quarta-feira, 26 de novembro de 2014

PROGRAMAÇÃO CINEMATECA



PROGRAMAÇÃO CINEMATECA

27 de novembro a 03 de dezembro de 2014


Nome da atração: Exibição de filmes para a campanha de combate à violência contra a mulher

Programação:

Dias 20 e 27 /11 às 15h
ANJOS DO SOL – Rudi Langmann
 (BR, 2006, 92 MIN)
Anjos do sol é um filme brasileiro que trata da exploração sexual comercial de crianças e adolescentes. É o primeiro filme de Rudi "Foguinho" Lagemann. Logo em sua primeira sessão pública, realizada durante o Miami International Film Festival, arrematou o prêmio do júri popular de Melhor Longa de Ficção Ibero-Americano. No elenco estão, entre outros, Antonio Calloni, Vera Holtz, Chico Diaz, Roberta Santiago, Otávio Augusto, Mary Sheyla, Darlene Glória (no papel da cafetina Vera), Bianca Comparato e a estreante Fernanda Carvalho, a protagonista, que tinha apenas onze anos na época das filmagens.

Dias 27 e 28/11 às 17h
MENINAS – Sandra Werneck
 (BR, 2006, 72 mi)
Sandra Werneck é a diretora do documentário “Meninas: gravidez na adolescência”, um filme que retrata a história de vida de quatro meninas que aprendem a lidar com a maternidade precoce, situação vivenciada não só por elas, mas por uma realidade de muitas adolescentes no Brasil.

Classificação Indicativa: 14 anos
Local: Cinemateca
Ingresso: gratuito



Data: 26 a 28 de novembro de 2014
Nome da atração: Prêmio Alemão de Curtas – turnê brasileira 2014
Descrição: Finalizando o ano com o que há de mais novo no cinema europeu, a Cinemateca entra no circuito da Mostra de Curtas Alemães 2014 e exibe filmes do Prêmio Alemão de Curtas-Metragens, o mais importante da categoria na Alemanha. No Prêmio Alemão de Curtas deste ano, a programação conta com sete filmes com duração total de 97 minutos e que serão exibidos de 26 a 28 de novembro, às 19h, na Sala Groff.
No dia 26/11 estarão presentes a produtora da Mostra, Yara Castanheira, e  o diretor de um dos filmes premiados (Father), Moritz Mayerhofer, para uma conversa sobre o panorama dos curtas após a sessão.


Prêmio Alemão de Curtas – turnê brasileira 2014


Sonntag 3
Direção: Jochen Kuhn | Animação | 14 min. | Alemanha, 2012 | Classificação: livre
Na terceira parte de uma série de passeios de domingo, o protagonista tem um blind date com uma figura ilustre. 

Sunny
Direção: Barbara Ott | Ficção | 29 min. | Alemanha, 2013 | Classificação: livre
Hajo não pensa duas vezes antes de dar um soco na cara de alguém. Ele tem 19 anos e é pai de Sunny, um bebê de seis meses. Ao invés de se divertir com seus amigos, Hajo agora tem que tomar conta do filho. Extremamente frustrado, ele já não está mais a fim de trocar fraldas e fazer papel de mãe; quer trabalhar e ganhar dinheiro. Ele tem um plano e acaba colocando a vida de Sunny em risco.

Father 
Direção: Moritz Mayerhofer, Asparuh Petrov, Rositsa Raleva, Veljko Popović, Dim Yagodin | Animação | 15 min. | Alemanha, 2012 | Classificação: 12 anos
Quando foi a última vez que vocês falaram com seu pai? Vocês algum dia conversaram com ele sobre as coisas que os machucaram na infância? Em Father, a vida real é virada de cabeça para baixo a fim de possibilitar um diálogo impossível – o diálogo entre pai e filho.

Rinoceronte a galope (Nashorn im Galopp)
Direção: Erik Schmitt | Ficção | 15 min. | Alemanha, 2012 | Classificação: livre
Com a cabeça cheia de perguntas, Bruno perambula por Berlim à procura da alma da cidade. Movido por sua curiosidade, sua fértil imaginação e seus pensamentos peculiares, ele busca aquele algo mais que outros nunca notaram. Inesperadamente, ele encontra uma aliada.

Reality 2.0
Direção: Victor Orozco Ramirez | Documentário animado | 11 min. | Alemanha, 2012 | Classificação: 12 anos
Era outono quando cheguei à Alemanha. Pensei que neste país, para mim exótico, eu poderia me distanciar um pouco do México, mas estava enganado. Os narcotraficantes me alcançaram brutalmente. Um documentário animado sobre a espiral sem fim da violência relacionada às drogas no México.

Floresta (Forst)
Direção: Ulu Braun | Experimental | 10'45 min. | Alemanha, 2013 | Classificação: livre
Pétalas de rosas caem no chão coberto de musgo. Com dificuldade, atletas abrem caminho pela densa floresta, observados por caçadores e catadores. Caminhantes e amantes da natureza deleitam-se em seus corpos, enquanto crianças se rendem à atração mágica de modernos seres encantados. Um embriagante Drama da Paixão sobre natureza, desempenho e a própria ruína.


Curta-metragem (Short film)
Direção: Olaf Held | Ficção | 2'30 min. | Alemanha, 2013 | Classificação: 6 anos
Um manifesto aos curtas.


Horário: 19h
Local: Cinemateca
Ingresso: gratuito
                                                                            

Data: 29 e 30 de novembro de 2014
Nome da atração: V Mostra Internacional de Cinema pelos Animais - Mostra Aimal 2014
Descrição: Nos dias 29 e 30 de novembro acontece a V Mostra Animal – Mostra Internacional de Cinema Pelos Animais, que irá exibir 22 produções cinematográficas de seis países com foco no cuidado e direito dos animais. A mostra tem entrada gratuita e reúne filmes independentes, profissionais, curtas, médias e longas-metragens e acontece na Cinemateca de Curitiba. A expectativa é de receber cerca de 500 visitantes.
Experimentos científicos, o abandono de animais domésticos, a exploração para entretenimento e a relação dos animais com o homem e com a natureza estão entre os temas abordados nas produções. Durante os dois dias de evento, acontece também a exposição e a venda de produtos “éticos”– alimentos, livros e peças de vestuários.
As onze produções estrangeiras que participam da Mostra serão exibidas pela primeira vez no país e foram traduzidas especialmente para o evento. Entre os destaques estão: o inglês Planeat (2011); as produções norte-mericanas Lolita – escrava pelo entretenimento (2003); o documentário da HBO Um pedido de desculpas aos elefantes (2013) e Os papagaios selvagens de Telegraph Hill (2005). Além da exibição dos filmes, acontecem bate-papos com diretores, produtores e convidados.
Dos onze filmes brasileiros, oito também são estreantes em mostras e festivais: Adote, (2013); Amigos fiéis (2014); Não abandone animais (2010); Penso, logo... não durmo (2014) Leitão pururuca (2014), Em que lado... (2013), O Mico leão dourado de Cabo Frio (2014) e O zoológico do futuro (2006). Destaque também para o filme Ecce Homo (2013), que recebeu o prêmio do Júri Popular e Menção Honrosa no 18º CinePE.
Veja a programação completa no www.mostraanimal.com.br
Local: Cinemateca
Ingresso: gratuito


Data: 02 de dezembro de 2014
Nome da atração:  Exibição do documentárioOutro Sertão"
Gênero: BR, documentário, 73 min, 2013 – dvd
Descrição:
“Outro Sertão” é um documentário sobre a estadia de João Guimarães Rosa na Alemanha nazista. O filme resgata a experiência do então vice-cônsul em Hamburgo entre 1938 e 1942. Através de imagens de arquivo da época, documentos, testemunhos de pessoas que o conheceram e uma entrevista inédita com o próprio escritor, o documentário revela novos aspectos de sua biografia. Dividido em capítulos - a chegada, o amigo, o diário, o escritor, o diplomata, o alarme e a partida - o documentário rastreia os quatro anos vividos por Guimarães Rosa em Hamburgo. Imagens, em grande parte feitas por amadores alheios à estética oficial da propaganda nazista, esboçam o cenário no qual ele viveu. Trechos de cartas, contos e anotações revelam suas impressões pessoais. Documentos inéditos (alemães e brasileiros) e testemunhos de judeus que fugiram para o Brasil por Hamburgo, bem como de
amigos e críticos, recriam a experiência de Guimarães Rosa naquele período.
Direção: Adriana Jacobsen e Soraia Vilela
Adriana Jacobsen é realizadora audiovisual e pesquisadora, licenciada em Letras pela UFES, graduada e mestre em Ciência da Comunicação pela Universidade Livre de Berlim. Vive no Brasil e na Alemanha.
Soraia Vilela é jornalista e tradutora, graduada em Comunicação Social pela PUC-MG e em Estudos Culturais pela Universidade Humboldt de Berlim, com mestrado em Cinema pela mesma universidade. Vive em Belo Horizonte.

Classificação Indicativa: 14 anos
Horário: 19h (seguida de debate)
Local: Cinemateca
Ingresso: gratuito


Data: 03 de dezembro de 2014
Nome da atração: Lançamento do documentário “Iê: Capoeira em Curitiba” e celebração do reconhecimento da Roda de Capoeira como Patrimônio da Humanidade - Unesco
Descrição: “Iê: Capoeira em Curitiba” é um documentário etnográfico observacional que mostra a capoeira em vários grupos da cidade, evidenciando a diversidade de lugares, práticas e praticantes. Baseado em pesquisas desenvolvidas desde 2009 (que anteriormente resultaram na publicação do livro Curitiba entra na Roda), o filme retrata essa arte/ jogo/ luta não somente em momentos públicos de apresentação, mas também a partir das dinâmicas de transmissão do saber. Projeto realizado com apoio do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura - Fundação Cultural de Curitiba, com Patrocínio da Caixa.
Realização: Geslline Giovana Braga, Liliana Porto, Miguel Novicki e Otavio Zucon
Coordenação de Pesquisa: Liliana Porto e Miguel Novicki (professor Boneco de Milho)
Direção de Produção: Otavio Zucon
Produção Executiva: Miguel Novicki
Câmera: Otavio Zucon, Geslline Giovana Braga, Lucas Rachinski
Som direto: Victor Chico, Otavio Zucon
Edição de áudio: Victor Chico
Edição de vídeo: Diogo Marques

Celebração do reconhecimento da Roda de Capoeira como Patrimônio da Humanidade – Unesco
A Roda de Capoeira receberá a inscrição de Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco – Organização das Nações Unidas para Educação,Ciência e Cultura. Inscrição concedida a manifestações de reconhecimento e representatividade simbólica para todo o mundo. A capoeira é Patrimônio Imaterial Brasileiro, registrado pelo Iphan desde 2008.


Informações: Geslline Giovana Braga 3264-7971 / 9910-5285
geslline@gmail.com


Programação:


19h45 – Exibição do documentário

21h15 às 22h – Coquetel

Classificação Indicativa: Livre
Horário: a partir das 19h
Local: Cinemateca
Ingresso: gratuito


Nenhum comentário: