quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

PROGRAMAÇÃO CINEMATECA





11 a 17 de dezembro de 2014


Área artística: Cinema                                                                              

Data: 09 a 12 de dezembro de 2014

Nome da atração:  MOSTRA ARQUITETURA, CINEMA E CIDADE

Dia 9/12 – 16h
A CIDADE É UMA SÓ, de Adirley Queirós (2011, 80 min)
Reflexão sobre os 50 anos de Brasília, tendo como foco a discussão sobre o processo permanente de exclusão territorial e social que uma parcela considerável da população do Distrito Federal e do entorno sofre, e de como essas pessoas restabelecem a ordem social através do cotidiano. O ponto de partida dessa reflexão é a chamada Campanha de Erradicação de Invasões (CEI), que, em 1971, removeu os barracos que ocupavam os arredores da então jovem Brasília. Tendo a CEILÂNDIA como referência histórica, os personagens do filme vivem e presenciam as mudanças da cidade.
Dia 10/12 – 16h
BECO, de Bruno Jorge (2012, 73 min)
Crônica das vidas de nove famílias que vivem numa comunidade sobre palafitas em um afluente do Rio Negro, agora transformado em um depósito de lixo urbano e esgoto a céu aberto, onde um dia já esteve a terceira maior estação de bombeamento de água do Brasil. O governo do estado decidiu que todas essas famílias serão removidas antes do início da Copa do Mundo, já que Manaus é uma das cidades-sede. O filme explora questões sensíveis como a família, a religião e a miséria em ambiente hostil, pintando um retrato da vida em comunidade.
Dia 11/12 – 16h
ELEVADO 3.5, de João Sodré, Maíra Bühler e Paulo Pastorelo (2007, 72 min) É um filme sobre o mundo de pessoas que se cruzam ao longo dos quase quatro quilômetros do Minhocão, via expressa construída na região central de São Paulo durante a ditadura militar.
Dia 12/12 – 16h
PRAÇA WALT DISNEY, de Renata Pinheiro e Sergio Oliveira (2011, 22 min)
Reflexão sobre uma praça, um bairro, uma cidade, um país. Uma “quase música” sobre uma cultura de ocupação urbana que reflete à sociedade brasileira e mundial. O documentário envereda por uma visão subjetiva, não disciplinada, da realidade de um bairro. De um mundo. Privilegia a acuidade sensorial que o audiovisual propicia para a percepção/construção de uma realidade que se passa a nossa frente, mas que muitas vezes não é percebida.
DIQUE, de Adalberto Oliveira (2012, 19 min)
Onde antes era um cenário paradisíaco, surge uma nova paisagem sonora proporcionada pela urbanização desordenada e caótica de uma cidade dormitório.
CARCAÇA, de Camila Carneiro, Diego Baffi, Jéssica Oliveira e Laura Formighieri (2014, 10 min)
Carcaça é uma dança com uma estrutura em decomposição. Uma incursão de dois corpos dispostos a (re)habitar através do movimento um dentre milhares de edifícios abandonados nas cidades. Uma dança que investiga as memórias impressas na arquitetura e, tal qual palimpsesto, impregna-se das camadas de ausência que revela.
TEM GRINGO NO MORRO, de Bruno Graziano e Marjorie Niele (2013, 27 min)
Um retrato do turismo estrangeiro na Rocinha, considerada a maior favela da América Latina e que recebe mais de 3000 gringos todos os meses. Eles vêm interessados pelos mais diversos aspectos; da pobreza à violência, da curiosidade ao assistencialismo, da paisagem ao calor humano, da geografia à arquitetura.
Dia 12/12 – 17h30
HU, de Pedro Urano e Joana Traub (2011, 78 min)
Um edifício partido ao meio: de um lado, o hospital; do outro, a ruína. E no horizonte, a Baía de Guanabara, o Rio de Janeiro, a saúde e educação públicas. Inteiramente filmado no monumental e apenas parcialmente ocupado prédio modernista do Hospital Universitário da UFRJ. Uma metáfora em concreto armado da esfera pública brasileira.

Classificação Indicativa: 14 anos
Horário: 16h
Local: Cinemateca

Ingresso: gratuito




Área artística: Cinema                                                                               

Data: 09 a 14 de dezembro de 2014

Nome da atração:  Mostra "Loren 80 - La piu bella".

Descrição: "Loren 80 - La piu bella" é uma homenagem aos 80 da atriz italiana Sophia Loren com uma seleção de filmes de grandes diretores, e uma exposição com cerca de trinta fotografias.

Dia 09 - Matrimônio À Italiana, de Vittorio de Sica.

Dia 10 - Um Dia Muito Especial, de Ettore Scola.

Dia 11 - Arabesque, de Stanley Donen.

Dia 12 - El Cid, de Anthony Mann.

Dia 13 - Ontem, Hoje e Amanhã, de Vittorio de Sica.

Dia 14 - Os Girassóis da Rússia, de Vittorio de Sica.

Classificação Indicativa: 14 anos
Horário: 19h
Local: Cinemateca

Ingresso: gratuito






Área artística: Cinema                                                                               

Data: 13 de dezembro de 2014

Nome da atração:  Lançamento do documentário Romaria de São Gonçalo

Descrição: A pesquisadora e cineasta Lia Marchi que há anos desenvolve seu trabalho no registro das tradições populares acaba de finalizar seu novo documentário: Romaria e Tradição que será lançado no dia 13 de dezembro, sábado, às 15 horas, na Cinemateca de Curitiba ((R. Presidente Carlos Cavalcanti, 1174). O projeto acompanhou a construção da Romaria de São Gonçalo realizada pela família Moraes, coordenada pelo romeiro José Moraes, no Sul do Brasil, na pequena localidade rural de Góes Artigas, interior do Estado do Paraná. O filme conduz o espectador pelos encontros e conversas dos familiares, que em meio ao fazer presente, relembram o passado e refletem sobre o futuro de sua tradição que já existe há mais de um século. A família Moraes virá especialmente para o lançamento.
A cineasta explica que essa festa tem dois momentos principais. De noite, acontece a Romaria para São Gonçalo, na qual o romeiro e seu ajudante empunham o violão e/ou a viola e auxiliados por seis cantadeiras, conduzem os pares que passarão a noite dançando. Na madrugada São João também é homenageado com uma procissão que segue até o rio para lavar a imagem do santo. “Nosso documentário mostra uma série de elementos desta festa popular como a pintura do mastro, a limpeza do terreiro, o carnear o porco, o tirar a lenha e a preparação do jantar - a tradicional quirera de porco, dão um sabor especial a esta Romaria que atravessará a noite. Os devotos têm o costume de se lavar no rio e olhar a própria imagem na água. Diz a crença que quem não enxergar seu reflexo, não verá a próxima Romaria”, conta a pesquisadora.
Festas, romarias, música, dança e muitas outras manifestações culturais tem sido o objeto de estudo e pesquisa da cineasta Lia Marchi que, ao longo de mais de 17 anos de pesquisa, documenta e divulga os saberes e expressões populares do Brasil. O documentário Romaria e tradição, projeto da Lei Municipal incentivado pelo Banco do Brasil, é mais um fruto desse caminho. Lia Marchi entende que para conhecer o Brasil e compreender o viver e o sentir do seu povo é fundamental voltar o olhar para as tradições culturais e musicais de sua gente. “Ao buscar uma proximidade com tais tradições, acordamos para um entendimento dos hábitos, dos costumes, dos modos de falar e de fazer, do conhecimento da terra, dos saberes e ofícios de outros tempos, das expressões cotidianas, e nos damos conta desse todo transformado em trabalho, festa e fé – em vida e representação desta vida”, finaliza.


Duração: 22 min.

Mais informações site: www.olariacultural.com.br ou pelo email contato@olariacultural.com.br
Mais informações e entrevistas:
RB Escritório de Comunicação
Rodrigo Browne: 9145-7027


Classificação Indicativa: Livre
Horário: 15h
Local: Cinemateca

Ingresso: gratuito


Nenhum comentário: