quinta-feira, 30 de abril de 2015

CAIXA CULTURAL CURITIBA PROMOVE OFICINA GRATUITA DE CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS



Ateliê de Histórias terá quatro encontros, de 05 a 08 de maio. Inscrições encerram nesta quarta, 29 de abril

A CAIXA Cultural Curitiba realiza, de 05 a 08 de maio, a oficina Ateliê de Histórias, ministrada pelo grupo carioca Os Tapetes Contadores de História. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas até esta quarta-feira, 29 de abril pelo e-mail caixacultural08.pr@caixa.gov.br.

A oficina faz parte do projeto Viagem Pelo Mundo Através das Histórias, que conta com uma exposição interativa na galeria da CAIXA Cultural Curitiba, em cartaz até o dia 31 de maio. Intercalando teoria e prática, a proposta dos quatro encontros é se debruçar no tema da arte de contar histórias e seus desdobramentos. Uma segunda edição do mesmo workshop será realizada de 19 a 22 de maio, com inscrições a partir do dia 09 de maio.

Os 25 participantes, conduzidos pelo diretor Warley Goulart, passarão por dinâmicas em torno das práticas narrativas, do diálogo entre narração e animação de formas, além da criação de suportes plásticos como tapetes e, painéis. Com duração de 12 horas divididas em quatro encontros, a oficina é direcionada a profissionais de arte, literatura, educação e leitura, bem como todos os interessados em conhecer e se aprofundar nos princípios e nas possibilidades criativas da arte de contar histórias.

Warley Goulart é diretor teatral e ator formado pela UniRio com Especialização em Literatura pela UFF. Em 2011, foi indicado ao Prêmio Shell pela Direção Musical do espetáculo Não me diga Adeus. No mesmo ano, dirigiu o ator Gilberto Gawronski no monólogo Ato de Comunhão, montagem considerada uma das 10 melhores peças do Rio de Janeiro (Jornal O Globo, VejaRio) e, em 2012, em São Paulo (VejaSP, Revista Bravo e O Estado de S. Paulo).

Há 16 anos é contador de histórias, diretor artístico e artista plástico do grupo carioca Os Tapetes Contadores de Histórias, com o qual já se apresentou, ministrou oficinas e participou de festivais de teatro e de contadores de histórias no Brasil e exterior.

O projeto Viagem Pelo Mundo Através das Histórias realizará ainda mais três ações no decorrer do mês de maio. Do dia 19 ao dia 22, a CAIXA Cultural Curitiba receberá mais uma edição da oficina Ateliê de Histórias. No dia 27, será realizada uma roda de conversa e, dois dias depois, uma roda de histórias com participação do público.


Serviço:
Oficina Ateliê de Histórias
Local: CAIXA Cultural Curitiba – Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Curitiba (PR)
Data: 5 a 08 de maio de 2015
Horário: de terça a sexta-feira, das 17h às 20h
Inscrições gratuitas: até 29 de abril pelo e-mail caixacultural08.pr@caixa.gov.br
Vagas: 25
Classificação etária: não recomendado para menores de 14 anos

Nenhum comentário: