quinta-feira, 30 de abril de 2015

Fundação Cultural e UFPR lançam edital de concurso de composição



            A Fundação Cultural de Curitiba e a Universidade Federal do Paraná divulgaram o edital do III Concurso Nacional de Composição Música Hoje, que tem o objetivo de fomentar a produção de música orquestral. As obras finalistas serão executadas pela Orquestra de Câmara da Cidade de Curitiba durante a III Bienal Música Hoje, em agosto. As inscrições podem ser feitas até 15 de junho.
            Podem participar do concurso compositores brasileiros, natos ou radicados, residentes no Brasil ou no exterior, sem limitação de idade. As obras não precisam ser inéditas, mas não podem ter sido publicadas oficialmente e devem ter sido compostas há no máximo cinco anos (a partir de 29 de abril de 2010). Como serão executadas pela Orquestra de Câmara, devem ser escritas para a formação máxima de 6 primeiros violinos, 5 segundos violinos, 4 violas, 3 violoncelos, 1 contrabaixo e 1 piano ou órgão positivo ou cravo.
            Serão escolhidas três obras finalistas para serem executadas durante a Bienal de Música Hoje. O concerto será nos dias 14 e 15 de agosto, na Capela Santa Maria, sob a regência do maestro Márcio Steuernagel e com a presença da banca julgadora. O concerto será aberto ao público, que também terá direito a voto. A obra vencedora será anunciada ao final do segundo dia de concerto. Como premiação, o vencedor terá sua composição executada em concerto oficial da temporada 2016 da Orquestra de Câmara. Terá também a gravação de registro de ambos os concertos e a edição da partitura pela Editora da UFPR. 
            As informações de como participar e encaminhar as obras para o concurso estão no edital, disponível no site da Fundação Cultural de Curitiba (http://www.fundacaoculturaldecuritiba.com.br/editais/).






Nenhum comentário: