quarta-feira, 22 de outubro de 2014

CINEMA EXPERIMENTAL FRANCÊS NA CAIXA CULTURAL CURITIBA



Mostra coloca em diálogo filmes da vanguarda e do cinema experimental francês contemporâneo; também haverá cine-concerto, performance e oficinas 


A CAIXA Cultural Curitiba apresenta, de 28 de outubro a 1º de novembro, a mostra de filmes Cinema Experimental Francês, que lança um olhar sobre a estética e prática desse tipo de produção. Em cada uma das nove sessões temáticas serão postos em diálogo um filme importante da vanguarda francesa e filmes do cinema experimental contemporâneo de cineastas e videoartistas renomados, tais como Man Ray, Irmãos Lumière, Patrick Bokanowski e Vivian Ostrovski. São obras originais, muitas exibidas em película de 16 e 8 milímetros, que passam longe do circuito de exibição tradicional.

A sessão da noite de abertura, no dia 28 de outubro, será um cine-concerto – a exibição de um filme mudo com execução de trilha sonora ao vivo. Também haverá debate entre os curadores e o público após cada sessão temática e oficinas que apresentam técnicas de manipulação artesanal da película, tais como Quimiografia e Raiografia, ministrada pela cineasta Silvi Simon. Ela também fará a performance Olhar, no dia 1 de novembro, em que manipula a imagem diante do público com a ajuda de dois projetores e um globo com água.

Cinema experimental:
Por cinema experimental, entende-se um cinema de prática livre, seja sob os aspectos plásticos, políticos, abstratos ou ficcionais, que ultrapassa em transgressão os limites dos gêneros cinematográficos, da narrativa linear e dos fins econômicos das obras.

Na França, o cinema experimental sempre teve grande vitalidade e conta com o apoio de importantes instituições que facilitam a criação e circulação dos filmes. O Centre Pompidou desenvolve uma política de aquisição de filmes experimentais, nivelando-os às artes modernas e contemporâneas. Algumas estruturas associativas de distribuição constituem um catálogo que facilita a circulação desses filmes. Festivais reconhecidos abrem janela para a exibição deste tipo de filme como La Rochelle, FID Marseille e Festival de Pantin. Por fim, há laboratórios independentes que permitem aos cineastas trabalhar pessoalmente nas cópias de seus filmes, transformando a finalização também em elemento de criação.

A mostra é realizada pela 3 Moinhos Produções, em parceria com a associação francesa Braquage/Aménagements Expérimentaux (Assalto/Instalações Experimentais), que há mais de 15 anos tem como objetivo promover o conhecimento sobre o cinema experimental. Os dois curadores desta mostra, Francesca Veneziano e Sébastien Ronceray, são membros ativos dessa associação.

Curadoria:
Francesca Veneziano, teórica do cinema, é doutora em Cinema pela Universidade de Pisa, Itália. Membro da Braquage desde 2011, ela é a principal responsável pela concepção dos workshops de sensibilização.
Sébastien Ronceray organiza mostras de filmes experimentais, conferências e workshops. Trabalha no setor pedagógico da Cinemateca Francesa e é analista de cinema e membro do comitê de reflexão do Museu da Dança.  Paralelamente, desenvolve projetos como cineasta.

PROGRAMAÇÃO POR DIA
28/10 – terça-feira
19h – Cine-concerto – sessão seguida de coquetel. (50min, 16mm)
Em duas épocas distantes, os filmes Ménilmontant, de Dimitri Kirsanoff, e Terminus for you, de Nicolas Rey, nos falam da cidade: de seu caos, da velocidade crescente e incontrolável que ela orquestra, da tragédia das relações que ela origina. Os filmes serão acompanhados por um cine-concerto do músico Petrônio.

29/10 – quarta-feira
14h - Oficina de Cinema Experimental (10 vagas)
Ministrado por Silvi Simon, cofundadora do coletivo Burtscratch, que cria, produz e exibe filmes experimentais desde 1993 na cidade de Strasbourg, na França. O curso apresenta algumas técnicas de manipulação artesanal da película, tais como Quimiografia e Raiografia.
18h – Crepitações (72min, 16mm e super-8, legenda eletrônica em português)
Rodados em Super-8 ou em 16mm, estas “crepitações” visuais ou sonoras integram a fragmentação, o flicker, o desenquadramento, o impacto de luzes e cores, a variação, o relâmpago, o fogo, o tremor, a evocação e o desequilíbrio até a queda ou a disparição.
20h - Reutilização de imagens (55min, 16mm, legenda eletrônica em português)
Imagens roubadas de outros tempos ou de outros olhares se juntam, se confundem e confundem percepções e coordenadas. Estes cineastas retomam as visões de outros e as recortam, as montam de outra forma, transgredindo as ideias ou histórias que ali existiam originalmente.

30/10 – quinta-feira
14h - Oficina de Cinema Experimental (10 vagas)
18h - Estados do corpo (63min, 16mm e digital)
Encenar a si mesmo, escrutar o próprio corpo, tentar dar conta de um estado interior capturando as palpitações e os gestos, misturar a tudo isso uma relação à própria matéria do filme: tais são as propostas de um cinema no qual figuras, movimentos e oscilações nos levam a considerar a representação do corpo como uma coreografia de imagens.
20h – Espaço urbano, espaço fílmico (49min, 16mm e digital)
O espaço físico desvia-se em lugar íntimo quando esses cineastas lançam seu olhar para a cidade. Deslocando-se do exterior para o interior – dos muros e dos prédios até as lembranças às quais esses locais remetem –, eles transformam o cotidiano da cidade através da projeção de desejos pessoais.

31/10 – sexta-feira
14h - Oficina de Cinema Experimental (10 vagas)
18h - Cinema de poesia (59min, 16mm e digital, legenda eletrônica em português)
Imagens e algumas palavras permitem mergulhar o espectador em uma relação sensível ao mundo e captar o pensamento íntimo e poético de um artista.
20h - Ver alhures (59min, 16mm e digital, legenda eletrônica em português)
O olhar singular que os cineastas experimentais têm sobre o mundo a partir de suas práticas do cinema leva muitos deles a se confrontar com realidades diferentes das suas.

01/11 – sábado
17h - OLHAR, Performance de Silvi Simon:
A artista francesa Silvi Simon é uma alquimista da imagem: gosta de destilá-la, de manipulá-la como uma matéria, de metamorfoseá-la. É o que ela promete mostrar a seus espectadores, com a ajuda de dois projetores e um globo com água, durante a performance “Olhar”.
18h – O Cinema Experimental Francês
Debate com os curadores Sébastien Ronceray e Francesca Veneziano
20h - Mais rápido que os Lumière (60min, 16mm e super-8)
Desde os filmes rodados pelos irmãos Lumière com a câmera fixa, o cinema tem buscado outros modos para dar conta do ritmo da vida, de sua pulsação, da energia das cidades e dos corpos em movimento, particularmente através de efeitos de montagem.



Serviço:
Cinema: Mostra Cinema Experimental Francês
Local: CAIXA Cultural Curitiba – Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Curitiba (PR)
Data:  28 de outubro a 01 de novembro de 2014
Horários: terça-feira a sábado, em diversos horários (ver programação acima)
Ingressos: Ingressos à venda somente nos dias da mostra para os filmes do dia. R$ 4 e R$ 2 (meia - conforme legislação e correntistas que pagarem com cartão de débito CAIXA). Oficinas e debates gratuitos.
Bilheteria: (41) 2118-5111 (de terça a sábado das 12h às 20h, e domingo, das 16h às 19h)
Classificação etária: Recomendado para maiores de 18 anos
Lotação máxima: 125 lugares (2 para cadeirantes)
Oficinas: inscrições pelo e-mail caixacultural08.pr@caixa.gov.br, a partir do dia 20 de outubro, informando o dia de interesse, nome, idade e telefone de contato. A relação dos inscritos será divulgada no dia 23 de outubro.

Nenhum comentário: