quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Parceria entre British Council e Festival Novas Frequencias traz artista britânico Philip Jeck para residência no RJ

Artista percorrerá sebos da cidade atrás de toca discos dos anos 50 e 60 e discos de vinil descartados. Debates sobre música e som, com participação dos britânicos, acontecem no dias 13 de dezembro

Como parte da programação da 4ª edição do Novas Frequências, festival internacional de música experimental conectado às novas tendências, o artista sonoro Philip Jeck prepara uma performance resultante da residência artística que desenvolverá no Rio, quando buscará toca discos dos anos 50 e 60 e discos de vinil descartados. Ele percorrerá sebos da cidade e acervos de colecionadores em busca de materiais para sua apresentação, que será realizada no dia 14 de dezembro, às 21h, no Oi Futuro Ipanema.



Philip Jeck, que participa do Festival com o apoio do British Council Brasil, também ministrará uma oficina gratuita, no dia 12 de dezembro, das 15h às 18h, com o intuito de criar uma peça complementar com outros músicos e artistas do Rio de Janeiro. A aprovação dos participantes será feita pelo próprio artista. Interessados devem enviar e-mail (com links e portfolio) para: info@novasfrequencias.com.



Também dentro do Novas Frequências, como parte de uma extensa programação recheada de show intimistas e performances, será realizada uma série de debates, intitulada Talking Sounds, em torno de questões ligadas à música e ao comportamento contemporâneos. Fruto da parceria entre o Festival e o Transform, o programa de artes do British Council, os encontros juntarão importantes figuras britânicas e profissionais de diversas áreas, como jornalistas, antropólogos e críticos. São eles Cut Hands, Jonh Bucher & Mark Sanders, Mark Fell e Philip Jeck, que se reunirãonos dias 6 e 13 de dezembro, no POP (Polo de Pensamento Contemporâneo), no Rio de Janeiro.



Questões pertinentes do universo musical atual, como “quais são as ambições estéticas dos artistas de hoje?”, “a falência da indústria musical tem afetado a produção musical?” ou “até que ponto a tecnologia da informação tem atrapalhado a evolução da música?” serão discutidas nas mesas, que serão medidas por Chico Dub, Bernardo Oliveira e Fred Coelho.



A edição de 2014 do Novas Frequências reúne um total de 33 atrações de 11 países diferentes e acontece em seis espaços da cidade, como Oi Futuro Ipanema, Espaço Cultural Municipal Sérgio Porto, Casa Daros, Audio Rebel, La Paz e POP - Polo de Pensamento Contemporâneo. Sempre em busca de artistas que rompem com fronteiras pré-estabelecidas em busca de novas linguagens sonoras, a programação do festival engloba shows, performances resultantes de residências artísticas, um panorama da música experimental brasileira, oficinas, festas, sound walks e discussões sobre música contemporânea, processo criativo e mercado.



Sobre o British Council/ Transform

O Transform é um programa de artes do British Council, com duração de quatro anos, idealizado para conectar produtores, artistas, autoridades e as principais organizações de artes do Brasil e do Reino Unido, buscando fortalecer os laços entre estes profissionais e instituições de ambos os países para resultados de longo prazo. Apoiar as discussões na produção musical contemporânea a partir da troca de experiências de britânicos e brasileiros nesta área, vai de encontro a um dos principais objetivos do programa de artes do British Council, o Transform, que é promover inovação no Brasil e no Reino Unido por meio de projetos colaborativos como os que podem nascer no Novas Frequências.



Serviço





13 de dezembro, das 14h às 18h



- Mark Fell

Mediação: Bernardo Oliveira e Fred Coelho



- Philip Jeck

Mediação: Bernardo Oliveira e Fred Coelho



Performance Philip Jeck

14 de dezembro, às 21h

Oi Futuro Ipanema



Reduto – Oficina Philip Jeck

12 de dezembro, de 15h às 18:00

Nenhum comentário: