sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Cinemateca apresenta Mostra de Direitos Humanos






            A Cinemateca de Curitiba apresenta de 14 a 19 de novembro a 9ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos do Hemisfério Sul, com 32 filmes entre curtas, médias e longas-metragens. A mostra foi organizada pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, em parceria com o Ministério da Cultura e a Universidade Federal Fluminense. Está dividida em outras quatro mostras paralelas: Competitiva, Memória e Verdade, Lúcia Murat e Inventar com a Diferença.

            A 9ª edição da Mostra de Cinema e Direitos Humanos abriu pela primeira vez a seleção competitiva para filmes do hemisfério sul, expandindo o diálogo com países da Ásia e da África. Com isso, estão presentes filmes do Egito, da Índia, da Jordânia e de diversos países latino-americanos. São filmes fortemente políticos, no documentário e na ficção, que mostram a diversidade de formas que o cinema inventa para trabalhar temas difíceis, violentos e polêmicos.

            A mostra Memória e Verdade reúne cinco filmes que abordam de diferentes maneiras fatos e narrativas que marcaram a segunda metade do século 20 no Brasil, a partir do Golpe de 64. O objetivo é discutir a memória ainda latente do trauma da ditadura no país. Com isso, a programação também inclui uma mostra de quatro filmes da cineasta Lúcia Murat, que levou para as telas a sua experiência com a tortura e encarceramento.

            A Mostra de Direitos Humanos se completa com a exibição de quatro filmes feitos por uma equipe de estudantes universitários de Cinema e Áudio, que registraram o processo e as experiências do projeto “Inventar com a Diferença”, realizado em escolas espalhadas pelo território nacional.



Programação



14 de novembro de 2014



19h (Abertura) Mostra Lúcia Murat – 16 anos

QUE BOM TE VER VIVA – LÚCIA MURAT (Brasil, 1989, 95’) – documentário.

Duas décadas depois, oito ex-presas políticas falam sobre a luta e a tortura vividas durante o regime militar brasileiro e a experiência de ter sobrevivido. Entre os depoimentos, delírios e confissões de uma personagem anônima, que reflete sobre o peso de ter sobrevivido lúcida às torturas.

21h Coquetel





15 de novembro de 2014



14h Mostra Competitiva 3 – 10 anos

O MERCADO DE NOTÍCIAS - JORGE FURTADO (BRASIL, 2014, 94’) – documentário.

O filme traz os depoimentos de treze importantes jornalistas brasileiros sobre o

sentido e a prática de sua profissão, as mudanças na maneira de consumir notícias, o futuro do jornalismo, e também sobre casos recentes da política brasileira, onde a cobertura da imprensa teve papel de grande destaque.

* Liberdade de expressão/ Proteção aos Defensores dos Direitos Humanos



SEIS COPOS DE CHAI - ANTARIKSH JAIN (Índia, 2014, 7’) – ficção Dharavi, um menino que trabalha como vendedor de chá e mora na favela mais

pobre de Mumbai, Dharavi, tem um simples desejo: ir para a escola como as outras crianças.

* Periferia / cidade / infância / trabalho infantil



16h Mostra Competitiva 4 – 14 anos

LA JAULA DE ORO - DIEGO QUEMADA-DÍEZ (MÉXICO, 2013, 108') - ficção

Três Jovens dos bairros baixos da Guatemala viajam aos EUA em busca de uma vida melhor. No caminho para o México conhecem Chauk, um indígena da serra de Chiapas que não fala espanhol. Viajando juntos em trens de carga, caminhando nas vias do trem, em breve terão que enfrentar uma dura realidade.

* Imigração / Violência / crianças e adolescentes



18h Mostra Lúcia Murat 2 – 16 anos

BRAVA GENTE BRASILEIRA – LÚCIA MURAT (Brasil, 2000, 103’) – ficção.

Em meados do século XVIII na região pantaneira, soldados portugueses

acompanham o cartógrafo Diogo em seu levantamento topográfico para a Coroa. O grupo se dirige ao Forte Coimbra, posto em permanente estado de guerra com os indígenas ao redor. Em meio ao conflito e a carnificina, se forma um terceiro mundo, onde os valores indígenas e portugueses já não existem.

20h (Debate)







16 de novembro de 2014



14h Mostra Competitiva 9 – 14 anos

AS CRIANÇAS DE CHOCÓ - ROLANDO VARGAS (COLÔMBIA, 2014, 24') -

Documentário.

Um olhar na vida de crianças indígenas na região de Darién (Colômbia-Panamá) que precisam andar por horas até a escola todos os dias para conseguir educação em uma cultura diferente. O documentário explora a motivação das crianças e como eles conseguem ter um equilíbrio complexo entre a tradição e a modernidade.

* População tradicional (indígena)



RIO CIGANO - JULIA ZAKIA (BRASIL, 2013, 80') - ficção

Uma cigana atravessa mundos para salvar sua grande amiga de infância de uma condessa sanguinária.

* População tradicional (cigana) / Mulher / infância



16h Mostra Competitiva 6 – 14 anos

JESSY - PAULA LICE, RODRIGO LUNA E RONEI JORGE (BRASIL, 2013, 15') – documentário.

Jessy é a versão curta do documentário Jéssica Cristopherry, e assim se chamavam todas as personagens da infância de Paula Lice. Atriz, dramaturga e mulher, Paula conta com o apoio das Drag Queens para resgatar Jéssica e realizar o desejo de ser transformista. O filme de estreia da Buh!fu Filmes, parceria entre os artistas Rodrigo Luna, Ronei Jorge e Paula Lice, documenta a construção de Jéssica e homenageia carinhosamente a cena transformista soteropolitana.

* Mulher / população LGBT



YVY MARAEY, TIERRA SIN MAL - JUAN CARLOS VALDIVÍA (BOLÍVIA, 2013, 105') - ficção

Um cineasta e um líder indígena viajam juntos pelas florestas do sudoeste

boliviano, com a intenção de fazer um filme sobre a cultura guaraní. O ponto de

partida é um filme de 1911 do explorador Erland Nordenskiöld. Mas o presente

mostra uma realidade muito mais intense que a nostalgia de um mundo perdido

para sempre.

* População tradicional (indígena)



18h Mostra Memória e Verdade 2 – 16 anos

SETENTA - EMILIA SILVEIRA (BRASIL, 2013, 96’) - documentário

1970. Em plena ditadura militar, o embaixador suíço no Brasil é sequestrado.

Depois de quarenta dias de negociações, o embaixador Giovanni Bucher é trocado por setenta presos políticos que são banidos para o Chile. Setenta reencontra esses personagens quarenta anos depois. Como vivem? Quem são eles? Como superaram a tortura, a prisão, o exílio e como reconstruíram suas vidas.

20h (Debate)





17 de novembro de 2014



14h Mostra Competitiva 8 – 12 anos

AMEAÇADOS - JÚLIA MARIANO (BRASIL, 2014, 22’) – documentário.

No Brasil profundo, onde lei e justiça dependem de nome e sobrenome, a

luta por um pedaço de terra vira uma questão de vida ou morte. Ameaçados mostra pequenos agricultores do sul e sudeste do Pará que seguem no sonho de conseguir terra pra plantar e uma casa para viver.

* Direito a terra / proteção aos defensores de Direitos Humanos / democracia e

direitos humanos.



MOHAMED MAHMOUD... HERALD DOS REVOLUCIONÁRIOS – INES MARZOUK

(EGITO, 2012, 11') - documentário

Video-jornalista reconta sua cobertura dos conflitos em Mohamed Mahmoud, a rua que ficou famosa pelos embates entre as forças de segurança e manifestantes durante os protestos contra o Conselho Supremo da Forças Armadas egípcias em novembro de 2011. O curta-metragem apresenta o material gravado nos sete dias da violenta repressão contra manifestantes que resultou em feridos graves e um grande número de mortos. O filme inclui ainda a reencenação da experiência vivida pela jornalista e entrevistas com manifestantes presentes no acontecimento narrado.

* Democracia e Direitos Humanos / Mulher



MATARAM MEU IRMÃO - CRISTIANO BURLAN (BRASIL, 2013, 77') – documentário. Reconstituindo os detalhes da morte de seu irmão, Rafael Burlan da Silva, ocorrida há 12 anos, o cineasta Cristiano Burlan lança-se a uma jornada pessoal que conduz ao coração de um círculo de violência em torno dos bairros da periferia paulistana.

Explorando as razões do envolvimento do irmão com drogas e roubo de carros, o diretor expõe partes de sua própria história familiar, ouvindo parentes e amigos cujos depoimentos trazem à tona os destinos de diversos personagens, mapeando o histórico de dolorosas feridas emocionais.

* Periferia / Violência urbana



16h Mostra Competitiva 10 – 12 anos

TOMOU CAFÉ E ESPEROU - EMILIANO CUNHA (BRASIL, 2013, 12'33") – ficção. Carlos vai até a cozinha e prepara um café. O tempo que separa o ontem do agora.

* Pessoas idosas

A VIZINHANÇA DO TIGRE - AFFONSO UCHOA (BRASIL, 2014, 95')

- documentário Juninho, Menor, Neguinho, Adilson e Eldo são jovens moradores do bairro Nacional, periferia de Contagem (MG). Divididos entre o trabalho e a diversão, o crime e a esperança, cada um deles terá de encontrar modos de superar as dificuldades e domar o tigre que carregam dentro das veias.

* População Negro / Periferia / Violência



18h Mostra Memória e Verdade 3 – 12 anos

CABRA MARCADO PRA MORRER - EDUARDO COUTINHO (BRASIL, 1984, 119') – documentário.

Em 1964, o CPC da UNE inicia um filme sobre a vida de João Pedro Teixeira, líder da Liga Camponesa de Sapé (PB), assassinado por latifundiários, que inclui uma reconstituição ficcional do evento político que levou a sua morte. A viúva de João Pedro, Elizabeth, e outros camponeses participam das filmagens. Mas os trabalhos são interrompidos por conta do golpe militar. 17 anos depois, Coutinho retoma o projeto e vai atrás dos personagens, encontrando Elizabeth na clandestinidade e sem contato com muitos de seus filhos.



20h Mostra Lúcia Murat 3 – 16 anos

DOCES PODERES – LÚCIA MURAT (Brasil, 1997, 93’) - documentário

A jornalista Bia Jordão aceita o cargo de chefe da sucursal de Brasília de uma

grande rede de televisão. Na capital, a maioria dos profissionais foi trabalhar em campanhas eleitorais por salários altíssimos e Bia se encontra sob forte pressão na hora de cobrir e transmitir as eleições.





18 de novembro de 2014



14h Mostra Competitiva 2 (Sessão escola)(com audiodescrição) – 12 anos

HOJE EU QUERO VOLTAR SOZINHO - DANIEL RIBEIRO (BRASIL, 2014, 95')

Leonardo, um adolescente cego, tenta lidar com a mãe superprotetora ao mesmo tempo em que busca sua independência. Quando Gabriel chega na cidade, novos sentimentos começam a surgir em Leonardo, fazendo com que ele descubra mais sobre si mesmo e sua sexualidade.

*População LGBT / Juventude / pessoas com deficiência visual



SOPHIA - KENNEL RÓGIS (BRASIL, 2013, 15')

Na busca por entender melhor o universo de Sophia, Joana, mãe dedicada, passa por belíssimas experiências sensoriais. Uma singela história de amor cercada de poesia visual e sonora.

*Periferia / Mulher/ pessoas com deficiência auditiva



16h Mostra Lúcia Murat 1 (com audiodescrição) – 12 anos

UMA LONGA VIAGEM – LÚCIA MURAT (Brasil, 2011, 95’) - documentário

Através de cartas, entrevistas e depoimentos, conta-se a história do caçula de três irmãos, enviado pela família para Londres em 1969, para não seguir os passos da irmã mais velha e entrar para a luta armada contra a ditadura. O rapaz viaja o mundo enquanto a irmã é presa e torturada no Brasil. Décadas depois, a morte do terceiro irmão impulsiona o resgate da memória dessas viagens e das relações familiares.



18h Mostra Memória e Verdade 1 (com audiodescrição) – 12 anos

CIDADÃO BOILESEN - CHAIM LITEWSKI (BRASIL, 2009, 92') – documentário.

Através de diversos depoimentos, o documentário revela as ligações de Henning Albert Boilesen (1916-1971), presidente do grupo Ultra, da Ultragaz, com a ditadura militar. Seu apoio financeiro, assim como de muitos outros empresários, ao movimento de repressão violenta e também a sua participação na criação da temível Oban – Operação Bandeirante, espécie de pedra fundamental do Doi-Codi.







19 de novembro de 2014



14h Mostra Competitiva 1 (Curtas)(Sessão escola) – Livre



CRESCENDO - TARIQ RIMAWI (Jordânia, 2013, 5’) - ficção

Uma criança brinca com uma arma de brinquedo e cresce junto com ela.

* Guerra / Violência



REQUILIA - RENATA DINIZ (BRASIL, 2013, 15'53") - ficção

Todos os dias, um garotinho de 7 anos pega o ônibus para a escola com sua babá.

Numa manhã, encontra na parada alguém diferente das outras pessoas. O curtametragem Requília conta a história de uma amizade inesperada entre personagens de diferentes gerações e classes sociais. Num cenário de passagem onde ninguém se olha nem se fala, nasce uma relação sutil, leve e bonita. A infância e a velhice e a lembrança e o tempo costuram a história.

* Pessoas em situação de rua / infância / memória



GALUS, GALUS – Clarissa Duque (Venezuela, 2013, 12’) - ficção

Talvez, alguma vez, teve uma família, foi amado, esperado e desejado. Hoje é só uma sombra entre as sombras do dia que começa e que ninguém vê, que

amanhece na calçada e que remexe no lixo para ganhar uns trocados com as

embalagens vazias e assim poder sobreviver um dia mais. Até que uma manhã, a vida cruza seu caminho. Chega a ele a alegria da amizade em meio ao lixo, onde procura relíquias para fazer poesia. Que forças malignas poderão separar este homem de seu amigo fiel?

* Pessoas em situação de rua



MEU AMIGO NIETZSCHE - FÁUSTON DA SILVA (BRASIL, 2013, 15’) - ficção

O improvável encontro entre Lucas e Nietzsche será o início de uma grande

revolução na mente do garoto, em sua família e na sociedade. Ao final, ele não será mais um menino. Será uma dinamite.

* Infância



SANÃ - MARCOS PIMENTEL (BRASIL, 2013, 18') - documentário

No interior do estado do Maranhão, um menino e suas buscas pela imensidão da paisagem.

* População albina



QUILOMBO DA FAMILIA SILVA - SÉRGIO VALENTIM (BRASIL, 2012, 15') -

documentário

Este documentário conta a história do primeiro quilombo urbano reconhecido e

titulado do Brasil, localizado em uma área nobre, próximo ao centro de Porto

Alegre. A resistência desse povo evoca os antepassados que lutaram pela liberdade e que hoje lutam pelos seus direitos e pelas terras que habitam há quase cem anos.

* População Negra



16h Mostra Competitiva 5 – 14 anos

TEJO MAR - BERNARD LESSA (BRASIL, 2013, 20') - ficção

João, um estudante português de teatro, está terminando sua temporada de

estudos no Rio de Janeiro. É sua última semana deste lado do oceano e ele

redescobre o Rio de Janeiro no qual chegou há 10 meses.

* População negra / Imigração



CESÓ LA HORRIBLE NOCHE - RICARDO RESTREPO (COLOMBIA, 2013, 25') -

documentário

Durante mais de 65 anos o material fílmico de Roberto Restrepo R. (1897 – 1956) permaneceu esquecido. Hoje seu neto descobriu o material e encontrou, através de suas imagens e relatos, um país cheio de surpresas e incertezas. O documentário dará vida ao passado através do arquivo fílmico dando ênfase à atualidade de seus conteúdos, e convidando os espectadores de hoje e de amanhã, a uma profunda reflexão sobre nosso destino como sociedade.

* Democracia e direitos humanos / memória e verdade



POLINTER - DAFNE CAPELLA (BRASIL, 2012, 56') - documentário

Na caçamba abafada de um camburão policial, prisioneiros são transferidos de uma penitenciária à outra. Detidos, em sua maioria, por pequenos furtos ou crimes contra o patrimônio, eles se encontram agora em um limbo burocrático,

compartilhando celas superlotadas que legalmente não existem. Apesar de parecer um romance Kafkiano, trata-se do dia-a-dia da Polinter, o sistema prisional do Rio de Janeiro.

* Pessoas em situação de cárcere / Direitos Humanos e segurança pública



18h Mostra Memória e Verdade 4 – 14 anos

O DIA EM QUE DORIVAL ENCAROU A GUARDA - JORGE FURTADO E JOSÉ PEDRO GOULART (BRASIL, 1986, 14') - ficção

Dorival chega em seu limite e resolve enfrentar tudo e todos para conseguir o que quer, trata-se de um homem na luta desigual contra um sistema sem lógica nem humanidade.



AÇÃO ENTRE AMIGOS - BETO BRANT (BRASIL, 1998, 76') - ficção

Miguel, Paulo, Osvaldo e Elói, companheiros de luta política, cárcere e tortura

durante o regime militar, se encontram 25 anos depois para uma pescaria. Miguel então revela aos amigos que acredita que o homem que os torturou na prisão está vivo, e mostra uma foto. Reações adversas e memórias se mesclam a revelações sobre o passado e um novo plano para o presente.



20h Mostra Competitiva 7 – 10 anos

A MORTE DE JAIME ROLDÓS - LISANDRA I. RIVERA, MANOLO SARMIENTO

(EQUADOR/ARGENTINA, 2013, 125’) - documentário

O destino trágico do primeiro retorno à democracia na América Latina é o ponto de partida de um intenso relato que combina jornalismo com investigação, ensaio cinematográfico e drama pessoal. Com o fim de questionar o silêncio que pesa nos ombros de um país inteiro, o filme percorre a história desconhecida e surpreendente do Equador, o drama shakesperiano de três órfãos vítimas da luta de suas famílias pelo poder e o papel implacável da verdade oficial.

* Ditadura, Memória e Verdade



Local: Cinemateca de Curitiba – R. Carlos Cavalcanti, 1174 – São Francisco



Ingresso: gratuito




  
Coordenação de Comunicação
FUNDAÇÃO CULTURAL DE CURITIBA
R. Eng. Rebouças, 1732 | 80230-040
www.fundacaoculturaldecuritiba.com.br

  
  
   

Nenhum comentário: