segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Garibaldis e Sacis abre o Carnaval 2015 para 10 mil pessoas na Marechal



Com a presença de cerca de 10 mil pessoas na Marechal Deodoro, o bloco Garibaldis e Sacis deu neste domingo (25) o pontapé inicial do Carnaval 2015 em Curitiba. Nem a chuva que caiu no início e no final do desfile desanimou o cativo público do tradicional pré-carnaval que o grupo promove há 16 anos e que desde o ano passado é realizado pela Prefeitura Municipal de Curitiba e Fundação Cultural de Curitiba.

Este ano, o Garibaldis e Sacis homenageia os irmãos e ex-integrantes da bateria do bloco que faleceram ano passado, Israel Machado e Gilberto Machado Fomo. Além disso, a camiseta oficial do Garibaldis e Sacis – que é vendida no local – homenageia o humorista mexicano que interpretava os personagens Chaves e Chapolin, Roberto Balaños.

“A Marechal já voltou a ser o grande palco do Carnaval de Curitiba. Estamos mantendo o mesmo nível de segurança e conforto das últimas edições. A programação diversificada possibilita que todos os curitibanos sejam contemplados, democraticamente, com opções no Carnaval”, avalia o presidente da FCC, Marcos Cordiolli. Para ele, parcerias com produtores e atrações já consagradas no Carnaval da cidade, como o Garibaldis e Sacis, são fundamentais para a transformação e revalorização da festividade nos últimos anos.

O carnavalesco Itaercio Rocha declarou que este ano o Garibaldis e Sacis ficou satisfeito com a diversidade promovida. “Queremos que Curitiba esteja viva e que a festa contemple todas as tribos. Aprovamos o espaço para a diversidade, inclusive ficamos satisfeitos com os novos blocos que vão se formando”, afirma.

Tranquilidade – Não houve registros de ocorrências graves na avenida. A tranquilidade para que famílias inteiras possam aproveitar a festa em um lugar mais amplo e seguro é justamente o principal ponto positivo que os foliões apontam ao avaliar o pré-Carnaval na Marechal.

O paulista Caliston Soares é um deles. Já há alguns anos em Curitiba e fã do pré-Carnaval do Garibaldis e Sacis desde os tempos do Largo da Ordem, disse que a festa na Marechal é mais organizada e segura. “Só o fato de ter o bloqueio e revista na entrada já ajuda a deixar todos mais tranquilos”, opina. A mãe dele, Cristina Barbosa, também garantiu que estava aproveitando a festa com bastante tranquilidade.

Já antecipando a Zombie Walk, a curitibana Dani Odpes também aprovou a festa. Ela veio de férias da Irlanda, onde mora, e não deixou de comparecer na Marechal devidamente paramentada, junto com os amigos Bruno Luis e Agnes Vilseki.

Outro grupo que já está antecipando um dos eventos do Carnaval curitibano é o dos amigos do Diego Henrique Rodrigues. Ele, Helder Ricardo, Eros Chaves, Fernando Ungarete e Alexandre Marques fizeram questão de aparecer na foto para mostrar que estavam curtindo o primeiro domingo do pré-Carnaval. E ficaram ainda mais animados ao saberem que no próximo domingo (1º de fevereiro) o trio elétrico dará lugar à música eletrônica. “Vai ser ainda melhor!”, declarou Diego.

Valderez Guedes também levou um grupo de amigos para a avenida. E Clodoaldo Turbay Braga, Clodoaldo Filho e Ana Turbay estavam retribuindo o convite com bastante animação. “Está tudo muito divertido!”, afirmou Valderez.

Estrutura – A Marechal Deodoro, que voltou a receber o desfile das escolas de samba e o pré-carnaval no ano passado, tem novamente toda a estrutura para atender a população. Aos domingos, a via fica cercada entre os cruzamentos com a Rua Barão do Rio Branco e Avenida Marechal Floriano e tem entradas e saídas pelas ruas Barão do Rio Branco, Marechal Floriano e pela Rua Monsenhor Celso. O percurso dos blocos também começa na Barão do Rio Branco e termina na Marechal Floriano.

A Guarda Municipal, Polícia Militar e seguranças particulares acompanham todo o evento. Banheiros químicos são instalados em toda a extensão da “arena”. Há espaço adequado para que portadores de necessidades especiais também aproveitem a festa. Não é permitida a entrada com garrafas de vidro.

O trânsito de veículos na Marechal Deodoro é bloqueado a partir das 14h e liberado após as 20h. O acesso ao local também pode ser feito por ônibus, que continuam atendendo a região normalmente, apenas com alguns ajustes de rota.

O Carnaval de Curitiba 2015 é uma realização da Fundação Cultural de Curitiba (FCC) e do Instituto Curitiba de Arte e Cultura (ICAC). Tem patrocínio da Fusion e apoio cultural da RPCTV, Club Vibe, AIMEC, Paleteria Mexicana, Rádio Banda B e Jornal Batucada.

Confira outros eventos do pré-Carnaval de Curitiba:

Dia 1º de fevereiro – Carnavibe (trio elétrico de música eletrônica)
Dia 7 de fevereiro – Garibaldis e Sacis no Sítio Cercado
Dia 8 de fevereiro – Garibaldis e Sacis + Orquestra Contemporânea de Olinda na Marechal Deodoro

Eventos gratuitos. Início sempre às 15h.

Nenhum comentário: