quinta-feira, 19 de março de 2015

Casa de Rui Barbosa | Agenda 16-31.03 2015

Programação de verão no Museu


19.03
quinta, 15h
Visita temática “Saúde, higiene e toalete: um paralelo entre Rui, sua casa e o Rio de Janeiro”. Com ênfase nos objetos de uso pessoal de Rui Barbosa, o passeio tem como finalidade a compreensão das transformações marcantes dos hábitos nos séculos XIX e XX. Museu.
   
  EXPOSIÇÃO
até 29.03

É carnaval na Casa Rui
A Casa de Rui Barbosa recebe uma exposição com registros da festividade. Estão expostos na sala de visitas de Rui Barbosa itens como convites para bailes carnavalescos, fotos da folia, exemplares da revista "O Malho" (1935), manuscritos, letras de samba-enredo e croquis de carros alegóricos e fantasias. Nas vitrines 26 documentos, desde 1887 até 1999, ano em que Rui Barbosa foi homenageado pela escola de samba GRES São Clemente. Museu.
   
  IDEIAS
25.03
quarta, 14h30
Memória & informação
Palestra “Documentação e o registro do patrimônio histórico e a aplicação fotogrametria arquitetural Digital 3D”, ministrada pelo arquiteto, restaurador e fotógrafo Adolfo B. Ibañez. A conferência será complementada com debate com a arquiteta-conservadora Catherine Gallois (coordenação técnica/IPHAN). Sala de cursos. Entrada franca.
   
26.03
quinta, 15h
Estudos do direito e política
Palestra "A ONU pós-2015: desafios na área de paz e segurança", por Valéria de Campos Mello (chefe da equipe na Divisão África do Departamento para Assuntos Políticos das Nações Unidas). Sala de cursos. Entrada Franca.
   
  MÚSICA
20.03
sexta, 12h30 Apresentação da Orquestra Barroca do Amazonas (OBA)
Orquestra especializada no repertório lírico luso-brasileiro do período colonial. O grupo retoma a turnê do projeto “Ópera no Brasil Colonial”, que traz repertório inédito de músicas brasileiras do século XVIII, composto por árias, duos, trios e quartetos, com acompanhamento orquestral, extraídos das óperas Capitão Belizário, A Mulher Amoroza, As Variedades de Proteu, Precipício de Faetonte, Dido Desamparada, Guerras do Alecrim e Mangerona e Demetrio. Auditório. Entrada franca.
   
26.03
quinta, 12h30 Música no museu
Recital da pianista Fernanda Cruz. A musicista levará ao palco da FCRB obras de Fanny Mendelssohn, Clara Schumann, Dinah Menezes, Cecília Guimarães, Virginia Fiuza, Diva Lyra e Chiquinha Gonzaga. Auditório. Entrada franca.
   
  INSCRIÇÕES ABERTAS
02.03 a 15.05

VII Encontro de arquivos científicos
O evento será de 24 a 26 de junho e terá como tema central "Gestão de documentos e acesso à informação: desafios e diretrizes para as instituições de ensino e pesquisa". Serão também abordados os seguintes temas: "Legislação e acesso aos arquivos de ciência e tecnologia" e "Atividade de pesquisa e a gestão de documentos". Uma promoção da Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB) e do Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast/MCTI). Serão concedidos certificados para os participantes com, no mínimo, 75% de presença. Auditório. Entrada franca.
   
  CHAMADA DE TRABALHOS
até 17.04

A casa senhorial em Lisboa e no Rio de Janeiro: anatomia de interiores
Estão abertas as inscrições de proposta de comunicação para o "II Colóquio A casa senhorial em Lisboa e no Rio de Janeiro: anatomia de interiores". O prazo para envio termina no dia 17 de abril. O evento será realizado de 11 a 13 de agosto de 2015, na Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB). Na ocasião, serão comemorados os 85 anos do Museu Casa de Rui Barbosa.

Nenhum comentário: