quarta-feira, 22 de outubro de 2014

PROGRAMAÇÃO CINEMATECA

PROGRAMAÇÃO CINEMATECA

23 a 29 de outubro de 2014


Data: 25 de outubro de 2014

Nome da atração: Cineclube da Cinemateca apresenta Ciclo Joseph H. Lewis (continuação)

25/10 - Reinado do Terror
(Terror in a Texas Town, 1958/EUA - 80 minutos; 12 anos)

George Hansen (Sterling Hayden), um marinheiro sueco recém-chegado a uma pequena cidade do velho oeste, procura vingança ao saber que um ganancioso homem de negócios ordenou a morte de seu pai por uma disputa de terras. Contra um perigoso pistoleiro contratado para matá-lo, Hansen pretende lançar mão de sua única arma: um velho arpão.

Classificação Indicativa: 14 anos
Horário: 15h
Local: Cinemateca

Ingresso: gratuito




Data: 22 e 23 de outubro de 2014

Nome da atração: Exibição do filme “Poderosa Adoração”

Gênero: PR, 18', Dramédia, Cor

Descrição: Em um mundo caótico, quatro pessoas buscaram uma sustentação. Assim, formaram um culto religioso, uma seita. Sua maior razão: não serem filhos perdidos da terra. O preenchimento espiritual veio, assim como veio a degradação, pois a mão humana constrói, a mão humana destrói.
Em crise, as bases da seita oscilam e tudo pode estar para desmoronar, quando as infidelidades do mentor-mor começam a vir à tona e as fiéis, em paixão descontrolada, estão prestes a se rebelar.
Ficha técnica: 
Produção Independente; Roteiro e direção: Leandro Cavalheiro; Diretor de arte: Ricardo Di Carlo; Diretores de Fotografia: Gilmar Marques e Michelle Barllet; Elenco: Ricardo Di Carlo, Helena Veiga, Jana Chaves e Denise França; Montagem e Finalização (Edição de Imagem, Efeitos Visuais, Desenho de Som e Mixagem [casos sejam necessárias essas informações]): Leandro Cavalheiro; Trilha sonora composta e performada por Leonardo Gonçalves Fischer e Lucas Seman; Canção Original: Lucas Seman e Vinícius Figueiredo; Divulgação e Marketing: Ricardo Di Carlo.

Horário: 19h
Local: Cinemateca

Ingresso: gratuito



Data: 24 a 26 de outubro de 2014

Nome da atração:  Mondo Estronho
Descrição: Acontece na Cinemateca de Curitiba, entre os dias 24 e 26 de outubro, o evento Mondo Estranho, que mescla literatura e cinema, através de palestras, bate-papos, exibição de filmes e outras atividades.
Além da divulgação da arte local, também serão exibidos clips de bandas e artistas curitibanos nos intervalos das palestras. O objetivo é promover uma troca de experiência e informações com nomes da literatura e cinema de todo o Brasil. Para esta edição, foram convidados autores, críticos, editores e cineastas do Paraná, Rio de Janeiro, São Paulo, Pernambuco, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
Os temas das palestras vão da literatura juvenil (desvendando o Mundo de Oz) ao cinema de horror. Painéis sobre literatura fantástica e cinema independente, oficinas, dicas para autores novatos, lançamentos literários e um talk show diferente, com a participação da Banda Cadaver.
A programação inclui também a exibição de curtas e longas do cinema independente de Curitiba e de outras partes do Brasil.
Outro tópico especial que acontecerá dentro do evento é o encontro de escritores durante a madrugada, dentro da Cinemateca. Eles ficarão confinados para escreverem contos de horror sob o tema “Uma noite na Cinemateca”. Essa compilação será publicada em livro e eBook, pela Editora Estronho (uma das idealizadores do Mondo Estronho, ao lado da Editora Arte & Letra) e lançado no Mondo Estronho de 2015.
A entrada é gratuita, inclusive para a exibição dos filmes. A capacidade da Sala Groff é de 104 pessoas, portanto confira a programação e chegue cedo (link da programação: www.estronho.com.br/mondoestronho). Se você quiser ajudar na campanha de doação de livros usados, leve um em bom estado. Os livros serão repassados para a Fundação Cultural de Curitiba, que fará a distribuição nas Tubotecas e/ou projetos semelhantes.

Programação:
DIA 24/10 – SEXTA-FEIRA
SAGUÃO
Feira de livros, camisetas e DVDs - das 14h às 19h
SALA GROFF DE CINEMA
14h20 exibição de Zombio 1, de Petter Baiestorf  *com a presença do diretor


15h20 exibição de Nevermore: três pesadelos e um delírio de Edgar Allan Poe, de Paulo Biscaia Filho


16h20 exibição de Como Irritar Dândis do Hardcore, de Gurcius Gewdner


16h50 exibição de Entrei em Pânico 2, de Felipe Guerra
19h   Abertura oficial com interação junto ao público, com a brincadeira "Literatura de Improviso". Participantes: Marcelo Amado, Francine Cruz, Gustavo Norris, Petter Baiestorf e Banda Radio Cadaver. Funcionará da seguinte forma: a plateia vai dar um título e cada autor terá 3 minutos para criar, no susto, um argumento do que seria um conto ou romance sob o ponto de vista do gênero que ele vai defender (fantasia, terror/humor e romantismo). Petter Baiestorf irá sugerir o elenco ideal, caso a obra proposta se transformasse em filme e os integrantes da Radio Cadaver escolherão a trilha sonora ideal para cada roteiro.
20h  Talk show com a apresentação de Paulo Dalla Stella (Curitiba Connection) e os convidados: Duda Falcão (falando sobre sua carreira de escritor, a editora Argonautas e sobre a Odisseia de Literatura Fantástica de Porto Alegre), Luís Henrique Pellanda (falando sobre a cena curitibana de literatura e o mito "Vampiro de Curitiba"), Flavia Noguera e Doca Soares (falando sobre o Zombie Walk Curitiba) e Lincoln Schindler (falando em nome do Conselho Steampunk Loja Paraná, sobre o movimento Steampunk). Acompanhando o talk show, a banda Radio Cadaver.

DIA 25/10 – SÁBADO
SAGUÃO
Feira de livros, camisetas e DVDs - das 14h às 20h
15h Início da sessão de autógrafos com Celly Borges, Duda FalcãoRoman Schossig, Thiago Tizzot, Adriano Siqueira, Alex Mir e outros autores a confirmar.
SALA DE CURSOS E OFICINAS
14h Bate-papo com Adriano Siqueira. Tema "Os vampiros da literatura, no cinema".
15h Bate-papo com Marcelo Amado. Tema "O que escritores novatos (ou nem tanto) NÃO devem fazer?"
16h Venda seu peixe! Para autores em geral (independentes ou não). Cada autor terá 3 minutos para falar sobre seu livro. E no final, tempo para trocas e vendas de livros (veja regras abaixo da programação*).
17h Oficina: criação de mundos de fantasia, com Thiago Tizzot*
SALA GROFF DE CINEMA
18h10 Bate-papo "Reinvenção de mitos, folclore e escrita", com Felipe Castilho e Alex Mir.
19h10 Bate-papo "Álvares de Azevedo: uma alma feita de spleen", com Luciana Fátima.
20h00 Palestra "Muito além do mágico: redescobrindo o Mundo de Oz", com Carol Chiovatto e Bruno Anselmi Matangrano.
21h00 Painel "Bang! A explosão da fantasia no Brasil", com Ana Cristina Rodrigues (mediadora), Thiago Tizzot, Duda Falcão, Felipe Castilho e Gustavo Brasman. Apoio: Revista Bang!

Evento Especial "Escritas Noturnas: uma noite na Cinemateca"

Autores convidados passarão a noite dentro da Cinemateca escrevendo contos de terror que serão publicados em antologia a ser lançada na edição 2015 do Mondo Estronho.
Participantes (já confirmados):
  • Adriano Siqueira, Arlindo Gonçalves, Alex Mir, Ana Cristina Rodrigues, Bruno Anselmi Matangrano, Carol Chiovatto, Celly Borges, Daniel Gonçalves, Duda Falcão (padrinho do evento), Helena Sofia, Isadora Dutra, Luciana Fátima, Marcelo Amado, Paulo Biscaia Filho, Petter Baiestorf e Thiago Tizzot.
Com direito a pocket show com Helena Sofia!

DIA 26/10 – DOMINGO
SAGUÃO
Feira de livros, camisetas e DVDs - das 14h às 20h
15h Lançamento e sessão de autógrafos de "HATARI: Revista de Cinema", com Demian Garcia e alunos da FAP, pela Editora Estronho.
19h Lançamento e sessão de autógrafos de "Era uma vez no Spaghetti Western: o estilo de Sergio Leone", com Rodrigo Carreiro.
SALA GROFF DE CINEMA
16h Exibição do filme Blerghhh!!!, de Petter Baiestorf  *com a presença do diretor.
16h45 Exibição do curta 68 Passos, de Rodrigo Forbeck *com a presença do diretor.
17h Painel "Cinema de Várzea", com Diana Moro (Mediadora), Paulo Biscaia Filho, Julio Wong e Petter Baiestorf.
17h50 Exibição do curta Mal Passado, de Júlio Wong *com a presença do diretor.
18h20 Palestra "O found footage de horror e os limites da representação", com Rodrigo Carreiro.
19h20 Exibição de Através da Lente (curta), de Eduardo Moreira *com a presença do diretor. 
19h30 Exibição de Zombio 2, de Petter Baiestorf *com a presença do diretor
21h10 Exibição de O Coração Que Falava Demais, de Paulo Biscaia Filho *com a presença do diretor.
Local: Cinemateca

Ingresso: gratuito



Nenhum comentário: