quinta-feira, 26 de março de 2015

Trabalhos acadêmicos serão discutidos na Fundação Ema Klabin

Encontros apresentam reflexões de trabalhos  de  conclusão de cursos de graduação, mestrado e doutorado  ligados ao contexto museológico 



A arte africana presente na coleção da Fundação é o tema do primeiro encontro


Além de ser um polo cultural, com shows musicais, exposições, cursos e  palestras, a  Fundação Ema Klabin abre agora suas portas para as universidades. Pelo Programa Plataforma de Pesquisa, pesquisadores poderão discutir suas  teses  voltadas ao  universo museológico da Fundação. 
A primeira convidada é a historiadora de arte Luciara Ribeiro que apresentará a monografia: “Reflexões e considerações a respeito da formação e perfil da Coleção Africana da Fundação Cultural Ema Gordon Klabin”. A tese foi defendida na conclusão do curso de História da Arte pela Unifesp.
A pesquisa transita entre a antropologia e a história da arte. Numa primeira parte busca contextualizar Ema Klabin no colecionismo privado em São Paulo. Na segunda parte apresenta a relação entre Modernismo nas artes e pensamento primitivista evidente nas compras de Ema Klabin.  O evento terá a participação especial da historiadora social Juliana Ribeiro da Silva Bevilacqua.

Sobre as pesquisadoras:
Luciara Ribeiro é graduada em História da Arte pela Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP. Realizou intercambio acadêmico na Universidade de Salamanca, onde também foi curadora da exposição Atmosfera Impressa – grabados de Julia Salgueiro, no Centro de Estudios Brasileños. Foi bolsista FAPESP no projeto de digitalização, organização, disponibilização na base de dados de material áudio-visual e de pesquisa em Moçambique. Trabalha como arte-educadora.

Juliana Ribeiro da Silva Bevilacqua é historiadora e mestre em História Social pela Universidade de São Paulo.  É pesquisadora de Arte africana e História da África, membro da A CASA -  Arts Council of the African Studies Association, e atualmente é doutoranda em História Social também pela Universidade de São Paulo. Em 2011 publicou o livro Homens de Ferro. Os ferreiros na África central no século XIX (Alameda / FAPESP)

Serviço:
Plataforma de Pesquisa:  Arte das Áfricas na coleção da Fundação Ema Klabin
Palestrante: Luciara Ribeiro
Data: 28 março
Horário: 10h às 12 h 
Vagas: 30 vagas
Entrada franca
Inscrições pelo e-mail:  cursos@emaklabin.org.br, ou pelos telefones 11 3062-5245 ou  3897-3232
Fundação Ema Klabin: Rua Portugal, 43, Jardim Europa, São Paulo http://emaklabin.org.br/

Nenhum comentário: