terça-feira, 7 de abril de 2015

Dia Internacional da Saúde: campanha pela alimentação segura


No dia 07 de Abril será celebrado o Dia Internacional da Saúde, promovido pela Organização Mundial da Saúde (OMS), mobilizando diversas organizações em todo o mundo. Nesse ano o dia terá como lema: “Do campo ao prato, obtendo alimentos seguros”, com o objetivo de chamar atenção para as doenças que podem ser causadas por alimentos contaminados por microorganismos, químicos tóxicos, dentre outros, problema especialmente sério na América Latina, mas ainda mais grave na África e no Sudeste Asiático.
Dados da campanha mostram que em 2010, no mundo, foram estimados 582 milhões de casos de 22 tipos diferentes de doenças ligadas à alimentação, e 351 mil mortes associadas, a maioria destas causadas pela bactéria Salmonella. Os dados mostram que mais de 40% das pessoas que sofrem dessas doenças são crianças de menos de 5 anos de idade. Os dados da campanha mostram ainda que os riscos de doenças causadas pela alimentação aumentam em uma economia globalizada e que a segurança alimentar é uma questão ampla e de responsabilidade compartilhada entre diversos setores.
No âmbito da questão alimentícia, é interessante lembrar também que recentemente a OMS declarou o Glifosato - herbicida comumente utilizado no controle de pragas no cultivo de soja transgênica - como “potencialmente cancerígeno”. No entanto no Congresso Nacional, no Brasil, há tentativas de diminuir a informação disponível ao público quanto ao uso e consumo de transgênicos, como com o Projeto de Lei 4148/2008.

* As opiniões aqui expressas são de inteira responsabilidade da sua autora, não representando a visão da FPA ou de seus dirigentes.


FUNDAÇÃO PERSEU ABRAMO
Rua Francisco Cruz, 234 - Vila Mariana - CEP 04117-091 - São Paulo - SP - Brasil
Fone: (11) 5571-4299 - Fax (11) 5573-3338

Nenhum comentário: