quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Entre o silêncio e a obra: Uma reflexão sobre o fazer artístico


Entre o silêncio e a obra: Uma reflexão sobre o fazer artístico
de Catherine Lépront


Título Original: Entre le silence et l aeuvre

Tradutor: Caio Meira



Gênero: Ensaio/ Teoria literária

Páginas: 294

Formato: 16 x 23 cm


     

  
UMA ANÁLISE DO PROCESSO CRIATIVO. DO SURGIMENTO DA IDEIA AOS ÚLTIMOS RETOQUES

A autora analisa o processo criativo não somente a partir do momento inicial prático da obra, mas desde o surgimento da ideia (silêncio), até os últimos toques acrescentados (obra). Cadernos de trabalho, anotações, cartas e diários são componentes fundamentais para a compreensão artística plena, pois os admiradores e estudiosos não imaginam qual o verdadeiro caminho percorrido até o resultado final.

Lépront analisa o mutismo, referente aos trabalhos deixados de lado, que permanecerão intocados e desconhecidos para a grande maioria das pessoas.
A criação continua a ser um mistério, mas Catherine Lépront ajuda o ledor a penetrar nesse mundo, se não para entendê-lo, pelo menos para tornar mais rica e premente a experiência como leitores, ouvintes e contempladores do mundo.

·     Em 1992, a autora conquistou o Prêmio Goncourt, o mais prestigiado prêmio literário da França, pela obra Trois Gardiennes. Já em 2003, venceu também os Prêmios Charles Exbrayat e Louis Guilloux, por Des gens du monde. Faleceu aos 61 anos, em 2012.


um lançamento da




Nenhum comentário: