terça-feira, 21 de outubro de 2014

MARÍLIA RAZUK APRESENTA INDIVIDUAL DE AMILCAR DE CASTRO

 Década de 1980, de Amilcar de Castro



A Galeria Marília Razuk apresenta exposição individual de Amilcar de Castro (Paraisópolis, MG, 1920 – BH, MG, 2002), de 30 de outubro de 2014 a 30 de janeiro de 2015. Com curadoria de Rodrigo de Castro, a mostra reúne uma seleção de aproximadamente 25 obras, entre esculturas em aço cortén, pinturas em acrílica sobre tela e sobre papel e pinturas sobre Eucatex.

Datadas das décadas de 1970 e 1980, essas obras foram selecionadas, segundo o curador, “pela pouca visibilidade expositiva que tiveram na trajetória do artista”.

Entre telas de diversas dimensões e algumas em grandes formatos, uma poderá ser vista pela primeira vez. Também inédito é o conjunto de pintura em preto e branco sobre Eucatex.

Nesses trabalhos, a acrílica era aplicada com vassoura ou trincha no lugar do tradicional pincel, em gestos contínuos e espontâneos. Nas diversas formas de incisão no espaço bidimensional, Amilcar revelou, com sua peculiar linguagem construtiva, um notável exercício de liberdade.

Da obra tridimensional, marcante na carreira de Amilcar de Castro, foram selecionadas esculturas da célebre série “Corte e Dobra”, descritas pelo crítico Tadeu Chiarelli, como “formas bidimensionais anônimas e fechadas em si mesmas (o retângulo, a circunferência), transformadas por uma ação. Uma ação que rompendo a inércia da forma-matriz, projeta-a para o tridimensional, transformando-a e transformando o espaço ao redor”.

Ainda serão apresentadas esculturas da série de “Corte”. Surgidas na década de 1980, esses blocos geométricos, feitos com chapas bem mais espessas e compactas, apresentam, além do corte, o gesto de deslocamento de parte da obra no espaço, permitindo várias possibilidades de composição.

Marília Razuk, também de origem mineira, tem uma relação forte com Amilcar de Castro. Foi com uma exposição do artista, com o qual trabalha desde 1998, que a galeria celebrou seu vigésimo aniversário, em 2012.



SERVIÇO – AMILCAR DE CASTRO

Abertura para convidados: 30 de outubro, quinta-feira, às 19h

Período expositivo: 31 de outubro de 2014 a 30 de janeiro de 2015

Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 10h30 às 19h/ sábado das 12h às 17h

Galeria Marília Razuk

SALA 1 - Rua Jerônimo da Veiga, 131 - Itaim Bibi - São Paulo.

Tel: + 55 11 3079-0853

Nenhum comentário: