quarta-feira, 12 de novembro de 2014

CAIXA CULTURAL CURITIBA OFERECE OFICINA DE ORIGAMI



Atividade ensina a pais e filhos técnicas da arte milenar japonesa que estimula a memória, a concentração e a criatividade


A CAIXA Cultural Curitiba oferece, por meio de seu Programa Educativo Gente Arteira, a oficina Origami – Arte e Educação, no dia 29 de novembro, das 15 às 17 horas. A ação visa aproximar, por meio de uma atividade lúdica, pais e filhos, que terão a oportunidade de aprender os conhecimentos básicos da arte milenar japonesa de dobraduras em papel. A atividade é direcionada a crianças de 6 a 12 anos, acompanhadas de seus pais. As inscrições devem ser feitas de 22 a 27 de novembro de 2014, pelo e-mail caixacultural08.pr@caixa.gov.br.  

A oficina será ministrada por Yurie Handa, formada em Desenho Industrial e que apresenta em seu currículo diversos cursos de origami realizados no Japão. Yurie conta que o origami “é uma atividade tradicional das famílias de imigrantes japoneses, que ainda se reúnem em datas específicas para a confecção desta arte milenar em prol da saúde, união, felicidade, festividade e prosperidade”. Por se tratar de um costume familiar, surgiu a ideia de realizar a oficina conjunta para os pais e filhos, que irão “aprender origami se divertindo e, principalmente, compartilhando novos conhecimentos”.

Origami
Segundo Yurie, o origami no Brasil é muito conhecido, embora pouco praticado, situação que vem mudando inclusive com a inserção da arte da dobradura no currículo de algumas escolas.

“Ori” vem do verbo “oru” (dobrar) e “gami” vem da palavra “kami” (papel). A prática ajuda no desenvolvimento intelectual, pois estimula a memória, a concentração, desperta a criatividade e trabalha a psicomotricidade, sendo recomendado para todas as idades.

Está prevista a realização de oficinas também para escolas a partir de fevereiro de 2015.



Serviço:
Oficina Origami – Arte e Educação
Local: CAIXA Cultural Curitiba – Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Curitiba (PR)
Data: 29 de novembro de 2014
Horários: sábado, das 15h às 17h
Inscrições: de 22 a 27 de novembro de 2014, pelo e-mail caixacultural08.pr@caixa.gov.br
Classificação etária: Não recomendado para menores de 6 anos
Lotação: 20 vagas (sendo 10 para os pais e 10 para os filhos)


Nenhum comentário: