quarta-feira, 15 de abril de 2015

A NAVE DOS INSENSATOS ESTREIA EM CURITIBA


Sátira política, o espetáculo instiga o espectador a refletir sobre temas da sociedade contemporânea

Partindo da metáfora da barca, herança medieval tão cara ao pensamento humanista e à arte renascentista presente até hoje na cultura ocidental, A Nave dos Insensatos encontra na realidade social a matéria-prima para refletir sobre os comportamentos, ideias e contradições do ser político contemporâneo, em especial, do brasileiro. A peça estreia nesta sexta-feira (24), no Espaço Excêntrico Mauro Zanatta.

Considerado uma sátira política, o espetáculo pretende provocar o espectador e despertar o cidadão através do lúdico, sem incorrer no discurso meramente panfletário ou partidário. Originalmente escrita por Mustafá Ali Kanso, A Nave dos Insensatos bebe na mesma fonte de inspiração d’O Navio dos Loucos, pintura do artista flamengo Hieronymus Bosch (1450-1516), e d’O Elogio da Loucura, de seu conterrâneo e contemporâneo Erasmo de Roterdam (1466-1536).

A Companhia autoPeças criaCorvos juntou-se ao diretor Mauro Zanatta numa livre adaptação do texto original e construiu um espetáculo de risco, onde a interação com a plateia explora as possibilidades e limites do tradicional jogo de improviso. Na medida em que o espectador é convidado a participar, abre-se espaço para o incerto e o inesperado.

SINOPSE
“Lenda de Sal” é o nome da Nave dos Insensatos, o navio onde os espectadores embarcam e do qual serão marujos comandados pelo Capitão Sebastião Corvino. Capitão-Mor do Lenda de Sal, Corvino recepciona os espectadores e os orienta a seguirem a cartilha de navegação, sem a qual, ao longo da peça, o barco não avança.

Logo no início da viagem, o resgate de um náufrago – o misterioso Antuérpio de Outam – abala o rumo aparentemente tranquilo da embarcação e dá início a um intenso jogo entre personagens, atores e plateia, envolvendo o destino do navio e o papel de cada um no mesmo.


FICHA TÉCNICA

Direção: Mauro Zanatta
Elenco: Danilo Correia e Jully Mar
Iluminação: Rodrigo Ziolkowski
Sonoplastia: Célio Savi
Cenógrafo: Aorelio Domingues
Figurino e Adereços: Mariana Zanette
Produção: Juliana Pedrozo
Design Gráfico: Rodrigo Marcondes
Realização: Companhia autoPeças criaCorvos


SERVIÇO:
A Nave dos Insensatos
Dias 24.04 (sexta-feira) e 25.04 (sábado), às 20h e 26.04, às 19h
Espaço Excêntrico Mauro Zanatta
Rua Lamenha Lins, 1429, Rebouças - Curitiba
Telefone: (41) 3332-4361 / (41) 3114-1224
Ingressos: R$ 60,00 (inteira) e R$ 30,00 (meia)
Duração: 70 minutos
Classificação etária: 14 anos

Nenhum comentário: