quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

PROGRAMAÇÃO CINEMATECA





18 a 20 de dezembro de 2014

* A Cinemateca estará fechada no período de 21 de dezembro a 6 de janeiro para manutenção técnica dos equipamentos


Data: 18 de dezembro de 2014

Nome da atração: Lançamento do filme A DÍVIDA

Descrição: O curta-metragem conta a história de Zé Virgulino(Caio Rocha), um jovem que se cansa das injustiças sociais na colônia onde vive e traça um plano: viajar a pé para a cidade grande, encontrar um emprego numa construção, trabalhar por dois anos e voltar para abrir seu próprio negócio. Zé Virgulino vai para estrada sem saber que as dívidas é que guiam o seu destino.
Duração: 15 min.
A sessão será seguida de bate-papo.

Direção: Ivan Rasera - Roteiro de Michel Urânia
Classificação Indicativa: Livre
Horário: 19h
Local: Cinemateca
Ingresso: gratuito


Data: 19 e 20 de dezembro de 2014

Nome da atração: CICLO DO RECIFE

Descrição: Dentro dos ciclos regionais surgidos nos anos 20, o Ciclo do Recife é representado por uma série de produções cinematográficas realizadas entre 1923 a 1931. Infelizmente, grande parte destas obras se perdeu. Dois filmes foram conservados na íntegra e digitalizados pela FUNARTE para contribuir com registro da história do cinema: A Filha do Advogado e Aitaré da Praia.

Dia 19/12

Com uma hora de duração, Aitaré da Praia é um filme mudo, filmado em 1926, com imagens feitas nas praias de Candeias. No elenco estão Ari Severo , Almeri Steves, Rilda Fernandes e Jota Soares. O protagonista é um pescador, chamado Aitaré, que salva um rico coronel e sua filha de uma tempestade no mar. Eles ficam retidos numa aldeia até encontrarem um meio de retornar ao Recife, onde o herói se desentende com sua esposa por causa do sumiço. 
60 minutos

Dia 20/12

 A Filha do Advogado foi produzido em 1926, filmado em preto-e-branco e sem som. Estrelado por Jota Soares, Pedro Salgado e Guiomar Teixeira, entre outros. O longa-metragem de 92 minutos acompanha o desdobramento de uma intriga familiar que envolve crime e traição familiar. A personagem do título é a filha bastarda de um importante advogado, que é presa e levada ao tribunal depois de matar o seu próprio irmão, que tentava seduzi-la desconhecendo seu parentesco. O único que a ajuda no tribunal é um homem desconhecido.
92 minutos

Classificação Indicativa: Livre
Horário: 19h
Local: Cinemateca
Ingresso: gratuito


Nenhum comentário: