quarta-feira, 26 de novembro de 2014

SANGUE, SUOR E NANQUIM NA CAIXA CULTURAL CURITIBA


Leitura do quadrinho Vigor Mortis Comics 2 encerra mais uma edição do projeto Cena HQ, premiado com o Troféu HQ Mix 2014


A CAIXA Cultural Curitiba apresenta, no dia 03 de dezembro, a última leitura do ano do Cena HQ, Vigor Mortis Comics Vol 2, com roteiro de Paulo Biscaia Filho e José Aguiar, idealizadores do projeto, e artes de Aguiar, DW Ribastki e André Ducci. Após a apresentação, os autores batem papo com o diretor convidado, Paulo Rosa, que já dirigiu leituras das obras Independência ou MortosCopacabana. A encenação encerra mais uma edição do Cena HQ,  vencedor do Troféu HQ Mix 2014 na categoria Produção para Outras Linguagens.

Em 2011, o quadrinhista José Aguiar e o dramaturgo e diretor de cinema Paulo Biscaia uniram-se para levar os personagens das peças e filmes da companhia Vigor Mortis para os quadrinhos. O resultado foi a primeira parte da antologia, Vigor Mortis Comics, com oito histórias escritas pela dupla e desenhadas por Aguiar e DW Ribatski. A obra ganhou repercussão e foi indicada ao Troféu HQ Mix de melhor edição nacional.

Este ano, o projeto recebeu continuação com o lançamento de Vigor Mortis Comics 2 – Sangue, suor e nanquim, que levou adiante os experimentos narrativos e estéticos do livro anterior. A história é fruto de um encontro de personagens do longa-metragem independente Nervo Craniano Zero e da peça Seance – As algemas de Houdini.

A narrativa se passa em 1969, em um país que vive sob um regime opressor. Bruna Bloch, a protagonista, é estudante de jornalismo e escritora nas horas vagas. Isto é, nos poucos minutos que tem entre aulas, viagens alucinógenas, orgias e entrevistas com assassinos em série, e ainda dar conta de vingar a morte de sua irmã. Nesses raros momentos que lhe sobram, ela rascunha a história de Lavínia, uma enfermeira solitária com poderes paranormais.

Sobre o Cena HQ:
Com curadoria do quadrinista José Aguiar e curadoria do cineasta e dramaturgo Paulo Biscaia Filho, o Cena HQ promove discussões sobre a produção de quadrinhos no Brasil por meio de suas leituras, sempre seguidas de um debate entre o encenador e o autor da obra.

O projeto estreou na CAIXA Cultural Curitiba em 2012 e, desde então, já foram apresentadas mais de 20 leituras. Em 2013, o Cena HQ trouxe, pela primeira vez, autores estrangeiros à cena e, este ano, chega à sua terceira edição com a premiação no 26º Troféu HQ Mix, na categoria Produção para Outras Linguagens. “É a prova de que conseguimos transformar o projeto em referência para o cenário de quadrinhos no Brasil”, analisa Paulo Biscaia. Mais informações podem ser encontradas no facebook do projeto/cenahqbrasil.


Serviço:
Teatro: Cena HQ – Vigor Mortis Comics 2
Local: CAIXA Cultural Curitiba – Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Curitiba (PR)
Data: 03 de dezembro de 2014 (quarta-feira)
Horário: 20h
Ingressos: Entrada franca. Retirada de ingressos a partir das 19h do dia da apresentação
Bilheteria: (41) 2118-5111 (de terça a sábado, das 12h às 20h, e domingo, das 16h às 19h)
Classificação etária: Não recomendado para menores de 14 anos
Lotação máxima: 125 lugares (2 para cadeirantes)
 

Nenhum comentário: