segunda-feira, 2 de março de 2015

Casa de Rui Barbosa | Agenda 01-15.03 2015

  Novos olhares sobre as
políticas culturais
09.03 segunda, 14h30 Apresentação do trabalho "A produção teatral carioca: história, exemplos e experiências. Mestrado em bens culturais e projetos sociais", por Ana Luisa Soares Silva. Com a moderação de Claudio Pinheiro (South Exchange Programme for Research on the History of Development, Holanda) e Frederico Reder (Rede Theatros NET). Sala de cursos. Entrada franca.
  
 INFANTOJUVENIL
01.03 domingo, 14h30 Um domingo na Casa de Rui Barbosa Esta edição tem como tema “Circo". A programação infantil inclui contação de história e oficinas de arte. Para os jovens e adultos, visita dramatizada ao Museu Casa de Rui Barbosa. Museu e Jardim. Entrada franca.
  
 EXPOSIÇÃO
até 29.03
"É carnaval na Casa Rui" A Casa de Rui Barbosa recebe uma exposição com registros da festividade. São expostos na sala de visitas de Rui Barbosa itens como convites para bailes carnavalescos, fotos da folia, exemplares da revista O Malho (1935), manuscritos, letras de samba-enredo e croquis de carros alegóricos e fantasias. Estão nas vitrines 26 documentos, desde 1887 até 1999, ano em que Rui Barbosa foi homenageado pela escola de samba GRES São Clemente. Museu.
  
 IDEIAS
04.03 quarta, 18h Lançamento de A casa senhorial em Lisboa e no Rio de Janeiro: anatomia dos interiores
Evento composto de mesa-redonda com o objetivo de apresentar o projeto, o livro e o site. Participação de Ana Pessoa (FCRB), Ana Lúcia Vieira dos Santos (FCRB,UFF) e Marize Malta (UFRJ). Sala de Cursos. Entrada franca.
  
05.03 quinta, 18h Depois de junho: movimentos, impasses e
novas instituições

A série de colóquios promovida pela FCRB e pela Universidade Nômade está de volta em 2015. Sala de cursos. Entrada franca.
  
10.03 terça, 17h Estudos de direito e política
Palestra "Caminhos da reforma política no Brasil", por Júlio Aurélio Vianna Lopes (FCRB). Sala de cursos. Entrada franca.
  
11.03 quarta, 14h30 Memória & informação
Palestra “Restauração do Jardim do Valongo”, ministrada pelo arquiteto restaurador Wallace Caldas. Sala de cursos. Entrada franca.
  
até 19.03 quintas e
sábados, 15h
Programação de verão no Museu
Atividade especial composta por visitas temáticas conduzidas pela equipe de turismólogos bolsistas do Museu. Museu e Jardim.
  
 CHAMADA DE TRABALHOS
até 09.03
VII Encontro de arquivos científicos
A Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB) e o Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast/MCTI) promovem,
de 24 a 26 de junho, o VII Encontro de arquivos científicos.
O encontro tem como tema central "Gestão de documentos
e acesso à informação: desafios e diretrizes para as instituições de ensino e pesquisa". Legislação e acesso
aos arquivos de ciência e tecnologia e Atividade de pesquisa e a gestão de documentos. Os interessados em participar podem se inscrever de 2 de março a 15 de maio.
Serão aceitos trabalhos submetidos no máximo até o dia 9 de março. Participantes com o mínimo de 75% de presença receberão certificados. Auditório. Entrada franca.
  
até 17.04
A casa senhorial em Lisboa e no Rio de Janeiro: anatomia de interiores
Estão abertas as inscrições de proposta de comunicação para o II Colóquio 
"A casa senhorial em Lisboa e no Rio de Janeiro: anatomia de interiores". O prazo para envio termina no dia 17 de abril. O evento será realizado de 11 a 13 de agosto de 2015, na Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB). Na ocasião, serão comemorados os 85 anos do Museu Casa de Rui Barbosa.
  
  

Nenhum comentário: