quinta-feira, 6 de novembro de 2014

MARIA CRISTINA KIEHR SOZINHA NA CAIXA CULTURAL CURITIBA



A convite da Série Solo Música, soprano argentina realiza recital em que canta, pela primeira vez, sem nenhum acompanhamento instrumental


A CAIXA Cultural Curitiba apresenta, no dia 11 de novembro, recital da soprano argentina María Cristina Kiehr, referência internacional em música antiga – um tipo de música produzida na Europa da Idade Média. Como convidada da Série Solo Música, a cantora realiza pela primeira vez em sua trajetória um recital em que canta sem nenhum acompanhamento, com repertório criado especialmente para a apresentação. A cantora também ministra palestra às 19h30 no dia 12 de novembro, na Escola de Música e Belas Artes do Paraná.

O produtor e curador da Série Solo Música, Alvaro Collaço, explica que um recital solo de canto é raro. “É algo que somente artistas com muito talento e conhecimento técnico fazem bem. Curiosamente, a voz, tão comum na música, torna-se assim algo raro de se ouvir”, analisa. A cantora, por sua vez, mostrou-se entusiasmada pelo convite desde o início.

A partir do tema “Estrela da manhã ou o caminho sem retorno”, María Cristina Kiehr traçou um repertório com obras de compositores nórdicos. Começa com música do dinamarquês Christoph Ernest Friedrich Weyse (1774-1842) e encerra com peça do compositor sueco Ole Jacobsen (1872-1921).

Kiehr também canta obras de Knud Jeppesen, Jacques-Martin Hotetterre, Giovanni Baptiste Bovicelli, John Dowland, Zad Moultaka e, como não poderia deixar de ser, da compositora alemã do período medieval Hildegard von Bingen (1098-1179). Em outra parte do show, María Cristina apresenta canções do folclore argentino e venezuelano, além de uma “tonada” do venezuelano Ignazio Izcaray (1960).

A cantora:
Nascida em Tandil, Argentina, María Cristina Kiehr estudou na Schola Cantorum Basiliensis, Suíça. Tem se apresentado por todo o mundo em concertos e gravações com maestros célebres, como René Jacobs, Jordi Savall, Nikolaus Harnoncourt, Philippe Herreweghe, Franz Brüggen, Gustav Leonhardt, Konrad Junghänel. Também cantou com as principais orquestras e grupos especializados em música barroca, como o Concerto Vocale, o La Fenice, o Cantus Cölln, o Ensemble Vocal Européen, o Hespèrion XX, o Elyma, o Kamerkoor Nederlands, o Concert Köln e o Ensemble 415.

Em 1988, fez sua estreia operística, em Innsbruck, na montagem de “Giasone”, de Cavalli, dirigida por René Jacobs. Cantou, também, nas montagens das óperas “L'Incoronazione di Poppea”, “Orontea”, “Dido and Aeneas”, “L'Orfeo”, “Il ritorno d'Ulisse in pátria”. Foi dela o papel-título em “Dorillo em Tempe” (de Antonio Vivaldi), sob a direção de Gilbert Bezzina, e “Il Schiavo di sua moglie” (de Provenzale), com Toni Florio.

Em colaboração com o cravista Jean-Marc Aymes, Kiehr fundou o conjunto Concerto Soave. Com o grupo, percorreu alguns dos mais prestigiados festivais de música antiga do mundo, incluindo o Festival de Utrecht Early Music, Ambronay, Pontoise, Simiane-la-Rotonde, Semaine Sainte en Arles, em Montreux, Lausanne, Marselha e Paris (Cité de la Musique). Sua gravação deMaddalena ai Piedi di Cristo”, com René Jacobs, ganhou o prêmio Gramophon, em 1997.



Serviço:
Show: Série Solo Música – María Cristina Kiehr
Local: CAIXA Cultural Curitiba – Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Curitiba (PR)
Data: 11 de novembro de 2014 (terça-feira)
Horário: às 20h
Ingressos: Vendas a partir de 08 de novembro (sábado) - R$ 10 e R$ 5 (meia - conforme legislação e correntistas que pagarem com cartão de débito CAIXA)
Bilheteria: (41) 2118-5111 (de terça a sábado, das 12h às 20h, e domingo, das 16h às 19h)
Classificação etária: Livre para todos os públicos
Lotação máxima: 125 lugares (2 para cadeirantes)

Palestra com María Cristina Kiehr
Local: Escola de Música e Belas Artes do Paraná (R. Francisco Torres, 253 – Centro)
Data: 12 de novembro de 2014 (quarta-feira)
Horários: às 19h30

Nenhum comentário: