quarta-feira, 15 de abril de 2015

ESPETÁCULO PREMIADO ABORDA DILEMAS DA EDUCAÇÃO NA CAIXA CULTURAL CURITIBA



Conselho de Classe se passa durante uma
 reunião de professores de uma escola pública carioca


A CAIXA Cultural Curitiba apresenta, de 23 a 26 de abril, o espetáculo Conselho de Classe. Após faturar diversos prêmios no Brasil e emplacar quatro temporadas de sucesso no Rio de Janeiro e São Paulo, a montagem carioca chega a Curitiba para quatro apresentações.

Com uma abordagem realista do ambiente escolar, a trama gira em torno de uma escola pública do centro do Rio de Janeiro e busca problematizar as questões macro e micropolíticas da educação. O espetáculo foi contemplado com um Prêmio Shell (cenário), quatro Prêmios Cesgranrio de Teatro (espetáculo, texto, direção e cenário) e três Prêmios APTR – Associação dos Produtores de Teatro do Rio de Janeiro (texto, direção e ator).

Em cena, uma reunião de professores é desestabilizada pela chegada de um novo diretor. Esse encontro faz eclodir dilemas éticos e pessoais em meio a decisões que se confundem nas relações de poder da instituição escolar. Os personagens vividos pelos atores Cesar Augusto, Leonardo Netto, Marcelo Olinto, Paulo Verlings, João Rodrigo Ostrower e Thierry Trémouroux geram um diálogo sobre a educação no Brasil e os atuais acontecimentos no mundo.

A montagem usa o humor ácido em seu texto para debater sobre o desejo dos profissionais de educação em trabalhar em uma escola pública, além dos problemas de remuneração e condições de trabalho. Essas contradições se apresentam em um diálogo que reflete a respeito da construção de uma sociedade cujo futuro passa, em boa parte, pelas mãos dos professores.

Além das apresentações, o grupo traz também a Curitiba uma oficina com o intuito de explorar as ferramentas corporais e verbais na elaboração de uma gramática cênica autoral. Serão dois encontros, nos dias 24 e 25 de abril, das 15h às 18h, com inscrições gratuitas.

Cia Dos Atores 
A Cia dos Atores é formada por Bel Garcia, César Augusto, Gustavo Gasparani, Marcelo Olinto, Marcelo Valle e Susana Ribeiro. Completando 25 anos de produções, investe em uma das suas principais características: o encontro com outros artistas e companhias de teatro, criando espetáculos a partir dessas novas articulações.

O processo colaborativo, a provocação estética e o diálogo com o presente são marcas da Cia dos Atores que vão além do espetáculo, buscando traçar novas possibilidades para o estar junto no teatro e no mundo.



Serviço:
Teatro: Conselho de Classe
Local: CAIXA Cultural Curitiba – Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Curitiba (PR)
Data: De 23 a 26 de abril de 2015 (quinta a domingo)
Hora: quinta-feira a sábado, às 20h; e domingo às 19h
Ingressos: vendas a partir de 18 de abril (sábado), às 12h. R$ 10 e R$ 5 (meia: conforme legislação e correntistas que pagarem com cartão de débito CAIXA). A compra pode ser feita com o cartão vale-cultura
Bilheteria: (41) 2118-5111 (de terça a sábado, das 12h às 20h, e domingo, das 16h às 19h)
Classificação etária: Não recomendado para menores de 12 anos
Lotação máxima: 125 lugares (2 para cadeirantes)

Oficina: Oficina Cia dos Atores
Local: CAIXA Cultural Curitiba – Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Curitiba (PR)
Data: dias 24 e 25 de abril de 2015
Hora: sexta e sábado, das 15h às 18h
Inscrições: gratuitas entre os dias 11 a 15 de abril pelo e-mail caixacultural08.pr@caixa.gov.br
Vagas: limitadas para atores profissionais e estudantes de teatro

Nenhum comentário: