segunda-feira, 6 de abril de 2015

EXPOSIÇÃO INTERATIVA TEM NARRAÇÃO DE HISTÓRIA, PALESTRAS E OFICINAS NA CAIXA CULTURAL CURITIBA



Viagem pelo mundo através de histórias, inédito em Curitiba, tem ações voltadas ao público infanto-juvenil

A CAIXA Cultural Curitiba apresenta, de 11 de abril a 31 de maio, Viagem pelo mundo através das histórias, uma exposição interativa que convida o público a percorrer os cinco continentes, conhecendo culturas e costumes através de objetos e tapetes, com narrativas e belos cenários de contos populares e autorais. A abertura da exposição acontece no dia 11 de abril (sábado), às 15h, com duas sessões de histórias: às 16h e às 17h.

Criado e idealizado pelo grupo carioca Os Tapetes Contadores de Histórias, a ambientação traz os delicados tapetes do acervo do grupo, com seus bordados e aplicações especiais. Os tecidos se transformam em cenários para que bonecos de pano se tornem personagens e possam viver nas palavras e mãos dos contadores e visitantes suas aventuras.

A exposição apresenta um recorte no repertório do grupo, com obras inéditas e outras do acervo permanente. Algumas delas foram criadas pelos seus integrantes, outras em processos colaborativos em oficinas na cidade do Rio de Janeiro, além de alguns feitos em parceria com artistas e artesãos do Peru e França.

De origens diversas, as narrativas que inspiram as criações dos tapetes e outros materiais do grupo convidam o visitante para conhecer outras culturas, bem como a nossa. Há 16 anos, o grupo capitaneado por Cadu Cinelli e Warley Goulart, vem desenvolvendo propostas artísticas multidisciplinares que alinham as artes têxteis, oralidade, teatro e animação de formas.

O projeto inclui ainda algumas ações no mês de maio: duas oficinas sobre a arte de contar histórias, um encontro reflexivo com o tema Mediação como busca de autonomia, além de uma roda de histórias com o objetivo de trocar experiências e culturas. 

Os Tapetes Contadores de Histórias
Desde 1998, Os Tapetes Contadores de Histórias se dedicam à narração de histórias e desenvolvem uma linguagem singular, proporcionando a crianças, jovens e adultos novas qualidades de experimentação estética e existencial.

Atualmente, o grupo possui um acervo de 55 objetos que correspondem a um repertório que vai desde contos populares de origens diversas a escritores como Ana Maria Machado, Carlos Drummond de Andrade, Jutta Bauer, Manoel de Barros, Marina Colasanti, Peter Bichsel e Ricardo Azevedo. Com este material, criaram espetáculos e sessões de histórias direcionadas especialmente para crianças ou exclusivamente para jovens e adultos.

Com reconhecimento de público e crítica, já se apresentaram, produziram eventos, ministraram oficinas e participaram de festivais, seminários, simpósios e encontros no Brasil, Argentina, Chile, Espanha, México, Nicarágua, Peru e Portugal. 



Serviço:
Exposição interativa: Viagem pelo mundo através das histórias
Local: CAIXA Cultural Curitiba – Rua Conselheiro Laurindo, 280- Centro – Curitiba (PR)
Abertura: 11 de abril de 2015 (sábado), às 15h
Visitação: de 11 de abril a 31 de maio de 2015 (de terça-feira a domingo)
Horário: de terça a sábado, das 10h às 20h e domingo das 10h às 19h (a galeria estará fechada em horário de apresentações)
Ingressos: Entrada franca
Informações: (41) 2118-5114
Classificação etária: Livre para todos os públicos

Nenhum comentário: