domingo, 12 de abril de 2015

HOJE - Encontro traz arte das ruas do Japão ao Bairro Novo


Cerca de 250 artistas de rua de vários estados do Brasil e de 16 países diferentes estão em Curitiba para a quarta edição do Street of Styles – Encontro Internacional de Graffiti, evento apoiado pela Fundação Cultural de Curitiba e Prefeitura Municipal de Curitiba que acontece de hoje a domingo, no Portal do Futuro do Bairro Novo e no CAIC Bairro Novo – Escola Guilherme Lacerda Braga Sobrinho.

Eles participam de palestras, workshops e intervenções nos bairros da cidade, entre outras atividades ligadas a esse universo. O evento também promove campeonato de skate, paredão de escalada, batalhas de breaking, batalha de sketch e shows musicais.
A japonesa Shiro é uma das artistas. Ela chegou nesta quinta-feira dos Estados Unidos e já foi convidada, meio de surpresa, a ministrar uma oficina. Aceitou na hora. “Me animei porque já começo a trabalhar um dia antes. Não vai ser problema porque faço muitas oficinas pelos lugares onde passo”, explica.

Apesar de estar em Curitiba há poucas horas, ela garante estar ambientada. “Parece que estou há muito tempo, porque as pessoas são muito bacanas. Não entendo nada de português mas sinto a energia e gosto muito. E tem quem fale inglês e japonês e podem traduzir para mim”, diz.
Shiro divide seu tempo entre Nova York e o Japão, onde trabalha como enfermeira em um hospital. Começou a pintar com spray em 1998. Entre 2002 e 2004 morou em Nova York para aprender mais sobre o graffiti e a cultura hip hop.
Sempre nessa época do ano Shiro costuma fazer suas viagens. Já passou por países como Alemanha, Holanda, Austrália, Nova Zelândia, China, Índia, Filipinas e Jamaica. Mas nunca tinha estado na América do Sul. “É empolgante estar aqui! Fico em Curitiba por uma semana e depois viajo para o Rio de Janeiro e São Paulo”, diz.

Mochileiro - 
O carioca AK47 também está pela primeira vez no Street of Styles. “Tenho um histórico de eventos de graffiti, frequento todos que posso no Brasil e fora. Mas logo de cara fiquei impressionado com o tamanho desse evento. Não sabia que era tão grande, abrangia tantas pessoas e fosse tão bem organizado”, diz.
O artista também destaca a participação da comunidade local. “É tudo muito familiar, a comunidade em volta também abraçou bem o evento. O Michael Devis representa bem toda essa parte”.
AK47 transformou sua arte em profissão há cerca de três anos. Ele e sua esposa, Karol Agante, viajam o mundo com o projeto Keep It Real, fazendo e registrando a arte de rua dos locais e publicando no site kirproject.com. “Somos mochileiros urbanos, viajamos por todo lugar. Já passamos pelos EUA, Europa e agora estamos fazendo uma tour pelo Brasil, em várias cidades. O que está acontecendo agora em Curitiba também vai para o site”, adianta.

Workshops –
Três oficinas gratuitas, limitadas a 30 vagas cada, acontem durante o evento. Cada uma é ministrada por um artista diferente. Os workshops acontecem no Portal do Futuro do Bairro Novo.

Música –
Além dos encontros e oficinas, o Street of Styles também terá dois palcos instalados, nos quais acontecem duas amostras da cena black music de Curitiba.
Um deles será apresentado pelo movimento I LOV E CWBEATS , no Portal do Futuro do Bairro Novo. Outro fica por conta da BOOMBOX – KEEP IT REAL, no CAIC Bairro Novo (Escola Guilherme Lacerda Braga Sobrinho).
O Street of Styles é realizado pela Capsula Graffiti e produzido por Michael Devis e Neto Vettorello, junto com uma equipe curadoria que se renova a cada ano. O encontro tem apoio da Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura Municipal de Curitiba.
STREET OF STYLES – ENCONTRO INTERNACIONAL DE GRAFFITI
Data: 10 a 12 de abril (sexta-feira a domingo)
Locais: Portal do Futuro Bairro Novo (Rua Marcolina Caetana Chaves, 150, Sítio Cercado) | CAIC Bairro Novo – Escola Guilherme Lacerda Braga Sobrinho (Rua Pastor Waldomiro Bileski, 71, Sítio Cercado)
Mais informações: streetofstyles.com

Nenhum comentário: