terça-feira, 30 de setembro de 2014

VENCEDOR DO TROFÉU HQ MIX, CENA HQ RECEBE AUTOR ARGENTINO NA CAIXA CULTURAL CURITIBA


CENA HQ RECEBE AUTOR ARGENTINO NA CAIXA CULTURAL CURITIBA
Projeto vencedor do 26º Troféu HQ Mix apresenta leitura cênica do quadrinho El Hipnotizador, com presença do quadrinista Juan Sanza Valiente




A CAIXA Cultural Curitiba apresenta, no dia 08 de outubro, a leitura cênica do quadrinho El Hipnotizador, dos argentinos Pablo de Santis e Juan Sanza Valiente, em mais uma edição do Cena HQ, projeto que acaba de vencer o 26º Troféu HQ Mix na categoria Produção para Outras Linguagens. O diretor convidado é o ator, dramaturgo e cineasta Marcelo Munhoz, que conversa com Valiente em um bate-papo após a apresentação. Fazem parte do elenco Andrei Moscheto, Greice Barros, Hique Veiga e Marcio Juliano. A música é de Luís Otávio Almeida. 

Com roteiro de Pablo De Santis e desenhos de Juan Saenz Valiente, o quadrinho é uma mistura de thriller policial e aventura paranormal narrada pelo administrador do antigo Hotel The Violet, Mr. Salinero. O protagonista de suas histórias fantásticas é um solitário, insone e misterioso hóspede do hotel, o Sr. Arenas, que abandonou a profissão de médico para se dedicar ao hipnotismo. Em sua missão de recuperar episódios traumáticos da vida de seus pacientes, o hipnotizador mergulha nos labirintos complexos e, por vezes, sangrentos da memória.

Os autores:
El Hipnotizador, que marca o retorno do escritor Pablo De Santis aos roteiros de quadrinhos, foi originalmente serializada na revistaFierro, em 2010, e depois transformado em livro pela editora Casterman (França) e pela Editorial Sudamericana (Argentina).

De Santis foi considerado pela revista Fierro, na década de 1980, como um dos artistas mais promissores de sua geração, antes de se tornar um renomado romancista autor de livros premiados comoO Enigma de Paris (2007). Seu trabalho é marcado por uma escrita de diálogos precisos, descrições elaboradas e história engenhosa.

Juan Sanz Valiente, conhecido por um desenho de tratamento elaborado, de expressão excêntrica e com um toque delicado de humor, cria uma Buenos Aires na fronteira entre o real e o fantástico, mas com incrível verossimilhança.

Sobre o Cena HQ:
O projeto estreou na CAIXA Cultural Curitiba em 2012 e desde então, já foram apresentadas mais de 20 leituras. Em 2013, o Cena HQ trouxe, pela primeira vez, autores estrangeiros à cena e, este ano, chega à sua terceira edição com a premiação no 26º Troféu HQ Mix, na categoria Produção para Outras Linguagens, em cerimônia realizada no dia 13 de setembro no Teatro do Sesc Pompéia, em São Paulo. “É a prova de que conseguimos transformar o projeto em referência para o cenário de quadrinhos no Brasil”, analisa Paulo Biscaia.

Com curadoria de autores do quadrinista José Aguiar e curadoria de encenadores do cineasta e dramaturgo Paulo Biscaia Filho, o Cena HQ promove discussões sobre a produção de quadrinhos no Brasil por meio de suas leituras, sempre seguidas de um debate entre o encenador e o autor da obra. Mais informações podem ser encontradas no facebook do projeto/cenahqbrasil.



Serviço:
Literatura: Cena HQ – El Hipnotizador
Local: CAIXA Cultural Curitiba – Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Curitiba (PR)
Data: 08 de outubro de 2014 (quarta-feira)
Horário: quarta-feira às 20h
Ingressos: Entrada franca. Retirada de ingressos a partir das 19h
Bilheteria: (41) 2118-5111 (de terça a sábado, das 12h às 20h, edomingo, das 16h às 19h)
Classificação etária: Não recomendado para menores de 14 anos
Lotação: 125 lugares (2 para cadeirantes)

Nenhum comentário: