terça-feira, 31 de março de 2015

CONTO DE GUIMARÃES ROSA INSPIRA ESPETÁCULO NA CAIXA CULTURAL CURITIBA



Maria Miss adapta texto em que autor mineiro lança olhar sobre o feminino

A CAIXA Cultural Curitiba apresenta o espetáculo teatral Maria Miss - adaptação do conto Esses Lopes, de Guimarães Rosa. A montagem paulistana dá versão ao texto em que o autor mineiro lança pela primeira vez em sua obra um olhar central sobre o papel da mulher em uma sociedade machista. A peça chega a Curitiba após temporada de sucesso em São Paulo e no Rio de Janeiro, e fica em cartaz de 9 a 12 de abril.

A história, publicada no final dos anos 60, conta a vida de uma sertaneja sensível e sonhadora que, ainda menina, teve a virgindade negociada pelos pais. A partir daí ela luta para redesenhar seu destino e se livrar dessa situação cuja crueldade é alimento para o machismo. A montagem teve duas indicações ao Prêmio Shell de Teatro em 2012, nas categorias Melhor Autor e Melhor Atriz.

"Para desvendar o universo de Guimarães Rosa é preciso deixar-se levar para além da realidade geográfica, social, política e mergulhar no campo psicológico e metafísico construído por ele", diz a diretora mineira Yara de Novaes. "Em Guimarães, o sertão não se limita ao espaço geográfico. Ele recria a linguagem regional, constrói palavras novas, recupera o significado de outras e, muitas vezes, empresta termos de outras línguas. Reinventa, brinca, abre-se, se expõe e se impõe, trazendo novas possibilidades ao que era tido como estabelecido", acrescenta a atriz Tania Castello, idealizadora do projeto.

A adaptação ficou a cargo do premiado dramaturgo cearense radicado em São Paulo Evill Rebouças. Yara de Novaes assina a direção do espetáculo. No palco, Tania Castello contracena com os atores Gustavo Duque e Plinio Soares.

Guimarães Rosa
Mineiro nascido em 1908, Guimarães Rosa foi um aluno destacado. Poliglota, formou-se em medicina, profissão que exerceu até a década de 1930, quando prestou concurso para o Ministério do Exterior e iniciou sua carreira em embaixadas pelo mundo.

Foi representante brasileiro em vários concursos literários internacionais. Eleito por unanimidade pela Academia Brasileira de Letras em 1963, só assumiu a cadeira em 67. Ele acreditava que algo de mal lhe aconteceria, tanto que no discurso de posse disse: “... a gente morre é para provar que viveu”. Morreu subitamente três dias depois, sozinho em casa.



Serviço:
Teatro: Maria Miss
Local: CAIXA Cultural Curitiba – Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Curitiba (PR)
Data: De 9 a 12 de abril de 2015 (quinta a domingo)
Hora: quinta-feira a sábado, às 20h; e domingo às 19h
Ingressos: vendas a partir de 4 de abril (sábado), às 12h. R$ 10 e R$ 5 (meia: conforme legislação e correntistas que pagarem com cartão de débito CAIXA). A compra pode ser feita com o cartão vale-cultura
Bilheteria: (41) 2118-5111 (de terça a sábado, das 12h às 20h, e domingo, das 16h às 19h)
Classificação etária: Não recomendado para menores de 14 anos
Lotação máxima: 125 lugares (2 para cadeirantes)

Nenhum comentário: