terça-feira, 25 de novembro de 2014

Diane White-Clayton rege coros da Camerata Antiqua e UTFPR



Neste fim de semana, a Capela Santa Maria Espaço Cultural abriga o espetáculo “Spirituals – Homenagem à Consciência Negra”, com a vocalista, pianista, compositora e maestrina norte-americana Diane White-Clayton no comando do Coro da Camerata Antiqua de Curitiba e Coral da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). As apresentações acontecem às 20h de sexta-feira (28) e às 18h30 de sábado (29).
O concerto integra a temporada 2014 patrocinada pelo Ministério da Cultura e pela Volvo, sendo dedicado ao Mês da Consciência Negra. O repertório reúne obras da própria Diane White-Clayton, que atua também como soprano solista. O público apreciará exemplos do “spiritual”, gênero de canção que teve origem com a prática evangelizadora nos Estados Unidos, entre 1740 e final do século 19, e que, nas composições de Diane, revelam vestígios de música gospel, marcando vertentes geradas por várias tradições musicais, em particular a afro-americana.    
Também sobem ao palco, como instrumentistas convidados, Fábio Cardoso (piano), Isaac Andrade (violoncelo), Valmir Pêgas (bateria), Marcos Vizetti (guitarra) e Carlos Ribeiro Júnior (contrabaixo elétrico). Completam o programa as participações como solistas dos seguintes integrantes do Coro da Camerata: Naura Sant’Ana e Luísa Fávero (sopranos), Ariadne Oliveira (contralto) e Marcelo Dias (baixo).   
É mais uma oportunidade de conferir a performance do Coro da Camerata Antiqua de Curitiba, no ano em que o grupo comemora 40 anos de atividades. Formado em 1974, como parte da Camerata Antiqua, sempre se destacou pela versatilidade nas interpretações, revelando a sólida formação musical de seus componentes. Referência da música vocal no Brasil, o Coro da Camerata realizou apresentações em vários estados e também em outros países, entre eles Portugal, Dinamarca, Alemanha e Itália, sendo que a participação no 18º Festival Corale Internazionale – La Fabbrica Del Canto (Itália), em 2009, levou a imprensa europeia a eleger o Coro da Camerata como um dos dez melhores grupos vocais da atualidade.  
Em 2013, o grupo representou o Brasil na Bienal de Coros de Aachen (3ª Internacional Chorbiennale), na Alemanha, ao lado de diversos grupos internacionais e dos melhores coros profissionais alemães, interpretando programas de música popular e música sacra brasileira.  

Repertório – As 11 peças compostas por Diane White-Clayton, que integram o programa de fim de semana, são canções de “spiritual”. O termo deriva de “spiritual songs”, designação inicialmente utilizada para distinguir esses cantos dos hinos e salmos métricos, tradicionalmente utilizados nas igrejas. Os “black spirituals” constituem um dos mais amplos conjuntos de canções folclóricas norte-americanas que sobreviveram, e é provável que sejam os mais conhecidos.
As canções estão ligadas em especial às igrejas afro-americanas do extremo sul dos Estados Unidos e foram apresentadas internacionalmente, a partir de 1871, pelos “Jubilee Singers” da Fisk University (Nashville- Tennessee), despertando o interesse por essa forma como peça de concerto.
“Minhas composições mais populares são obras corais, principalmente com base nos Salmos, clássicos na natureza, mas com vestígios de música gospel em termos de harmonias e natureza improvisada da estrutura”, explica Diane. “A maioria delas apresenta uma fusão delicada entre minhas raízes de música gospel e o meu envolvimento com a música clássica”, ressalta a maestrina. “Como pianista clássica que também executa gospel, tenho uma grande afinidade com formas de tocar mais agressivas e altamente rítmicas. Aprecio profundamente também os ricos acordes e harmonias do jazz”, finaliza.  

Trajetória – Nascida em Washington/DC (EUA), Diane White-Clayton, mais conhecida como Dr. Dee, fez mestrado e doutorado na Universidade da Califórnia. A artista de múltiplas atividades musicais viaja intensivamente pelos Estados Unidos e exterior como professora, palestrante e intérprete de gospel e música clássica. Como embaixadora da Boa Vontade, recebeu uma bolsa de estudos do Rotary e estudou em Paris (França).
Ocupou vários cargos universitários e em igrejas, e é casada com o percussionista Joe Clayton. Como compositora, Dr. Dee é famosa pelos hinos corais e recebeu muitos elogios por sua enorme diversidade estilística, que vai desde peças clássicas atonais à música gospel contemporânea. É uma pianista de formação clássica, possuindo também um estilo gospel virtuose, com sua voz de soprano. Suas performances cativam as plateias, com uma mistura única de clássico e gospel.

Coral da UTFPR – O espetáculo tem a participação do Coral da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), fundado pelo maestro Francisco César Leinig, em 1966. Auxiliado pelo professor Wilson dos Santos até 1974, o grupo acompanhou as mudanças e o desenvolvimento da instituição que representa, contando com oito regentes ao longo do tempo, sempre aliando os benefícios do canto coral à qualidade técnica.
Atualmente, o Coral da UTFPR é conduzido pela maestrina Priscilla Battini Prueter, especialista em regência coral, com mestrado em Música pela Universidade Federal do Paraná. Priscilla também é coordenadora do Programa de Canto Coral da UTFPR, que engloba diversas ações relativas a essa área, tanto em Curitiba como na Região Metropolitana.


Serviço:
Apresentações do Coro da Camerata Antiqua de Curitiba e Coral da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), sob a regência de Diane White-Clayton (Estados Unidos), autora das obras reunidas no concerto “Spirituals – Homenagem à Consciência Negra”, além de atuar como soprano solo. Também sobem ao palco, como instrumentistas convidados, Fábio Cardoso (piano), Isaac Andrade (violoncelo), Valmir Pêgas (bateria), Marcos Vizetti (guitarra) e Carlos Ribeiro Júnior (contrabaixo elétrico). Completam o programa as participações como solistas dos seguintes integrantes do Coro da Camerata: Naura Sant’Ana e Luísa Fávero (sopranos), Ariadne Oliveira (contralto) e Marcelo Dias (baixo).  
Datas e horários: dia 28 de novembro (sexta-feira), às 20h, e dia 29 de novembro de 2014 (sábado), às 18h30.
Local: Capela Santa Maria – Espaço Cultural (R. Conselheiro Laurindo, 273 – Centro)
Ingressos: R$ 30 e R$ 15 (meia-entrada). Pagamento somente em dinheiro. 

Nenhum comentário: