segunda-feira, 24 de novembro de 2014

A SABEDORIA DOS MITOS GREGOS NO ENCONTRO COM A PALAVRA DO CLUBE GRACIOSA


A edição de novembro do Encontro com a Palavra, realizado pela Biblioteca Bento Munhoz da Rocha Netto, do Graciosa Country Club, acontece nesta quinta-feira (27/11) colocando em discussão uma das mais antigas tradições literárias: os mitos gregos. A partir das 19h30, a professora de Língua e Literatura Grega e Vice-Cônsul Honorária da Grécia em Curitiba, Maria Lambros Comninos, explica mitos e relatos ligados à crença clássica em “A Sabedoria dos Mitos Gregos”.
 
“A mitologia grega é um paraíso rico em frutos de todos os sabores”, comenta a professora. “Há muito o que se explorar dentro das histórias antigas, curiosidades e ensinamentos”. Maria fala sobre os doze deuses olímpicos, revela alguns mitos e seus significados dentro da psicanálise.  Ela fala ainda sobre novas escavações que estão acontecendo em território grego, e ajudam a revelar com ricos detalhes as vivências deste povo e confirmam mitos que sobrevivem até hoje.
 
Maria discute a mitologia buscando seus sentidos mais profundos, comentando o comportamento imoral dos deuses, a crença do povo nestas figuras e como as histórias lendárias se relacionam com nosso dia-a-dia. “Os casais da Grécia Antiga, por exemplo, acendiam uma lareira na primeira vez que entravam em casa juntos, em honra à Héstia, deusa do lar”, explica, “uma tradição que se mantém naquele país até hoje”.
 
Nascida na ilha de Rhodes, capital do arquipélago do Dodecaneso na Grécia, a professora veio ao Brasil aos 10 anos, residindo em Florianópolis, onde se tornou Bacharel em Letras Clássicas. Já em Curitiba, realizou licenciatura em Letras Clássicas pela Universidade Federal do Paraná. Além de professora, Maria é diretora sócio-cultural do Círculo de Estudos Bandeirantes da PUC-PR.
 
 

Nenhum comentário: