sexta-feira, 27 de março de 2015

Corredor Cultural movimentará região central de Curitiba



            Instituições públicas e privadas sediadas na região central de Curitiba assinam na próxima segunda-feira (30) um protocolo de intenções para implementação do programa Corredor Cultural. O programa nasce com o objetivo de promover e apoiar ações culturais com foco na área de abrangência entre a Reitoria da Universidade Federal do Paraná e a Associação Comercial da Paraná, visando fortalecer a diversidade cultural e a economia daquela região do centro de Curitiba.
            O protocolo de intenções do Corredor Cultural será firmado pelos representantes da Universidade Federal do Paraná, Teatro Guaíra, Fundação Cultural de Curitiba, Círculo de Estudos Bandeirantes da PUC-PR, Associação Comercial do Paraná, Federação do Comércio do Paraná – Fecomércio, Caixa Cultural de Curitiba e Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Paraná. O programa está aberto à adesão de novos parceiros. A cerimônia acontece às 18h, na sede do Círculo de Estudos Bandeirantes, junto com a inauguração de uma exposição sobre a obra do arquiteto Rubens Meister.
            Com a assinatura do documento, o objetivo é oficializar o envolvimento das instituições públicas e privadas no fortalecimento da diversidade cultural, da cidadania e da economia na cidade. A iniciativa de desenvolver ações articuladas aos poucos foi agregando parceiros com o propósito de buscar maior socialização, educação e difusão da arte.
            O Corredor Cultural é um espaço simbólico na região central da cidade que integrará as ações culturais e promoverá o intercâmbio dessas instituições. Com isso, o espaço para exposições, ensaios, apresentações, oficinas, entre outras produções culturais, será multiplicado. O programa contribuirá para o turismo cultural, o desenvolvimento econômico e a melhoria das condições sociais da região.
            O Corredor Cultural já tem programação para o primeiro semestre deste ano, promovida pelas instituições participantes do programa. Um dos grandes eventos previstos é a celebração do Dia Mundial da Música – Festa da Música, em 22 de junho, com shows ao ar livre, na Praça Santos Andrade e no calçadão da Rua XV de Novembro. Na programação também estão os concertos da Orquestra Sinfônica do Paraná, da Camerata Antiqua de Curitiba, do Coro e da Orquestra Filarmônica da UFPR, espetáculos de teatro, ópera e dança dos grupos da UFPR e do Teatro Guaíra, além de projetos de outras instituições que já sinalizaram a intenção de aderir ao programa, como a Associação dos Artistas Plásticos do Paraná.
            Paralelamente às atividades culturais, a Associação Comercial desenvolverá ações junto aos comerciantes e empresários para que reconheçam na iniciativa uma forma de revitalização da região e valorização do comércio local. Com isso, a ACP pretende despertar o interesse do empresariado em apoiar projetos culturais, seja por patrocínios diretos ou por meio de leis de renúncia fiscal.
            A primeira ação nesse sentido será a realização de um Café da Manhã com os comerciantes, seguido de palestras de especialistas nas leis municipal, estadual e federal de incentivo à cultura para que visualizem as possibilidades de utilização desses mecanismos de apoio cultural. Os empresários também poderão fazer uma visita ao Teatro Guaíra, para conhecer a estrutura e os bastidores de uma produção artística, e entender a aplicação dos investimentos nessa área.

            Serviço:
            Assinatura do Protocolo de Intenções do programa Corredor Cultural
            Local: Círculo de Estudos Bandeirantes (R. XV de Novembro, 1050)
            Data e horário: 30 de março de 2015 (segunda-feira), às 18h
            Instituições fundadoras: Universidade Federal do Paraná, Fundação Cultural de Curitiba, Teatro Guaíra, Círculo de Estudos Bandeirantes – PUCPR, Associação Comercial do Paraná, Fecomércio – Federação do Comércio do Paraná, Caixa Cultural de Curitiba e OAB Paraná.

Nenhum comentário: