar  o potencial artístico dos nossos alunos”. Declarou Izabel.

Do encontro, surgiu a ideia de realizar a exposição “Construindo Fantasias” com bonecos feitos em espuma e materiais recicláveis como garrafa plástica que serão transformados em fantoches. Para a criação dos bonecos, 20 alunos do EJA que participam da APAE estão recebendo orientações dos bonequeiros da Oficina de Bonecos coordenados por Sandra Cristina de Souza que declara ser esta um dos momentos mais emocionantes que viveu nos últimos tempos.

A experiência está sendo muito produtiva para os alunos da APAE em plena produção de  seus próprios bonecos que ficarão expostos no MBA, para os bonequeiros pelo contato animado e  cheio de carinho,  dos alunos e as professoras de arte da APAE que estão aprendendo as técnicas que envolvem este delicado trabalho de criar  bonecos. “Mais do que criar bonecos, ou fazer a exposição;  estamos transformando sonhos em realidade. E estamos adorando!” Declara  Zelinda Fialla que está muito animada com esta nova exposição.

Serviço:
Exposição “Construindo Fantasias”
End.: Praça Getúlio Vargas, 1027 Centro – São José dos Pinhais/PR
Tel.: (41) 3381-5903
Período de exposição: de 1º.  a 31 de outubro de 2014
Horário de Visitação: De segunda a sexta-feira das 8h às 12h e das 13h às 17h e no último sábado de cada mês, das 10h às 14h.
museu.boneco@sjp.pr.gpv.br
www.sjp.pr.gov.br/museu-do-boneco-animado
Entrada: Franca
Classificação: Livre

Nenhum comentário: